CRH realiza Cerimonial de encerramento dos Projetos de Voluntários
06 de dezembro de 2021
A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos - CRH, realizou na última sexta-feira (03) o “Cerimonial de encerramento dos Projetos de Voluntários e Voluntários Acadêmicos SES”.
O objetivo principal da celebração foi a Conclusão da Ação de Voluntariado nas unidades de saúde da SES, identificadas nas Resoluções SS – 77 e SS – 70, por ocasião da COVID-19.
A Abertura Oficial do evento foi iniciada pelo Secretário Executivo Dr. Eduardo Ribeiro Adriano, seguido pela Coordenadora de Saúde da CRH Maria Aparecida Novaes, e pela coordenadora do projeto Michelle Brito.
A Dra. Sandra Araújo, do Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, falou como representante dos gestores e equipe técnica da unidade, fazendo uma perspectiva frente à ação voluntária no combate à COVID-19. Segundo ela, o projeto foi de “grande valia, pois os voluntários se mostraram participativos, colaborativos e comprometidos com a demanda”.
O Hospital Geral de Vila Nova Cachoerinha recebeu 65 voluntários, dos quais 61 são de área de Ciências da Saúde e 04 de outras formações. “Tenho certeza que a experiência ficará marcada na vida pessoal de cada indivíduo”, afirma a Dra. Sandra.
Anderson Braga, representante dos voluntários, fez um breve relato das experiências nas ações. Ele disse que aprendeu muito, pois antes do voluntariado não esperava presenciar o sofrimento de tantas pessoas. “Nunca vou esquecer na minha vida”, contou o profissional.
O Conjunto Hospitalar do Mandaqui foi representado pela Sra. Doraci e pela diretora Dra. Andrea Ottoni. Durante a pandemia, florais foram distribuídos aos colaboradores da unidade, chamados de “fórmulas da imunidade”.
A Sra. Doraci é representante do voluntariado do Mandaqui, iniciativa que completa 25 anos. Ela contou sobre o trabalho realizado na “casinha rosa”, na qual prestam acolhimento aos pacientes e desenvolvem ações para auxiliar o hospital. A Dra. Andrea aproveitou a oportunidade para destacar a importância das voluntárias: “Não sei o que seria da instituição sem essas meninas de rosa”.
O último convidado, Wellington Nogueira, é fundador do “Doutores da Alegria” – projeto de voluntários que contempla os hospitais públicos de São Paulo e Recife, e que coordena mais de 1500 iniciativas no Brasil.
Wellington falou sobre a importância da ação voluntária, que envolve entrega, fé, trabalho e vontade de ajudar. Durante o cerimonial, promoveu a interação entre os voluntários para demonstrar como o “Doutores da Alegria” atua com as crianças hospitalizadas.
O encerramento contou com os agradecimentos de Michelle Brito, que fez a entrega de certificados. Os atuantes dos projetos, que reuniram esforços para enfrentamento da doença, foram homenageados na ocasião.