Curso de liderança em saúde promovida pela OPAS/OMS tem início em Março
Destinado aos profissionais da Saúde, curso tem como objetivo aprofundar a questão da cooperação e interdependência entre os países americanos, tendo em vista as propostas da Agenda da Saúde das Américas 2008-2017
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) realizam entre os meses de março e dezembro de 2012 o programa Líderes em Saúde Internacional Edmundo Ugalde. O curso tem como objetivo orientar os profissionais da saúde sobre as conexões entre as diferentes estruturas e atores da sociedade, bem como a crescente interdependência dos países em face da globalização.
De acordo com a OPAS, a Agenda da Saúde das Américas 2008-2017, lançada em 2007 no Panamá antes da abertura da 37º Assembleia Geral dos Estados Americanos -estabeleceu um padrão elevado de interação e cooperação na região sobre as questões de saúde da população, principalmente das minorias e de baixa renda. Para avançar nesse aspecto, o Programa visará contribuir para um maior entendimento da influência internacional nas áreas da Saúde.
Durante o curso, o aluno aprenderá a analisar situações, definir políticas, realizar decisões e negociações, aprenderá leis, administração de projetos e cooperação, desenvolvimento e disseminação de conhecimento.
O Programa será ministrado por meio da plataforma online do Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP). Para se inscrever é necessário ter diploma universitário, pelo menos três anos de experiência em gerência ou direção em saúde pública, relações internacionais ou áreas relacionadas.
As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2012. O formulário de inscrição, disponível aqui, deve ser enviado para a Representação da OPAS/OMS no Brasil, aos cuidados da Consultora Roberta de Freitas Santos, no endereço: Setor de Embaixadas Norte, Lote 19, 70800-400 Brasília, DF, Brasil. Outras informações podem ser obtidas no link http://migre.me/aHrJK.
Núcleo de Comunicação Técnico-Científica