Oficina de Definição de Prioridades de Pesquisa do PPSUS-SP 2024
27 de junho de 2024
Nesta terça-feira, dia 25 de junho de 2024, o Instituto de Saúde, representante da SES-SP no Comitê Gestor do Programa de Pesquisa para o SUS - PPSUS, coordenou a Oficina Ampliada de Definição de Prioridades de Pesquisa, na figura de Cintia Freitas de Oliveira, Diretora do Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde, e Maritsa Carla de Bortoli, Diretora do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP.
Integrando o grupo de unidades federativas que participarão da 8ª edição do programa, o estado de São Paulo se prepara para a elaboração e lançamento do seu 9º edital PPSUS-SP elencando os problemas prioritários de saúde que podem ser respondidos a partir de pesquisas científicas.
A Oficina, realizada de maneira virtual, contou na mesa de abertura com a Dra Silvia Helena Bastos de Paula, Diretora do Instituto de Saúde, Dra Marge Tenório, Coordenadora Nacional do PPSUS, Dra Simone Godoy, Coordenadora de Programas Científicos da Gerência de Processos Científicos da FAPESP, Dr Marcos Ferlin, representando a Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde (SES-SP), e Dra Lidia Tobias Silveira, Assessora Técnica do COSEMS-SP.
Na mesa foi destacada a importância do PPSUS-SP para o estado e a relevância dos resultados de pesquisas produzidos e implementados no fortalecimento do SUS.
A Oficina contou com 3 salas distintas, que discutiram prioridades nos eixos da Saúde Digital, Gestão do SUS e Avaliação de Tecnologias de Saúde, definidos previamente em Oficina de Definição de Prioridades de Pesquisa, realizada com as Coordenadorias da Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo. As salas tiveram as atividades moderadas por pesquisadores do Instituto de Saúde, e apoiadas por assistentes de pesquisa, também da casa.
Participaram do evento aproximadamente 100 pessoas, entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde e representantes do controle social, que puderam dialogar durante todo o dia na construção de linhas de pesquisa em cada um dos eixos.
Os próximos passos contam com a elaboração do edital em conjunto com FAPESPS, CNPq e Ministério da Saúde, seu lançamento e a submissão de propostas por pesquisadores em parceria com gestores e profissionais do SUS, para responder às prioridades levantadas nessa Oficina.
Veja as fotos em: Instagram
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica