Compartilhando Experiências em Gestão de Pessoas: Dante Pazzanese 2023/2024
10 de junho de 2024
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia realizou diversas atividades recentemente, que foram inseridas dentro do Projeto “Compartilhando Experiências em Gestão de Pessoas” e que são destinadas aos servidores da instituição.
Saiba mais sobre cada uma delas:
CAMPANHA CONTRA O ASSÉDIO MORAL
A Campanha para a conscientização sobre o que é assédio moral e como combatê-lo foi realizada em 2023 e neste ano de 2024, com o objetivo de extinguir qualquer ato de assédio moral.
CANAL DE ÉTICA
O Canal de Ética é uma ferramenta de comunicação criada para os funcionários denunciarem fatos potencialmente lesivos à suas atividades e à sua imagem frente à comunidade, bem como formular sugestões para a melhoria das inconformidades constatadas. O canal foi criado com o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho entre os gestores e funcionários, facilitando o diálogo e a resolução de conflitos.
DASHBOARD – ROTATIVIDADE
O Dashboard de Rotatividade (painel) permite acompanhar as entradas e saídas de servidores, por divisão, setor, cargo, sexo, motivo de desligamento, entre outras métricas. Assim é possível tomar decisões mais precisas quanto ao número de servidores.
DASHBOARD – T&D
O Dashboard T&D (painel) permite acompanhar em tempo real os treinamentos e capacitações realizadas nas áreas. Esses treinamentos são ministrados pelos gestores ou facilitadores e os mesmos registram em planilhas, que automaticamente são recebidas pelo RH. A partir disso é possível monitorar horas de treinamentos por seção, divisão, tipo de evento, modalidade, eixo, porcentagem de treinados por área, modalidade, entre outros.
DIA DA ENFERMAGEM
Evento destinado à comemoração do dia da Enfermagem, com palestrante do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo – Coren, visando a valorização dos servidores da Enfermagem.
CAMPEONATO DE FUTEBOL – CORAÇÃO EM CAMPO
A instituição realizou um campeonato de futebol para os funcionários e residentes do IDPC. Foram inscritos 20 times, ultrapassando o quantitativo de 150 atletas. O objetivo da ação é a maior integração das equipes.
CAMPANHA LGPD
A campanha LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem como foco subsidiar os funcionários sobre a importância desta lei, e as consequências para o cidadão quando ela não é colocada em prática. No ambiente hospitalar, esta campanha tem como objetivo instrumentalizar os funcionários sobre o compartilhamento de dados dos pacientes e dos funcionários, bem como estabelecer diretrizes para pesquisas científicas.
PALESTRA – OBESIDADE
A Equipe do IDPC realizou a palestra “Obesidade: boas práticas para uma vida e alimentação saudável”, com o objetivo de conscientizar os funcionários e incentivar a mudança de hábitos.
SUPORTE À SEGUNDA VÍTIMA DE EVENTOS ADVERSOS
O Fluxo de atendimento à segunda vítima foi criado para dar suporte aos funcionários durante eventos adversos, com o objetivo de acolher o funcionário e dar suporte psicológico e jurídico.
As segundas vítimas são todos os profissionais de saúde (médicos, equipe multiprofissional e administrativo) que estão envolvidos em um evento adverso imprevisto com consequente dano ao paciente ou não. Considerando que a probabilidade do profissional envolvido vir a sofrer danos físicos e psicossociais é relativamente alta, o amparo e apoio a esse profissional, é primordial para que ele possa retornar às suas atividades, com a segurança necessária.
Há situações em que o evento adverso não trouxe dano ao paciente. Porém, da mesma forma é possível que esse episódio tenha gerado ao funcionário eminência de estresse e ansiedade.
PALESTRA – TEA
A equipe de RH realizou uma palestra com o tema “Transtorno do Espectro Autista – Entender para ajudar”, visando a conscientização dos servidores a respeito do assunto para que estejam mais preparados para lidar com as especificidades do TEA.
TELEMEDICINA – CONEXA SAÚDE
O IDPC desenvolveu um aplicativo que permite que os funcionários tenham acesso a consultas online, de diversas especialidades médicas, inclusive consulta com Psicólogo. O principal objetivo desta ação é promover saúde aos funcionários.
FORMAÇÃO DA BRIGADA DE EMERGÊNCIA
A Formação da Brigada de Emergência ocorreu em diversos dias, com o objetivo de orientar os funcionários sobre como proceder em casos de princípio de incêndio.
CAMINHADA DA SAÚDE – PARQUE DO IBIRAPUERA
O Grupo Técnico de Recursos Humanos realizou uma Caminhada no Parque do Ibirapuera em comemoração ao Dia do Profissional da Saúde. O objetivo é estimular a atividade física e promover a qualidade de vida para o funcionário.