Principais medidas para perder peso sem ameaçar o bem-estar
A Organização Mundial da Saúde elenca as principais medidas que ajudam a perder peso sem ameaçar o bem-estar:
Diminuir o sal e o açúcar. O açúcar tem calorias, engorda. O sal faz com que retenhamos líquido, o corpo fica inchado. Nós brasileiros temos o hábito de utilizar os dois em demasia.
Aumentar o consumo de cereais integrais, legumes, frutas e verduras. Esses alimentos dão sensação de saciedade. Comendo antes dos demais alimentos, estaremos evitando os excessos.
Diminuir consumo de gordura saturada e aumentar o consumo de água. A gordura saturada é um tipo de gordura encontrada em carnes vermelhas e brancas, leite e seus derivados. Ela aumenta o colesterol ruim (LDL) que se deposita nas artérias e aumenta os riscos de problemas no coração. Quanto mais consumimos gordura saturada, mais engordamos (pois na gordura saturada há muita caloria) e nosso apetite aumenta consideravelmente cada vez mais. A água colabora na perda de peso, ajuda a acelerar o metabolismo (e queimar gorduras mais rapidamente) e ajuda a moderar o apetite. Tenha o hábito de manter uma garrafa com água sobre a mesa. Tente manter o corpo hidratado, bebendo pelo menos 1,5 l de água por dia. Sua pele, seu cabelo e seu organismo agradecerão.