Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) José Ermírio de Moraes

A A A Tamanho do texto

GRUPOS EDUCATIVOS

Grupo Educativo – Cuidados com a Pressão Arterial

 

Início Das Atividades de Educação em Saúde

Grupo De Orientação de Aferição de Pressão Arterial

2ª aula do Grupo de Atividade Física

 

Através do nosso cadastro eletrônico podemos identificar a quantidade de hipertensos, diabéticos e dislipidêmicos, ou seja, idosos que possuem um risco cardiovascular aumentado. Pensando em minimizar os riscos de agravo à saúde, elaboramos um grupo educativo que além de promover conhecimento, ainda estimula o autocuidado e autoconfiança.

Levantamento realizado em Fevereiro /2024 com base nas informações dos usuários.

Para a prevenção e o tratamento da hipertensão arterial são necessárias várias ações em promoção de saúde, problema que com o aumento da obesidade tem crescido entre a população mais jovem. Segundo o Departamento de Hipertensão Arterial, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o aceitável como normal para indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade) são valores inferiores a 130 mmHg de pressão sistólica e inferiores a 85 mmHg de pressão diastólica, enfatizando a cautela sobre o diagnóstico de hipertensão, que não deve ser feito baseado apenas nos valores de uma aferição, pois existem outros fatores que alteram o resultado. Tal diagnóstico é feito apenas pelo profissional médico. Entretanto podemos aumentar o cuidado em relação ao controle da pressão com orientações nos grupos educativos. Dentre os Consensos e Diretrizes apresentados pela SBC, a medida domiciliar da pressão arterial têm sua importância na prevenção e no tratamento, sendo assim uma aliada para nossa saúde.

O grupo Educativo faz parte do Protocolo, tanto dos grupos de atividade física da Gerência da Convivência quanto da Gerência do Apoio Técnico (GAT). As ações programadas para o desenvolvimento dos grupos, como fluxo e cuidados gerais, foram elaboradas em conjunto por profissionais da área de  Educação Física, Especialistas em Saúde Pública, Gerontologia , Educadores em Diabetes e administrativos.

A auto aferição da Pressão Arterial, realizada no domicílio, é um procedimento útil que  pode auxiliar a identificar a hipertensão do avental branco (hipertensão isolada que aparece na consulta médica),no caso de hipertensos avaliar a eficácia da medicação em uso, incentivar a adesão ao tratamento (dieta alimentar, exercícios e medicamentos) e redução de custos (geralmente a aferição de pressão nas farmácias é um procedimento pago) e tempo, pois as Unidades Básicas de Saúde que normalmente fazem essa aferição estão com superlotação e algumas só o realizam após consulta médica(de acordo com relatos de pacientes). Para a monitorização domiciliar o uso de aparelhos digitais(eletrônicos) são os mais indicados, desde que validados e calibrados, seguidos de orientações do uso correto de acordo com o modelo. Em nosso grupo educativo, ensinamos como utilizar, tanto os aparelhos digitais de braço como também o de punho, que segundo os idosos, é mais acessível para compra, e muitos já o tem. O idoso aprende a entender os valores e a como anotar corretamente do cartão de controle que trazem e apresentam no início das aulas para os professores. Solicitamos que seja verificada a pressão 3 vezes na semana em dias e horários alternados.

  

Além dos objetivos destacados pela SBC, a monitorização da Pressão Arterial no domicílio, quando mostrar resultados alterados, servirá como alerta ao profissional educador físico, de que o idoso pode não estar se medicando corretamente, ou com alimentação inadequada, sendo assim, duas semanas consecutivas com valores alterados ele será encaminhado para um grupo de não aderentes onde será melhor assistido e investigada tais alterações.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado