Humanização

A A A Tamanho do texto

Maternidade Hospital de Grajaú é elogiada pelo COREN SP

Maternidade Hospital de Grajaú é elogiada pelo COREN SP

 

A maternidade do Hospital Geral do Grajaú (HGG) situa-se no extremo sul da cidade de São Paulo, uma região com alto grau de vulnerabilidade social, o que impacta diretamente no volume e na complexidade dos atendimentos.   

A rede de atendimento à saúde deficitária na zona sul de São Paulo faz com que uma parcela muito grande da população tenha o HGG como única referência, sobretudo para atendimentos de urgência/emergência.

A maternidade é referência de baixo risco para dez unidades básicas de saúde, tendo uma equipe de quatorze enfermeiras obstetras desde 2014, com forte protagonismos no cuidado a mulher. Desenvolvem: protocolos e ações de boas práticas como Acolhimento com Classificação de Risco na Obstetrícia (ACCRO), Acolhimento da família e rede social afetiva, Direito a Acompanhante no pré-parto, parto e pós-parto, clampeamento tardio, contato pele a pele, amamentação na primeira hora etc. Possuem trabalho integrado com a rede de atenção primária para acompanhamento da mulher no ciclo gravídico puerperal, com destaque para o Fórum Materno Infantil da Zona Sul, com reuniões sistemáticas para apoio na construção coletiva do cuidado, além do apoio mútuo entre as equipes. Destacam-se ainda alta integração com equipe médica e acompanhamento dos médicos e enfermeiras residentes, o que resulta em tipo de assistência com qualidade a mulher gestante.

Em 2019 passam a integrar o grupo de sete Maternidades Apoiadoras da Política de Humanização da SES/SP, que tem como aposta o apoio entre maternidades e serviços da atenção primária a saúde, para o fortalecimento de vínculos, alianças e ampliação do cuidado em redes.

Este trabalho da maternidade tem produzido mudanças significativas no modelo de atenção às mulheres, tendo sido reconhecido recentemente no artigo da revista Coren – SP, 18/ 11/2020, disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/noticias/enfermagem-do-hospital-geral-grajau-fortalece-o-parto-humanizado/

O HGG tem sido uma referência importante para Política de Humanização, desde 2009, tendo como norteadores os Princípios e Diretrizes da Política de Humanização dentre os quais ACCR, enfrentamento das vulnerabilidades, Inclusão dos Usuários e rede sócio afetiva, Produção do Cuidado e Produção de Redes.

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado