Hospital Universitário de Taubaté e Hospital Regional Vale do Paraíba lançam Projeto Visita Aberta
Buscando aprimorar a qualidade da assistência a partir da Política Estadual de Humanização, o Hospital Universitário de Taubaté e o Hospital Regional Vale do Paraíba, realizaram nos dias 29 e 30 de abril de 2014 a disseminação do Projeto Visita Aberta, alinhado à Política Nacional de Humanização.
As Políticas de Humanização tem como principal objetivo contribuir para a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde no cotidiano das práticas de gestão e fomentar trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.
O projeto de Visita Aberta é um dos dispositivos que podem qualificar a assistência com a ampliação do acesso dos visitantes às unidades de internação, prolongando os horários de visita e garantindo o elo entre o paciente e sua rede social e afetiva.
O encontro proporcionou a discussão do coletivo dos trabalhadores sobre o conceito de humanização e o dispositivo da Visita Aberta como oferta de qualificação à assistência prestada pela instituição durante o período de tratamento do usuário.
Os Grupos de Trabalho de Humanização dos hospitais realizaram diversas palestras ao longo do dia, ressaltando a importância do atendimento humanizado e acolhedor, envolvendo profissionais das áreas de apoio, como seguranças e recepcionistas até as áreas assistenciais, com cerca de 397 profissionais participantes. Durante as apresentações, também ocorreram depoimentos de pacientes e acompanhantes sobre a importância da Visita Aberta.
Participou também do encontro a Articuladora de Humanização, Edna Pinheiro, responsável pela disseminação dos projetos de humanização no território do DRS XVII. Para Edna, o Projeto Visita Aberta dispara o processo de disseminação da humanização e a efetivação nas práticas assistenciais propostas pela Política Estadual de Humanização.
Jeronimo Alves, Coordenador de Qualidade, afirmou que: "Os funcionários do HUT são participativos e abertos às mudanças, é muito gratificante apresentar essas ações de humanização e ver que todos saem das palestras empenhados em trabalhar para alcançarmos juntos esses objetivos".
Márcia Ferreira, Coordenadora do GTH, referiu: "Ver nos olhos de quem entendeu a importância do Trabalho num todo, é Sensação de dever cumprido e ainda ver todos com a mesma vontade, é muito gratificante".
No dia 12 de maio de 2014 numa cerimônia em comemoração aos 10 anos de administração pública do Hospital Regional do Vale do Paraíba na presença de várias autoridades do Estado e dos municípios, foi anunciado oficialmente o lançamento da Visita Aberta no HRVP e HU.
![]() |
![]() |
![]() |