Pesquisadora do IS publica ensaio sobre desinformação em saúde
27 de junho de 2024
Um ensaio escrito por Claudia Malinverni, pesquisadora do Instituto de Saúde, foi publicado esta semana no Science Arena, um portal de jornalismo e divulgação científica da Sociedade Israelita Albert Einstein que busca discutir a produção científica no Brasil e suas implicações, sobretudo nas áreas da saúde e medicina.
No ensaio, intitulado “Desafios contemporâneos para a comunicação e saúde”, a pesquisadora faz uma breve análise de como a informação de qualidade passou a disputar o espaço público com a “pós-verdade”, instaurada a partir de fenômenos como desinformação, misinformação, fake news, infodemia e negacionismo – conceitos com os quais ela se depara em sua pesquisa no IS, igualmente retratados no livro “Desinformação e covid-19: desafios contemporâneos na comunicação e saúde”, publicado em 2023 dentro da coleção Temas em Saúde Coletiva.
De acordo com seu texto, esses fenômenos ganharam escala, afetando de modo generalizado todas as dimensões da vida cotidiana, em particular as mais sensíveis, como a saúde. Com isso, complexos desafios foram impostos aos sistemas de gestão, que além de enfrentar questões clássicas do processo saúde-doença, também passaram a combater discursos que, mais do que negar a ciência, desinformam a população. Com versões em português e inglês, o ensaio pode ser lido aqui.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica