Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Seminário de entrega dos resultados do Projeto PIPAS

02 de maio de 2024

 

No último dia 29, o Auditório do Instituto de Saúde, foi palco do Seminário de entrega dos resultados do Projeto PIPAS – Avaliação da implementação de ações e programas voltados ao desenvolvimento da primeira infância. Com a coordenação da pesquisadora do IS, Maritsa Carla Bortoli, e o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e do Ministério da Saúde, o seminário reuniu especialistas, gestores e profissionais da área para discutir os resultados da última fase do projeto e refletir sobre os caminhos para implementar ações para promover o desenvolvimento saudável das crianças desde os primeiros anos de vida.

O Projeto PIPAS – Primeira Infância para Adultos Saudáveis, iniciado em 2022, realizou um amplo inquérito em 13 capitais brasileiras para obter indicadores do desenvolvimento infantil. A partir desses indicadores, as capitais implementaram diversas ações para promover o desenvolvimento infantil, como qualificação da puericultura, redução da gravidez na adolescência, fortalecimento do aleitamento materno, entre outras.

Durante o evento, representantes dos estados compartilharam as experiências de implementação das ações em algumas das capitais participantes, como Campo Grande, Florianópolis, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro e São Luís. Além disso, houve espaço para compartilhamento de relatos de outras experiências, enriquecendo o debate sobre as melhores formas de implementar ações de promoção do desenvolvimento infantil.

Ao final do seminário, ficou evidente que o trabalho realizado pelo Projeto PIPAS e pelas capitais envolvidas tem gerado impactos positivos na promoção do desenvolvimento infantil. No entanto, também foram identificados desafios a serem superados, como a necessidade de ampliar e aprimorar as ações, garantir a continuidade dos programas e políticas públicas, e fortalecer a articulação entre os diferentes setores envolvidos.

 

Veja as fotos em: Instagram

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado