Diagnóstico durante o Pré-Natal

A testagem para HIV é recomendada para todas as gestantes, de preferência no 1º trimestre. A gestante que não teve acesso ao pré-natal adequado, o diagnóstico pode se realizado no 3º trimestre ou até na hora do parto. As gestantes que souberem da infecção durante o pré-natal tem acesso ao tratamento que previne a transmissão vertical, de mãe para filho.

Recebem também, o acompanhamento necessário durante a gestação, parto e amamentação. A mãe que tem o vírus não deve amamentar o bebê, porque há risco de transmissão do vírus da mãe para o filho. Além de ser um direito garantido por lei, as mulheres soropositivas podem ter uma gravidez tranquila, segura e com muito baixo risco de que seu bebê nasça infectado pelo HIV, caso faça o correto acompanhamento médico e siga todas as recomendações e medidas preventivas explicadas acima.