Coordenadoria de Recursos Humanos

CRH participa de Mostra Nacional realizada pelo CONASS/OPAS

30 de novembro de 2021

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos, participará da Mostra Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em tempos de pandemia: experiências dos trabalhadores do SUS no enfrentamento da COVID 19, promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) com a participação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O evento começa hoje (30) e se encerrará na próxima quinta-feira (02).

O Grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - GDRH para o SUS/SP desenvolveu diversas ações, através de parcerias com outras instituições de saúde. O objetivo foi principalmente qualificar profissionais que atuavam nas unidades hospitalares, ambulatórios, hospitais de campanha e demais profissionais no âmbito estadual.

Os autores Ana Beatriz Braga de Carvalho, Eni Mari Tani Aracena Perez, Cristina Rossi de Almeida Alonso, Claudia Costa Lima, Silvana Vieira Bandeira Mingardi e Ricardo Chaves de Carvalho apresentaram todo o trabalho realizado durante a pandemia, com o tema Desafios de uma Secretaria de Saúde na propositura de ações educativas para enfrentamento da COVID-19 no Estado de São Paulo.

A iniciativa possui o potencial de minimizar os possíveis impactos negativos à saúde dos profissionais da saúde e, consequentemente, no atendimento de qualidade dos pacientes acometidos com COVID-19; de aprimorar os profissionais de saúde nas competências necessárias para o manuseio adequado dos equipamentos de saúde e no cuidado, tratamento e reabilitação dos pacientes; de mobilizar diferentes stakeholders envolvidos no contexto da pandemia.

Segue a lista de ações do GDRH:

• Curso: Protocolo de Atendimento COVID-19.
  • Capacitação por Telemedicina, em parceria com o Instituto do Coração do Hospital das Clínicas - InCor da FMUSP.
  • Capacitação ao enfrentamento do novo Coronavírus no Ambiente Hospitalar, em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz.
  • Curso: Doenças ocasionadas por vírus respiratórios Emergentes.
  • Curso: Medidas de Prevenção para Enfrentamento da Pandemia.
  • Série de Lives com o tema “Desafios da Gestão Pública no Enfrentamento da Pandemia de COVID-19”, com a participação de diversos profissionais.
  • Treinamentos e Rodas de Conversa para profissionais da saúde.
  • Curso: Manejo do paciente com distúrbios respiratórios (UFRN/SEDIS/LAIS/EBSERH/ HUOL/ REDE/ DEB/ ICDE/OPAS/ PneumoCardioVascular/MS).

No total, foram 61543 participantes de diversas unidades de Saúde do Estado de São Paulo. Com um caráter multiplicador, foram incorporadas diversas modalidades de aprendizagem, inclusive as tecnologias digitais (Modo remoto síncrono, Modo assíncrono, Plataforma EAD, IGTV/Instagram, Canal Institucional no Youtube e Site Institucional).

O trabalho do GDRH é a única experiência do Estado de São Paulo participante da Mostra, e será publicado em livro organizado pelo CONASS.

O evento é transmitido pelo YouTube, através do canal da Conass.
Clique aqui para assistir.