Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Abrasco lança Repositório Ciências Sociais e Humanas da Saúde e a Covid-19

14 de junho de 2021

 

Apesar das significativas descobertas científicas sobre coronavírus, um esforço de cientistas de todo o mundo para compreender e controlar a doença, ainda há muito para refletir. Quais serão as novas configurações sociais? Como a pandemia interfere – no presente e no futuro –  em todos os aspectos das condições de vida, saúde e doença das pessoas? A fim de reunir material para essas discussões,  a Comissão de Ciências Sociais e Humanas (CCSHS)  da Abrasco inaugura o Repositório Ciências Sociais e Humanas da Saúde e a Covid-19.

 

O objetivo é identificar as produções mais relevantes acerca da pandemia por Covid-19 desenvolvidas por docentes e discentes atuantes nos programas de pós-graduação e graduação da área de CSHS , em toda sua diversidade: artigos, capítulos, podcasts, participação em lives, manifestos artístico-culturais, projetos de extensão. A Comissão de CSHS terá o papel de reunião e curadoria do acervo, permitindo que sua consulta seja mais acessível para toda a comunidade acadêmica, estudantes e profissionais. 

 

“Queremos reunir a produção acadêmica stricto sensu, mas também outras  iniciativas,  tanto de ensino quanto de intervenção social – extensão, parcerias com coletivos e sociedade civil. Desejamos produzir um debate sobre esse estado de arte da área”, pontuou Suely Deslandes, do comitê-gestor da Comissão. A pesquisadora explicou que a análise dos materiais será pautada no alinhamento temático das reflexões sobre a experiência da pandemia em suas múltiplas facetas, e também a partir de uma perspectiva disciplinar das ciências sociais e humanas em saúde. 

 

Confira o Termo de Referência Repositório Ciências Sociais e Humanas da Saúde e a Covid-19

 

Para enviar seu trabalho, clique aqui.

 

Rui Harayama, também um dos coordenadores da Comissão, concorda que o espaço virtual é importante para exibir o protagonismo da área, principalmente no diálogo com os movimentos sociais, e na reflexão das desigualdades e das vulnerabilidades, determinantes para o agravamento da pandemia: “As questões sociais, culturais e ambientais são importantes para compreendermos a pandemia e as várias epidemias da Covid-19 no Brasil. O repositório possibilitará que a produção de diversas universidades e programas, de todas as regiões do país possam ser compartilhadas”. 

 

*Com informações da Abrasco.

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado