Humanização

A A A Tamanho do texto

1 º Fórum Estadual de Maternidades de São Paulo

 

Realizado no dia 24 de março de 2021 pelo Grupo de Enfrentamento a Morte Materno Infantil da SES/SP, com objetivo de contribuir para a capacitação no manejo do ciclo gravídico, puerperal e neonatal com ações de vigilância e assistência, como uma estratégia complementar às atividades nos territórios.
Apresentações:
 
Projeto Alta Responsável ações possíveis até o momento – Hospital Guilherme Álvaro Manejo Ciclo Gravídico Puerperal e Neonatal atual na Pandemia Covid 19 – Drª. Rossana Francisco  - clique aqui
 
Neste 1º Fórum de 2021 foi apresentada a experiência de Alta Responsável / Transição do Cuidado da equipe da Maternidade do Hospital Guilherme Álvaro da Região da Baixada Santista.
 
O NTH reforça a parceria com o Grupo de Enfrentamento a Morte Materno, Infantil e Fetal da SES/SP e a construção de apoio regional com os diversos atores no cuidado às mulheres, crianças e suas redes familiares e afetivas.
 
O NTH e a Política de Humanização enfatizam e dão visibilidade para experiências que são importantes, não porque estão prontas, mas porque:
 
São processos de acordo com as diretrizes da Humanização e;São processos que se abrem para o jogo das experimentações em que os atores são inseridos nas relações de saber, poder e de afetos por um modelo de práxis por meio das quais os sujeitos se transformam. Relações em que a produção dos sujeitos é permanente, uma atividade de formação. Exige distanciamento crítico, uma ação sobre si, um dedicar-se, um examinar-se. E tudo isso, em uma relação com o mínimo de dominação. Experimentações em que se estabelecem pactos e configurações de oposição, enfrentamentos, alianças.
 
Destacamos assim, serviços de saúde que experimentam escapar de cristalizações de relações assimétricas em estados de dominação, mas que se abrem para a inventividade no trabalho em saúde. Assim tem feito a equipe do HGA.
 
Agradecemos a toda equipe do HGA, a Mara (Articuladora de Humanização), aos articuladores e atores do DRS IV Baixada Santista, a Paula (diretora do DRS IV), a apoiadora do NTH (Cristiane) e ainda, a Adriana (Comitê de Mortalidade Materna, Infantil e Fetal) e Marisa (área técnica de Saúde da Mulher) que com a equipe de trabalho tem sustentado esses espaços de compartilhamento.
 
 
Seguem as apresentações:
Uma experiência na implantação do Projeto Terapêutico Singular e Alta Responsável – clique aqui
O que aprendemos sobre a Covid19 em gestantes – clique aqui
 
 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado