Humanização

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Pesquisa de Satisfação do Usuário

 

A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Resolução SS-116 de 27/11/2012, definiu as diretrizes orientadoras para programas e ações de humanização nos serviços hospitalares e ambulatoriais para implementação da Política Estadual de Humanização (PEH). Um dos objetivos da PEH é fortalecer e integrar mecanismos de utilização da voz do usuário como ferramenta de gestão, visando estabelecer um canal de escuta permanente, contínuo e direto com o usuário SUS.

 

A Resolução SS-116, cria em todas as unidades os Centros Integrados de Humanização (CIH), que têm entre suas atribuições a função de incentivar a utilização da análise de resultados de Pesquisa de Satisfação dos Usuários, das manifestações dos usuários realizadas no Programa Conte Comigo, no Serviço de Atenção ao Usuário (SAU) e na Ouvidoria.

 

A Secretaria de Estado da Saúde desenvolveu novo instrumento de pesquisa que foi implantado em abril de 2013, para tanto criou o "Caderno de Orientações para aplicação da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS/SP" que dispõe sobre a metodologia, instruções para aplicação da entrevista com definição das amostras para cada hospital, processamento das informações e modelos a serem utilizados pelos hospitais por áreas: Pronto Socorro/Pronto Atendimento, Internação e Ambulatório dos hospitais.

 

O questionário da Pesquisa de Satisfação dá ao entrevistado a oportunidade de avaliar o serviço prestado pela unidade. Abaixo seguem os itens avaliados pelos usuários:

 

 

Os dados levantados pela Pesquisa são discutidos pelas equipes dos serviços para interferência em processos de trabalho e melhoria da qualidade da assistência.

 

Responsável NTH:

Alina Zoqui de Freitas Cayres

 

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