Coordenadoria de Recursos Humanos

Congresso de Especialidades em Saúde: "A Especialização Multiprofissional como proposta para a Formação do Trabalhador no SUS: Saberes, Experiências e Desafios"

07 de março de 2023

Nos dias 27 e 28 de fevereiro o Grupo de Desenvolvimento de Recursos Humanos - GDRH da Coordenadoria de Recursos Humanos realizou o Congresso de Especialidades em Saúde - ConEsp: "A Especialização Multiprofissional como proposta para a Formação do Trabalhador no SUS: Saberes, Experiências e Desafios".

Os principais objetivos foram: Divulgar as várias modalidades de trabalhos de conclusão de curso desenvolvidas pelos bolsistas e ex-bolsistas; Divulgar as Instituições vinculadas e os seus respectivos cursos para a sociedade e contribuir na formação de profissionais para o SUS; Propiciar a interação entre os bolsistas e ex-bolsistas e suas respectivas instituições; Incentivar a publicação de trabalhos de conclusão de curso nas revistas científicas.

O evento foi realizado no formato on-line no período das 8h00 às 17h00 na plataforma Teams, e contou com 755 inscrições na modalidade ouvinte, e 39 inscrições de alunos e ex-alunos que apresentaram os seus trabalhos ao vivo. Participaram do Conesp: Gestores dos Cursos de Especialização da SES/SP, Coordenadores da Comissão Local das Instituições vinculadas, Docentes, Bolsistas Ingressantes e Ex-Bolsistas das turmas de 2018 a 2022 das Instituições vinculadas ao CEFOR/SUS/SP, profissionais da saúde e graduandos da área da Saúde.

A interação entre bolsistas, ex-bolsistas e suas respectivas instituições ocorreu por meio dos debates mediados por perguntas e comentários, a partir das apresentações (palestras, mesas redondas e trabalhos). Dentre as atividades também foram destacadas experiências em relação ao desenvolvimento dos cursos de especialização, por meio das instituições e vivências de ex-alunos no processo de formação. Três profissionais foram selecionados para a avaliação dos trabalhos apresentados:  Profº Dr Vinicius Batista Santos, Profª Dra Magda Cristina Queiroz Dell’ Acqua e Profª Drª Lucia Tobase.

De acordo com a Diretora do GDRH Andrea Cotait Ayoub, o ConEsp foi essencial para a Divulgação das Instituições vinculadas e os seus respectivos cursos para a sociedade. Além disso também contribuiu na formação de profissionais para o SUS, na divulgação do trabalho desenvolvido pelo Grupo, no estímulo ao desenvolvimento científico dos alunos e no fortalecimento da integração das áreas do GDRH.

“No decorrer do Congresso, as percepções dos participantes expressaram a importância do evento como espaço de discussão, reflexão e disseminação de conhecimento científico, bem como oportunidade de integração entre instituições, discentes, docentes e trabalhadores, o que promove o fortalecimento da formação em saúde no SUS”, afirma Andrea.

Clique aqui para acessar a avaliação do Congresso. Para a obtenção do certificado é necessário o preenchimento do formulário.

Responsáveis pela organização do ConEsp:

Maria Aparecida Novaes;

Instituto Lauro de Souza Lima – ILSL;

Instituto de Infectologia Emílio Ribas – IIER;

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – IDPC;

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista – HCFMB-UNESP;

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP.