Projetos municipais de combate à dengue já estão aprovados pelo Ministério da Saúde
Desde novembro de 2011, o MS iniciou o monitoramento da doença através das redes, mas prevê ainda outras medidas
O Ministério da Saúde (MS) apresentou em outubro de 2011 um conjunto de ações para combate à dengue no Brasil. Entre as estratégias do MS, constava o incentivo financeiro a 989 municípios do país para que os projetos fossem executados. Entretanto, na última semana, o número das cidades selecionadas cresceu para 1159. Só no Estado de São Paulo 100 projetos municipais foram aprovados e entre as cidades escolhidas estão São Paulo, Santos e Guarujá.
Ao todo, o estado tem disponível R$ 11.153.786.91 milhões para por em prática os planos do governo federal, entre os quais está o monitoramento da doença em tempo real, através da coleta de dados por meio das redes sociais que, desde novembro do ano passado, resulta em relatórios semanais estratificados por região geográfica. O MS pretende ainda ampliar a realização do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e revisar e atualizar o protocolo de manejo clínico para atendimento de crianças e adultos com dengue.
Além disso, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do MS prevê a capacitação rápida de mais de 60 mil profissionais da saúde e a elaboração de um guia de orientações para organização da rede assistencial com intuito de que a população seja atendida corretamente. O MS concederá incentivos os municípios que tiverem resultados positivos com a execução dos projetos.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica