Saúde abre inscrições para voluntários no combate ao coronavírus

Interessados com qualquer tipo e nível de formação podem participar e há atividades voltadas para estudantes e graduados na área da saúde; inscritos vão atuar em unidades da capital e em Santos

A Secretaria de Estado da Saúde abre nesta terça-feira (9) inscrições para quem quiser ser voluntário do Governo do Estado no combate ao novo coronavírus. Serão dois projetos: um disponível para pessoas com qualquer tipo e nível de formação e carreira profissional, e outro focado em estudantes ou formados em cursos da área de Saúde.

As inscrições podem ser feitas a partir de hoje, e os inscritos poderão colaborar em uma das unidades da Secretaria localizadas na capital ou no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos.

Aos estudantes, as horas de atividades prestadas poderão ser consideradas como aditivas e complementares ao conteúdo curricular, caso esteja previsto no projeto pedagógico do curso. O “Projeto de Voluntários Acadêmicos da Área das Ciências da Saúde” é voltado para estudantes e graduados na especialidade, de 18 a 59 anos, que poderão atuar em diversas áreas como assistência social, biologia ou biomedicina, enfermagem e técnico de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e técnico de laboratório. O trabalho do voluntário com formação em saúde será de apoio aos profissionais das respectivas áreas. A inscrição para este projeto pode ser feita em: Projeto de Voluntários Acadêmicos da Área das Ciências da Saúde.

Para contribuir, não é preciso ter formação nessas áreas. Qualquer interessado também pode ajudar no combate ao COVID-19, independentemente do tipo e do nível de escolaridade.  O “Projeto de Voluntários” é destinado a qualquer pessoa física, entre 18 e 59 anos, que poderão participar em atividades como recebimento e entrega de materiais, recepção e atendimento, call center, orientação aos usuários das unidades, atividades administravas, entre outras. As inscrições para o projeto também podem ser feitas a partir desta terça pelo link Projeto de Voluntários

Todas as atividades voluntárias são desenvolvidas em caráter complementar, sem vínculo empregatício ou remuneração, e não substituem cargos e empregos ocupados por profissionais.

Mais informações sobre os projetos, como as unidades de atuação e detalhes das atividades podem ser consultadas no edital.