Coordenadoria de Recursos Humanos

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Compartilhando Experiências em Gestão de Pessoas: CER Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti

21 de maio de 2024

 

O Centro Especializado em Reabilitação Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti – CERAPC compartilhou duas experiências em Gestão de Pessoas, implantadas na unidade para o bem-estar dos servidores.

 

1.Programa de Atendimento Psicológico “Tesouros do CER”

 

O Programa de Atendimento Psicológico “Tesouros do CER” foi construído para os servidores do CERAPC que fazem parte das áreas de assistência, de apoio e administrativa.

 

Os principais objetivos são: proporcionar condições para que o colaborador possa falar sobre suas angústias; proporcionar alívio ao sofrimento, entendimento e condições de resolutividade; encaminhar e intermediar soluções. O servidor é atendido por um psicólogo através de um agendamento prévio, em um espaço reservado na Gerência de Recursos Humanos-GRH.

 

Quando a orientação diz respeito à esfera administrativa, leva-se ao conhecimento do Diretor da GRH, que busca ações diretivas baseadas nas legislações e orientações vigentes – mediante autorização do servidor. Quando o caso requer remanejamento de núcleo de trabalho, os diretores são envolvidos para que estejam cientes dos motivos pelos quais essa atitude é necessária.

 

Nos casos em que o servidor não permite que seu gestor tenha conhecimento de sua queixa, então Diretor de RH propõe uma conversa com todos os funcionários que atuam no “Tesouros do CER” para repensar sobre as estratégias deste programa, sempre levando em consideração o bom desempenho das atividades alinhadas ao bem-estar de todos.

 

O programa tem uma avaliação positiva, tanto dos colaboradores que já participaram quanto dos Diretores das áreas.

 

 

2.Projeto Dignamente 

 

Outro projeto de responsabilidade da Gerência de Recursos Humanos do CERAPC é o “Dignamente”, que tem por principal objetivo proporcionar, através de encontros semanais, o acolhimento emocional, o estímulo ao autocuidado e a diminuição do estresse.

 

A proposta é acolher os colaboradores, possibilitando momentos de escuta, atenção, relaxamento, compreensão e elaboração de mecanismos de defesa para cuidados psíquicos.

 

Os atendimentos são realizados em grupos in loco (no próprio setor), formados de acordo com os plantões dos funcionários, com aproximadamente 30 minutos de duração. São desenvolvidas técnicas de respiração consciente, mapeamento corporal e de relaxamento, além da condução de conversas dirigidas que possibilitam o reconhecimento de limites e contribuem para o entendimento cognitivo de seu papel pessoal e profissional.

 

Os encontros são previamente agendados com os setores, a fim de organizar o afastamento de suas funções neste período.  Todos eles contam com uma avaliação de reação inicial; uma avaliação de aprendizagem e comportamento após 05 encontros; uma avaliação de impacto e resultados com os gestores, que possibilita o entendimento de alcance de resultados na saúde mental dos servidores.

 

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