CAISM Philippe Pinel

A A A Tamanho do texto

Sobre o CAISM PP

História e Evolução do CAISM Philippe Pinel

 

 

O CAISM Philippe Pinel tem mais de 80 anos de existência e de atividades assistenciais à saúde mental junto à população.

 

Ao longo desses anos o hospital passou por diversas transformações. Fundado no século passado, no ano de 1929 pelo Dr. Pacheco e Silva e outros, era chamado de Sanatório Pinel de caráter privado com objetivo de atender famílias com alto poder aquisitivo.

 

Em 29/08/1944 o Governo do Estado de São Paulo adquiriu o acervo social do Sanatório Pinel que passou a se chamar Hospital Psiquiátrico Pinel. Atendia pacientes de todas as camadas sociais, principalmente os de baixa renda, tornando-se então, uma instituição de pacientes crônicos voltados ao sexo feminino.

 

Nesta mesma época já existia a Chácara Paraíso que era uma extensão do Hospital Psiquiátrico Pinel, localizada na Vila Clarice a minutos do hospital. O Pinel era formado por 06 pavilhões femininos, já a Chácara Paraíso continha apenas 03 pavilhões, sendo 02 femininos e 01 masculino. Além de promover atividades ligadas a pesca e pecuária desenvolvida pelos próprios pacientes internos. Infelizmente em 1976 a Chácara Paraíso teve encerradas as suas atividades na área da saúde, passando o espaço físico para outra esfera da administração pública.

 

Somente em meados de 1984 o Hospital Psiquiátrico Pinel passou a atender pacientes do sexo masculino, tornando-se assim, um hospital misto.

 

Em 1998 iniciou-se um estudo por parte da Secretaria da Administração para implementação de um novo modelo organizacional, modificando o organograma atual, para que se torne um complexo hospitalar. Em 16 de maio de 2008 com o decreto 53.004 o hospital recebeu a aprovação do governo do Estado de São Paulo e passou a  chamar-se  CAISM Philippe Pinel (Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental Philippe Pinel).

 

Apresentação

 

 

O CAISM Philippe Pinel  busca desenvolver a sua atividade com integridade no local de trabalho, na prestação de serviços  públicos  e no cumprimento da legislação e regulamentações aplicáveis. Dessa forma, visa assegurar os valores éticos e morais  no âmbito de sua atuação.

 

A constituição dos pilares organizacionais,  Missão, Visão e Valores, é parte integrante do processo de evolução, crescimento e consolidação do CAISM Philippe Pinel. Esta é a dimensão de atuação em que todos os Colaboradores devem desenvolver a sua atividade e dessa forma contribuir para o crescimento sustentável da Instituição.

 

É responsabilidade do CAISM Philippe Pinel aprofundar e fazer evoluir a forma como os valores éticos são vividos e praticados no seio da Instituição.

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado