Humanização

A A A Tamanho do texto

1º Fórum Materno Infantil do Hospital

1º Fórum Materno Infantil do Hospital “Dr. Adhemar de Barros” - Associação Beneficente de Apiaí

 

Com o objetivo de melhorar o cuidado materno-infantil e reduzir os riscos na hora do parto, foi realizado na tarde de sexta feira (23/10/2020), no Colégio Cecília Meireles, com transmissão ao vivo pelo YouTube, o primeiro Fórum Materno-Infantil do Alto Vale do Ribeira. O evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos e experiências, a fim de contribuir na assistência que compreende desde o início da gravidez até o desenvolvimento da criança em seus dois anos de vida. O evento foi promovido pelo Hospital Dr. Adhemar de Barros com o intuito de reunir profissionais e gestores envolvidos na rede de cuidados e assistência materno-infantil, como estratégia de fortalecimento da rede de assistência e equipes de saúde dos municípios do Alto Vale do Ribeira.

Com o tema "Primeiros Mil Dias: A referência do bem viver”, o evento contou com a presença de profissionais da saúde e representantes dos municípios de Apiaí, Barra do Chapéu, Itaóca e Ribeira e a participação do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI), Grupo de Vigilância Sanitária e AME de Itapeva. Na programação foram apresentadas as boas práticas realizadas nos municípios para pré-natal, puericultura e planejamento familiar, pré-natal de alto risco pelo Ame de Itapeva e as boas práticas realizadas pelo ABA para pré-parto, parto e puerpério.

Os primeiros mil dias vão desde a concepção até o fim do segundo ano de vida e é importante período para ações e intervenções que possam garantir uma nutrição e um desenvolvimento saudáveis para a criança, que terão repercussões ao longo de todo o ciclo vital. Para o superintendente do hospital é uma troca de experiências pela qualidade de vida da mulher e da criança: “Temos a consciência que esta caminhada não é fácil, mas juntos seremos mais fortes, para vencermos as diferenças, buscando ações diárias institucionalizando cada ação”, ressaltou João Sakô.

Afinal, é nesse período que cada célula do corpo está sendo formada e programada. "É importante enfatizar que todo esse movimento se deu através da Política de Humanização que tem buscado ao longo desses anos promover ações reflexivas e transformadoras nas práticas de produção em saúde, tendo como protagonistas o próprio usuário e sua família, assim como as equipes do hospital. Destacam-se as discussões da diretriz transição do cuidado e trabalho em rede buscando diálogo e ações interligadas com as diretrizes de gestão compartilhada, acolhimento, clínica ampliada e produção de redes. Fundamental salientarmos o apoio constante ao longo dessa construção  da Articuladora de Humanização do DRS XVI Merigley Carvalho de Arruda Albuquerque"  pontuou a Fonoaudióloga e Coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Hospital Dr. Adhemar de Barros, Tânia A Ribas C P Coelho.

“O 1º Fórum é o início para construirmos uma rede fortalecida... principalmente a cada paciente, estreitando os laços dos profissionais e das instituições de saúde, e com os municípios da região. É claro que a vida nos ensina todos os dias, mas no período que se inicia após a concepção do embrião, o cérebro do bebê está se formando com força total e a estruturação neurobiológica depende fundamentalmente de dois fatores: estímulos adequados e afeto, muito afeto. Dessa forma, antes mesmo de o bebê nascer, a forma como nos relacionamos com ele, tudo o que consumimos ou mesmo sentimos já contam.", finaliza Mônica Mayumi Pediatra e Pneumologista Infantil.

A oportunidade de dialogar, integrando profissionais e departamentos de saúde possibilita o entendimento das necessidades e dificuldades das gestantes, mães, bebês e familiares. Esta mobilização leva a construção de um estado mais seguro para gestar, nascer e viver, e o cuidado com a saúde nos primeiros 1000 dias têm um papel protetor, que ajuda a garantir um futuro no qual as habilidades cognitivas, motoras e sociais estimularão a saúde e o potencial máximo do adulto.

Para a enfermeira coordenadora da maternidade do Hospital de Apiaí, essas ações impactam na realidade do desenvolvimento da Primeiríssima Infância e produzem mudanças no olhar e nas práticas dos profissionais de saúde. “Na nossa Maternidade a equipe está preparada para acolher a mãe e a família de forma humanizada e promovendo um ambiente agradável para a recepção do bebê, e  fortalecendo o maior vínculo afetivo da mãe e do bebê, inclusive o aleitamento materno na primeira hora de vida, aproximando o pai da cena e consequentemente reduzindo a mortalidade materno infantil”, finalizou Géssica Ferreira.

A instituição agradece a todos que contribuíram para o sucesso do evento, aos que estiveram presentes e aos que acompanharam pelo YouTube.

Seguem os links do evento:

1º Fórum Materno Infantil - Primeiros mil dias - A Referência do Bem Viver

https://www.youtube.com/watch?v=kGQNvHJ5Fo8&feature=youtu.be

 

1º Fórum Materno Infantil - Primeiros mil dias - A Referência do Bem Viver

(Continuação)

https://www.youtube.com/watch?v=FVm0Tl5uq74&feature=youtu.be

 

Galeria de fotos

  • 1º Fórum Materno Infantil do Hospital Dr Adhemar de Barros.jpg 140 KB

    1º Fórum Materno Infantil do Hospital Dr Adhemar de Barros.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • 1º Fórum Materno Infantil Hospital Dr Adhemar de Barros.jpg 108 KB

    1º Fórum Materno Infantil Hospital Dr Adhemar de Barros.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • Dir Planejamento SMS Apiaí_André Sawassaki.jpg 77 KB

    Dir Planejamento SMS Apiaí_André Sawassaki.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • Médico Obstetra Dr Alexandre Furtado.jpg 90 KB

    Médico Obstetra Dr Alexandre Furtado.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • Município Ribeira_Dentista Dra Maris Angelica _Sec Mun de Saúde Alan Costa_ Médica Dra Adriana Almeida.jpg 104 KB

    Município Ribeira_Dentista Dra Maris Angelica _Sec Mun de Saúde Alan Costa_ Médica Dra Adriana Almeida.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • Pediatra Dra Mônica Kassae.jpg 63 KB

    Pediatra Dra Mônica Kassae.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • Pediatra Patrícia Bonis.jpg 108 KB

    Pediatra Patrícia Bonis.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • Projeto Mãe Caetana de Itaóca_Cir Dentista Dr Luiz Luz e Médica Dra Talita Moura.jpg 97 KB

    Projeto Mãe Caetana de Itaóca_Cir Dentista Dr Luiz Luz e Médica Dra Talita Moura.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download
  • RT Enfermagem Nádia_Dr Helmer e Dir Técnico João Sakô.jpg 129 KB

    RT Enfermagem Nádia_Dr Helmer e Dir Técnico João Sakô.jpg

    Formato: Imagem

    visualizar download

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado