Juquery inova e lança 1ª mostra artística virtual #SoyLocoEmCasa

O Complexo Hospitalar do Juquery realiza a partir desta quarta-feira (23), a sua primeira mostra artística virtual, chamada #SoyLocoEmCasa. A programação vai até 4 de outubro e envolve seminários, intervenções artísticas, carros de som e outras atividades para alcançar a população sem que as pessoas precisem sair de casa, reforçando as medidas de prevenção da COVID-19.

A iniciativa é uma inovação do festival de artes realizado anualmente pela unidade, chamado “Soy Loco por Ti Juquery”, que chega agora à sua terceira edição. A ocupação cultural ocupa o próprio Complexo e inclui um seminário internacional online com 15 propostas artísticas que serão disseminadas na cidade de Franco da Rocha, onde o hospital está instalado.

Entre as várias iniciativas, o destaque é o “Jogo das Memórias do Juquery”, um baralho com imagens de 14 obras do acervo Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), que serão distribuídos para crianças da região. Uma das artistas representadas no baralho é Aurora Cursino dos Santos, grande nome do acervo do museu.

A influência de Cursino também está presente na apresentação sonora do grupo Odisseia das Flores. O “Sarau Locoesia” tratá poesias produzidas a partir da releitura de suas obras e dizeres, por meio de um carro de som.

Outro destaque é a atividade proposta pelas artistas Beth Ziani, Cibele Lucena e Flavia Mielnik, feita em colaboração com outros artistas e frequentadores do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região. Juntas, essas pessoas criaram cartazes especiais a partir de imagens de pássaros recebidas pelas três profissionais responsáveis pela intervenção.

Para que o público também possa vivenciar o festival de dentro de suas casas, o artista Edmar Almeida enviará cartões postais criados a partir da obra em xilogravura com a frase “O tempo passa como uma flecha que move sem se notar”. A ação provoca o remetente a reenviar informações, repensando as relações humanas atuais, fronteiras e naturezas, liberdades e vigilâncias, conectando narrativas.

A realização é do Complexo Hospitalar do Juquery, Prefeitura de Franco da Rocha, Museu de Arte Osório César e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Idealização e produção da Trapézio Produções Culturais, com parceria do Goethe-Institut, Living Museum e Psychiatrie St. Gallen Nord O festival é um projeto aprovado via Proac (Programa de Ação Cultural) de SP.

Seminário Internacional

A programação inclui ainda o 2º Seminário Cultura e Saúde, de 23 a 26 de setembro, reunindo debates, palestras e apresentações com o objetivo de promover e aproximar iniciativas artísticas e instituições médicas que trabalham na confluência entre a arte e o cuidado da Saúde Mental. O seminário irá proporcionar a conexão de experiências brasileiras, norte-americanas e suíças. O encontro terá tradução simultânea para inglês e português e transmissão via canal oficial do festival no YouTube (http://bit.ly/soyloconoyoutube).

#SoyLocoEmCasa (3º Soy Loco Por Ti Juquery)

De 23 de setembro a 4 de outubro: programação da mostra #SoyLocoEmCasa (intervenções artísticas pela cidade de Franco da Rocha)

De 23 de setembro a 26 de setembro: 2º Seminário Cultura e Saúde (http://bit.ly/soyloconoyoutube)

Facebook: www.facebook.com/soylocoportijuquery