Preparação Hospitalar para Atendimento de Desastres e Incidentes com Múltiplas Vítimas e Preparação Hospitalar para Abandono

Desastres não seguem regras. Prever hora, local e número de vítimas, em geral, não é possível. A estruturação adequada prévia é crucial para um bom atendimento, pois independentemente da etiologia, as conseqüências médicas e na saúde pública podem ser impactantes, já que o aumento repentino da demanda pode trazer grande vulnerabilidade para o sistema de saúde.

Desta forma, a Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo implanta em todos os seus hospitais um Plano de Atendimento a Desastres, estabelecendo regras de bom funcionamento em eventualidades deste tipo, respeitando particularidades de cada instituição. Objetiva-se que estas diretrizes de funcionamento minimizem o caos e a confusão, que frequentemente, acompanham este tipo de ocorrência.

Veja abaixo:

Plano de Atendimento - Preparação Hospitalar