Coordenadoria de Recursos Humanos

A A A Tamanho do texto

Centro de Convivência Infantil da Coordenadoria de Recursos Humanos apoia a campanha “Agosto Dourado”

02 de agosto de 2021

 

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES/SP) oferece aos filhos e dependentes legais dos servidores que trabalham na sede administrativa da Secretaria e nos Instituto: Adolfo Lutz, de Infectologia Emilio Ribas e de Saúde, um Centro de Convivência Infantil (CCI), subordinado a Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH) em consonância com a Política de Gestão de Pessoas que visa entre outras ações, proporcionar Qualidade de Vida aos seus servidores por meio de Bem Estar e Satisfação.

 

O CCI atende média de cinquenta alunos, os quais tem acompanhamento pedagógico e de saúde, por meio de profissionais habilitados contratados especificamente para este fim, permitindo que pais e responsáveis trabalhem com tranquilidade. Recebe crianças de 04 meses a 03 anos e 11 meses de idade, muitas delas tendo o leite materno como fonte de alimentação exclusiva, o que oferece a mãe e ao bebê diversos benefícios que fazem toda a diferença no desenvolvimento saudável da criança.

 

Durante o mês de agosto realiza-se na área da saúde a campanha "Agosto Dourado" que busca destacar a luta pelo incentivo à amamentação, observando que a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, e entre os dias 01 a 07 de agosto, realiza-se a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que este ano tem como tema "Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos", ação que o CCI vem reforçando desde a implantação de sala acreditada pelo Ministério da Saúde, exclusiva para o aleitamento materno, que recebe mães trabalhadoras da SES-SP e seus bebês.

 

O CCI conta ainda com lactário para que as mães armazenem seu leite conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), que preconiza o aleitamento materno exclusivo por seis meses e complementado até os dois anos ou mais.

 

 

A amamentação frequente faz com que a mãe produza mais leite, mas para isto muitas mães precisam ser encorajadas e ajudadas para que possam manter a amamentação de seu bebê e para a diretora do CCI, Luciana Bispo, “Ter um CCI próximo do ambiente de trabalho traz tranquilidade, conforto e segurança. Com isso, os servidores podem dedicar-se integralmente à suas funções laborais contribuindo com a instituição. A proximidade também proporciona a continuidade da amamentação após a licença gestante e permite que em qualquer eventualidade se possa chegar rapidamente para assistir o seu filho.”.

 

Para a mãe que oferece exclusivamente o leite materno para alimentar o seu bebê, os  horários para frequentar a sala de amamentação é livre e nos casos em que a criança já come alimentos semissólidos e sólidos, os horários para uso da sala são combinados com a rotina de alimentação do berçário.

 

A atenção com a alimentação para os alunos com mais idade também é de suma importância para a equipe gestora do CCI, os quais são preparados de acordo com a faixa etária, sob supervisão de nutricionista. Os alunos maiores são estimulados a alimentarem-se sozinhos visando um aprendizado onde a criança aprende fazendo, sentido e experimentando. As brincadeiras lúdicas e as manifestações artísticas como música, história, artes, dança, além do contato com a natureza permite que os alunos desenvolvam-se de maneira integral e saudável, inclusive a logomarca do CCI – borboleta colorida, foi escolhida pelos pais entre diversos desenhos produzidos pelos próprios alunos.

 

Para o desenvolvimento da proposta pedagógica os alunos são divididos em grupos por faixa etária: berçário I e II e maternal I e II, sendo que todos contam com uma professora e uma auxiliar de classe que atendem as crianças em salas específicas para cada turma, em um prédio com sala de amamentação, lactário, salas para o berçário, salas para o maternal, sala de TV e recreação, cozinha, refeitório, sala administrativa, sala de medicação, almoxarifado e área externa com playground, localizado no bairro do Pacaembu, bem próximo à sede da Secretaria da Saúde.

O espaço do CCI propicia ao aluno o sentimento de pertencimento, a partir da valorização de suas produções e contribuições, por meio dos seus desenhos e brinquedos que estão organizados na altura dos seus olhos e para a Coordenadora Pedagógica, Camila Grynszpan “O CCI para a maioria das crianças é o primeiro contato com o ambiente externo além do universo familiar. É aqui que ela vai estabelecer suas relações (...). Aqui a criança é ativa no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem e o professor é o mediador desse processo, acompanhando suas inquietações, valorizando suas pesquisas e oferecendo os estímulos adequados e os tornando cada vez mais autônomos.”.

 

Veja o depoimentos das mães do CCI clicando na foto:

 

Conheça mais sobre o CCI clicando aqui e assita ao vídeo institucional logo abaixo:

 

 

 

 

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado