Sanitarista Eugênio Vilaça lança livro sobre a importância da Estratégia da Saúde da Família na Atenção Primária à Saúde
Foi lançado em abril de 2012, na ocasião da comemoração dos 30 anos do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS), o livro "O Cuidado das condições crônicas na Atenção Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde da Família", de autoria do sanitarista Eugênio Vilaça Mendes. A publicação tem como objetivo contextualizar a crise do Sistema Único de Saúde (SUS) e investigar a questão da atenção primária à saúde no SUS, bem como fomentar o debate sobre seu futuro.
A crise, segundo Vilaça, está no descompasso entre a situação social, epidemiológico e tecnológico atual e a lentidão da capacidade adaptativa do SUS. "Desse descompasso resulta uma situação de saúde do século XXI sendo respondida socialmente por um sistema de atenção forjado na metade do século XX quando predominavam as condições agudas", esclarece.
De acordo com o autor, "o ciclo vigente da atenção básica à saúde caracteriza-se pela emergência e consolidação do Programa Saúde da Família (PSF)". Por esse motivo, o livro procura evidenciar o PSF no SUS. Segundo Vilaça, o Programa se esgotou como forma de organizar a atenção primária à saúde devido a problemas estruturais que não puderam ser superados.
Vilaça também discorre sobre o papel da Estratégia da Saúde da Família (ESF) como solução para que a Atenção Primária à Saúde seja a reordenadora do SUS e coordenadora das redes de atenção à saúde. Ele dedica os três últimos capítulos do livro a elaboração de um modelo de atenção às condições crônicas operado por uma ESF.
O livro "O Cuidado das condições crônicas na Atenção Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde da Família" esta disponível para consulta na Biblioteca do Instituto de Saúde e também pode ser conferido na íntegra em PDF aqui.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica