Secretaria de Estado da Saúde

A A A Tamanho do texto

Governo de SP reforça importância da vacinação contra poliomielite

Saúde ampliou a Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite no Estado até dia 31 de outubro

Com uma baixa demanda e sob o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil, o Governo de SP, em parceria com os 645 municípios, prorrogou a Campanha de Multivacinação e contra Poliomielite até o dia 31 de outubro. Apenas 28% do público-alvo, entre crianças e adolescentes, procuraram os postos para se vacinar.

 

“Esta é mais uma oportunidade para os pais e responsáveis procurarem os postos de vacinação e levarem seus filhos para se vacinar. Estamos em um momento importante e, infelizmente, com baixas coberturas vacinais, o que pode acarretar na volta de doenças graves que estavam eliminadas do nosso Estado”, destaca Regiane de Paula, da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde

 

Contra a poliomielite, foram imunizadas 1,2 milhão de crianças, o que representa 53% do público-alvo desta faixa etária. A vacinação contra esta doença é fundamental para evitar o risco de reintrodução do vírus, do qual não se tem registro de caso no Estado há mais de 30 anos. A vacina é indicada para todas as crianças de 2 meses a menores de um ano de idade.

 

Além da vacina contra poliomielite, na campanha de multivacinação estão disponíveis as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b - também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.

 

Na população de menores de 1 ano e de 5 a 14 anos, compareceram nos postos de vacinação 2,5 milhões de pessoas da faixa etária, o que representa 28% do público-alvo. Destes, 84% foram encaminhados para receber alguma vacina do calendário.

 

SP conta com 9,1 milhão de crianças e adolescentes nesta faixa etária e os responsáveis devem levá-los aos postos de vacinação com a caderneta para que os profissionais da Saúde confiram se a imunização está em dia. As estratégias de imunização são definidas pelos municípios.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado