Instituto de Saúde

Núcleo de Serviços e Sistemas de Saúde

Com suas bases formadas desde 1988, o Núcleo de Investigação em Serviços e Sistemas de Saúde (NSSS) foi institucionalizado em 2009 pelo decreto de reorganização do IS. O núcleo busca estabelecer diálogo entre os problemas reais dos serviços e sistemas de saúde e o conhecimento e tecnologias construídos no campo da Saúde Coletiva.

O NSSS tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde através de estudos e pesquisas, difusão de conhecimento, assessorias à gestão pública e formação de profissionais.

Na área de pesquisas, o NSSS atua, como grupo de pesquisa do IS certificado pela CNPq, nas linhas de investigação: 'Desenvolvimento, espaço e saúde' e 'Políticas Públicas e Sistemas de Saúde'.  Na formação, participa nos programas do IS de estágio, aprimoramento, atualização (CurSUS) e pós-graduação (Mestrado Profissional) em Saúde Coletiva.

O NSSS atua também na assessoria ao diferentes atores do SUS no âmbito da gestão federal, estadual e municipal, e na organização dos diferentes níveis de atenção à saúde, através de demandas/problemas, por meio da construção coletiva de suas respectivas intervenções/soluções.

Linhas de Investigação

1. Desenvolvimento, espaço e saúde.
2. Políticas Públicas e Sistemas de Saúde

Economista, doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP e mestre pelo Instituto de Economia da Unicamp.  Atualmente, é pesquisadora no Instituto de Saúde (IS/SES-SP) atuando principalmente em estudos sobre o financiamento do SUS. É docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde.

E-mail: ligiaduarte@isaude.sp.gov.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2215447251669060

Pesquisadores:

Médico pela FMUSP e professor aposentado da FMRP/USP. Foi Diretor do Instituto de Saúde. Atuou no Ministério da Saúde, na Fundação Oswaldo Cruz na OMS e na Organização Pan-Americana da Saúde, entre outras instituições de saúde pública. Foi presidente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), membro do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e Editor Científico da Revista Brasileira de Epidemiologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1818832385881541

Doutora em Saúde Pública, mestre em Ciências Políticas e graduada em Ciências Sociais. Atualmente, trabalha como pesquisadora no Instituto de Saúde (IS/SES-SP), atuando principalmente nos seguintes temas: implementação de política de saúde, atenção básica, territorialização e ciências sociais em saúde. É docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde.

E-mail: izabel.costa@isaude.sp.gov.br

Lattes: lattes.cnpq.br/9250150666014890

Doutora em Saúde Pública (FSP/USP), mestre em Nutrição e Saúde Pública (FSP/USP) e graduada em Nutrição (FSP/USP). Atualmente, é pesquisadora científica no Instituto de Saúde (IS/SES-SP), atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva e Políticas Públicas em Alimentação e Nutrição. É docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde.

E-mail: mariana.garcia@isaude.sp.gov.br

Lattes: lattes.cnpq.br/5573454142639929

Possui graduação em psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp/Assis (2008), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2014) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2018). Atualmente é pesquisadora científica do Instituto de Saúde (IS-SES/SP), docente do Programa de Pós-graduação do Instituto de Saúde e professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional de Saúde Coletiva Universidade Estadual de Campinas, atuando principalmente nos seguintes temas: Atenção Primária à Saúde, Apoio Matricial e Institucional, Trabalho Interprofissional e Gestão em Saúde.

E-mail: monica.viana@isaude.sp.gov.br

Lattes: lattes.cnpq.br/6012584441953301