Instituto de Saúde

SisMASUS - Sistema de Monitoramento e Avaliação do SUS

O Sistema de Monitoramento e Avaliação do SUS a partir da Atenção Básica é um dos componentes do Programa de Expansão da Saúde da Família - PROESF III - criado no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - SES/SP.

Para sua construção, foi constituído um grupo de gestão colegiada na SES/SP formado pelas Coordenadorias de Planejamento, de Controle de Doenças, de Recursos Humanos, das Regionais de Saúde e de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, além de representantes do COSEMS, da Câmara Técnica de Atenção Básica da Bipartite e das Direções Regionais de Saúde. A coordenação está sob a responsabilidade do Instituto de Saúde, vinculado à Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde.

O objetivo principal do sistema é oferecer informações sistematizadas para o planejamento, principalmente aquelas necessárias ao processo de pactuação entre os gestores municipais e estadual a partir das necessidades da população. Com essa ferramenta, busca o fortalecimento da capacidade de gestão regional em planejar, monitorar, avaliar, apoiar tecnicamente os municípios e alocar recursos, visando à equidade que deve caracterizar o SUS.

É por meio do planejamento que se firmam compromissos para a implementação de políticas e organização do sistema, serviços e ações. São também definidas as atividades, metas e objetivos a serem atingidos em determinado período. Trata-se, portanto, de uma função estratégica que se expressa mediante os planos e programas de saúde.

Assim, o SisMASUS permitirá ao gestor avaliar o quanto está próximo ou não do desejável em termos da atenção à saúde oferecida à população (ou usuários), possibilitando identificar as correções necessárias nas ações implantadas, nos serviços e na gestão.