Hospital Infantil Darcy Vargas promove atividade lúdica no Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância
O brinquedo terapêutico educativo pretende tranquilizar crianças e familiares a respeito do tratamento oncológico
No Dia Internacional da Luta Contra o Câncer na Infância, 15 de fevereiro, o Hospital Infantil Darcy Vargas (HIDV), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, referência em oncologia pediátrica, promove atividades de educação em saúde aos pacientes em tratamento oncológico utilizando como estratégia o brinquedo terapêutico.
Por meio de parcerias com a ABRALE (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) e com o apoio do Instituto Maurício de Souza, foi implantado no HIDV, desde 2006, o Projeto Dodói, que consiste em ensinar ao paciente infantil as atividades envolvidas no tratamento que será destinado a ele.
A criança, quando inicia o tratamento oncológico, recebe um kit do Projeto Dodói, que contém um boneco, que pode ser a Mônica ou Cebolinha, e livros ilustrativos sobre a doença para, desta forma, aprender na prática sobre o processo, e compreender que se trata de um cuidado.
“Aplicamos a técnica do brinquedo terapêutico para explicar os procedimentos que serão realizados na criança em uma linguagem acessível e, depois, essa criança terá a oportunidade de reproduzir no boneco a mesma técnica, assim, tanto o paciente quanto a família ficam mais tranquilos porque entendem cada etapa do tratamento e isso também ajuda a amenizar o estresse gerado inicialmente”, esclarece Marta Marina Teixeira da Silva, diretora do Serviço de Enfermagem do HIDV.
O câncer na infância
O câncer, quando detectado de forma precoce, permite um tratamento mais leve e assertivo. Por este motivo, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos aos sinais da doença.
“Quando o câncer é detectado em sua fase inicial, as chances de cura são maiores e permite a redução das complicações agudas e tardias do tratamento”, reforça Geisa Alves de Souza, coordenadora da Oncologia do HIDV.
Existem alguns sinais e sintomas que podem ser observados, como: palidez; hematomas ou sangramento; caroços ou inchaços, especialmente se forem indolores, sem febre ou outros sinais de infecção; perda de peso inexplicada ou febre; tosse persistente ou falta de ar; alterações nos olhos, como: pupila branca, estrabismo de início recente, perda visual, hematomas ou inchaço ao redor dos olhos; inchaço abdominal; dores de cabeça, especialmente se for incomum, persistente ou grave; vômitos (em especial pela manhã ou com piora ao longo dos dias); dor em membros como braços ou pernas, ou dor óssea; inchaço sem trauma; sinais de infecção e cansaço excessivo.
O HIDV é a principal referência em oncologia pediátrica do Estado de São Paulo, mas recebe pacientes de todo o Brasil e, também, de alguns países da América do Sul, como Paraguai, Bolívia e Peru. Atualmente, estão em tratamento oncológico no HIDV cerca de 70 crianças.
Atividade: Aplicação do brinquedo terapêutico
Local: Ambulatório de Oncologia – Hospital Infantil Darcy Vargas
Rua Dr. Seráfico de Assis Carvalho, 34 – Jardim Guedala - SP
15 de fevereiro de 2023
Horário: 11 h