Coordenadoria de Controle de Doenças

A A A Tamanho do texto

24/04/2023 – SP prorroga vacinação contra Meningite para crianças de até 10 anos

 

 

Ampliação da faixa etária foi realizada em 2021 pelo PNI e mantida neste ano até nova recomendação; trabalhadores da saúde estão inclusos

 

| SES-SP

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI), mantém ampliada a faixa etária para vacinação contra meningite para a população até 10 anos de idade e trabalhadores da saúde. A ampliação foi feita pela primeira vez em julho de 2021 e, em julho de 2022, foi estendida aos profissionais de saúde para aumentar a proteção contra a doença.

 

No calendário de rotina, a vacinação com Meningocócica C deve ser realizada em três doses, sendo as duas primeiras aos três e cinco meses de idade, com intervalo de oito semanas entre as doses, e um reforço, preferencialmente, aos 12 meses. Àqueles que não completaram seu esquema vacinal, agora até os 10 anos de idade, podem procurar um posto de saúde mais próximo para atualizar sua carteirinha de vacinação.

 

“É uma medida importante, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade, mas principalmente para crianças e profissionais de saúde. Atualmente, se compararmos com o mesmo período do ano passado, temos um aumento de 9% nos casos. Então é importantíssimo que a população esteja protegida”, disse Tatiana Lang D’Agostini, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

 

Neste ano, até o momento, o Estado registrou 1.140 casos de todos os tipos de Meningite, 9% a mais se comparado com o mesmo período de 2022, onde foram confirmados 1.040 casos. Em relação aos óbitos, no mesmo período, São Paulo registra uma queda de 28%, com 79 óbitos em 2023 e 110 no ano passado.

 

Em 2022 a cobertura vacinal para Meningocócica C ficou em 77,7%, contra 74,5% de 2021. Neste ano, apenas no mês de janeiro, a cobertura foi de 94,4% no Estado de SP. A meta de cobertura é de 95%.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado