Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

28/03/2025 - Março Azul: Hospital em SP realiza o maior Mutirão de Prevenção de Câncer Colorretal do estado

Cinco salas serão utilizadas durante o mutirão, todas com equipamentos de última geração, bem como com especialistas e anestesistas preparados para detecção e remoção das lesões pré-neoplásicas

 


 

| Agência de Notícias do Governo do Estado de São Paulo
 

Doença é o segundo tumor mais incidente em homens e mulheres no Brasil

   

 

 

Com exceção do câncer de pele não melanoma, que é a doença mais frequente no país, o câncer colorretal é o segundo tumor que mais atinge homens e mulheres brasileiras desde 2006, de acordo com a Fundação Oncocentro de São Paulo (FOSP). Partes do intestino grosso são acometidas, como cólon e reto, e o paciente apresenta sintomas como sangramento, dor, além da obstrução intestinal. O maior aliado para a cura é o diagnóstico precoce, por meio de exames de colonoscopia. Para ampliar o acesso ao exame, nesta sexta-feira (28), o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realiza o maior mutirão de colonoscopia do estado com aproximadamente 100 exames em pacientes já pré-selecionados e triados.
 

Março Azul é o mês de alusão a prevenção do câncer que atinge o intestino. O mutirão será realizado, a fim de detectar lesões (os chamados pólipos colorretais) que podem evoluir para um câncer. Especialistas orientam que a colonoscopia deve ser feita a partir dos 45 anos e repetida a cada 10 anos, caso não haja histórico familiar de câncer ou pólipos detectados no exame inicial quando o acompanhamento precisa ser individualizado.

 

Saiba mais

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado