Conselho Estadual de Saúde

CES-SP sedia Jornada Gilson Carvalho do CNS

Financiamento e os 25 Anos do SUS foram temas da oficina da região Sudeste

O Conselho Estadual de Saúde de São Paulo sediou, nos dias 15 e 16 de agosto, a Jornada Gilson Carvalho de Oficinas Regionais sobre Financiamento e os 25 Anos do Sistema Único de Saúde (SUS), que teve como objetivo promover um resgate histórico da trajetória de construção social do SUS, e o amplo debate sobre a proposta de iniciativa popular PLP 321/2013, Saúde +10, na perspectiva do processo de construção da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

A solenidade de abertura, contou com a presença de Conselheiros de Saúde de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e uma palestra do médico sanitarista foi feita por Jorge Kayano, técnico de Democracia e Participação do Instituto Pólis, seguida pela apresentação do consultor do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Funcia, sobre a evolução dos aspectos legais do financiamento do SUS, desde a luta dos dispositivos constitucionais ligados à Seguridade Social até a LC 141/2012.

Após as explanações, os Conselheiros de Saúde foram divididos em grupos para debater os principais problemas em saúde pública de seus estados, elencando suas prováveis soluções, com o fechamento do coordenador da Comissão de Orçamento e Financiamento (Cofin) do CNS, Ronald Ferreira. "Não temos que ser apenas 100 mil pessoas lutando pela saúde brasileira, temos que mobilizar milhões", afirmou.

No segundo dia, houve palestras ainda do coordenador adjunto da Cofin do CNS, Wanderley Gomes, e do membro da Cofin, Rodrigo Pinheiro, respectivamente, sobre os principais desafios identificados para a 15ª CNS, e o Movimento em Defesa da Saúde Pública, o Saúde +10.

Clique aqui para fazer o download das apresentações do Portal do CNS.

Com informações do Conselho Nacional de Saúde