Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP

A A A Tamanho do texto

PROJETO MURIEL TRAÇARÁ PERFIL DA POPULAÇÃO DE TRAVESTIS E TRANSEXUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Trata-se de um estudo sobre as vulnerabilidades, demandas de saúde e acesso a serviços da população de travestis e transexuais no estado de São Paulo

O Programa de pós-graduação em saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em parceria com a Coordenação Estadual DST/Aids-SP está finalizando a construção do Projeto Muriel.  Trata-se de um estudo sobre as  vulnerabilidades, demandas de saúde e acesso a serviços da população de travestis e transexuais no estado de São Paulo,  comenta  Maria Amélia Veras, coordenadora da pesquisa, da Santa Casa-SP. É o segundo projeto que realizamos com a Coordenação do Programa Estadual DST/Aids-SP. O SampaCentro foi uma investigação sobre comportamentos e práticas sexuais, acesso à prevenção do HIV e prevalência da infecção pelo HIV entre gays, travestis e homens que fazem sexo com homens que freqüentam espaços de encontro social na região central de São Paulo, declara Amélia.
 
O Projeto Muriel tem por objetivo geral caracterizar as vulnerabilidades da população de travestis e transexuais (femininos e masculinos), acessada por meio de serviços de saúde ou de assistência social, que impedem ou limitam o seu acesso a serviços e direitos. "Queremos também conhecer de perto a realidade desta população,  o acesso e frequência de uso de hormônios, silicone, cirurgias ou outras intervenções para modificação do corpo;   identificar facilidades e dificuldades encontradas no acesso a serviços de saúde e insumos de prevenção, em especial para as DST", observa Márcia Giovanetti, pesquisadora do CRT DST/Aids-SP. "Gostaríamos de ter informações também  sobre a permanência e processo de escolarização pelo qual passam a população de travestis e transexuais ; identificar possíveis dificuldades no acesso a bens e serviços essenciais, tais como assistência legal, qualificação profissional e trabalho; e identificar experiência de estigma e discriminação", comenta. 
 
Trata-se de um estudo que combina as metodologias quantitativa  (inquérito) e qualitativa (grupos focais e entrevistas em profundidade), com travestis e transexuais que frequentam ou são acessados via serviços de saúde ou de assistência social.  Participarão do estudo os seguintes serviços: SAE Campos Elísios - SP, SAE Ceci - SP, SAE Butantã - SP, CTA Santo Amaro-SP,  C S E Barra Funda - SP,C R T DST/Aids - SP, Serviços especializados em DST/Aids de: S. Bernardo do Campo; Santo André; Santos; Campinas; Piracicaba e S. J. Rio Preto, além do Centro de Referência da Diversidade CRD - SP e Centro de Referência LGBT - da Cidadania, Assistência e Inclusão Social - Campinas.  
 
Poderão participar do estudo pessoas que se identifiquem como travestis, transexuais (masculinos ou femininos) com idade igual ou superior a 16 anos completos e que residam no Estado de São Paulo a pelo menos 6 meses.  A pesquisa será iniciada este ano e deverá ser concluída em 2015.
 
"Travestis e transexuais constituem um grupo heterogêneo, que partilha graus variados de não conformidade com o sexo biológico, e em geral são vítimas de estigma e discriminação que afetam negativamente sua vida em  várias dimensões, em especial no acesso a serviços de saúde", comenta Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual T DST/Aids-SP.   "Esperamos que o projeto contribua para fortalecer a noção de saúde como direito humano; romper com a invisibilidade da população estudada em relação aos seus direitos e necessidades de saúde; contribuir com a análise das suas condições de vida, e obter um perfil de saúde, particularmente das doenças sexualmente transmissíveis; contribuir com a análise das necessidades sociais de modo a reduzir as vulnerabilidades, o estigma e a discriminação", declara Maria Clara.
 
O projeto Muriel é financiado pela Fapesp, e conta com apoio: Programas Municipais de DST/AIDS de São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Campinas, Piracicaba, São José do Rio Preto, Centro de Saúde Escola Barra Funda, Centro de Referência da Diversidade de São Paulo, Centro de Referência LGBT de Campinas, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres de São Paulo.  
 
Mais informações: www.projetomuriel.com.br
 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado