Instituto de Saúde

Pesquisa sobre cuidado na atenção domiciliar está entre os novos títulos da biblioteca

24 de Novembro de 2021

Conhecer e acompanhar o sistema de atenção domiciliar ofertado pelo SUS à população idosa portadora de doenças crônicas. Esse é o tema central do livro Atenção domiciliar e o processo do cuidado da pessoa: uma cartografia, da professora Sandra Maria Luciano Pozzoli, da Universidade de Marília (Unimar). Resultado de um estudo qualitativo que emprega o método cartográfico, a obra narra a experiência de pesquisadora na rede de saúde de um município médio porte do interior paulista que adotou o modelo, que é focado na humanização do cuidado.

O livro propõe uma reflexão sobre as diferentes dimensões da assistência domiciliar e seu impacto nos serviços de saúde. Por exemplo, seus êxitos – entre os quais, as experiências positivas de relacionamento entre profissionais da saúde e seus pacientes e cuidadores, propostas inovadoras de intersecção entre as assistências social e à saúde – e seus desafios – como as dificuldades de tomada de decisão no cotidiano do cuidado, frustrações dos profissionais comprometidos com a causa, a falta de diálogo e de conhecimento dos vários serviços da rede que dificulta a integralidade e o baixo investimento em educação continuada, em recursos humanos e materiais.

Veja outros títulos recentemente integrados ao acervo da Biblioteca do Instituto de Saúde.  AQUI.