Governo de SP distribui mais 178 respiradores para interior, litoral e Grande São Paulo
Equipamentos permitem a ampliação de leitos de UTI para casos graves de COVID-19 em serviços de saúde localizados em 40 cidades
O Governo do Estado de São Paulo distribui, nesta semana, mais 178 respiradores para 40 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, incluindo a capital. Os novos equipamentos permitem a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e, assim, garantem atendimento aos casos graves provocados pelo novo coronavírus.
Na Grande São Paulo, serão enviados mais 55 ventiladores, sendo 5 para o Hospital Leito Irmã Annete em Embu das Artes, 10 para a Prefeitura Osasco e 40 para Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Já a região da Baixada Santista receberá dez respiradores direcionados a Prefeitura de Santos. O Hospital Carlos Fernando Malzone, na região de Araraquara, receberá 4 equipamentos.
Na região de Barretos serão destinados dois equipamentos, um respirador para a Prefeitura de Taiúva e outro para o Hospital Municipal Oscar Baptista de Carvalho na cidade de Guaraci. À região de Franca, serão enviados 3 respiradores a Santa Casa de Ituverava.
Já para a região de São José do Rio Preto serão destinados 22 respiradores, sendo 2 para o Pronto Atendimento Dr. José Osmar S. Lopes, um para a Santa Casa de Jales, 4 para a Santa Casa de Monte Aprazível, 10 para o Pronto Socorro Santo Antonio, 4 para o Pronto Atendimento Fortunata Pozobom e um para a Santa Casa de Votuporanga.
Para a região de Sorocaba irão mais 9 equipamentos, sendo um para o Pronto Atendimento de Iperó, 4 para o Hospital Joaquim Raimundo e 4 para Santa Casa de Tatuí.
Também no interior, a região de Marília contará com reforço de 11 respiradores, sendo 2 para a Prefeitura Municipal de Echaporã, outros dois para a Prefeitura de Gália, três para a UPA de Tupã e um para cada um desses locais: UPA de Garça; Prefeitura de Guarantã; Prefeitura de Guaimbê e Prefeitura de Júlio Mesquita. Outros 6 vão para o Hospital São José, na região de Bauru.
A região de Campinas receberá 8 respiradores, sendo 2 para a Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões, 1 para a Santa Casa de Cosmópolis, 2 para a Prefeitura de Holambra, 1 para o Pronto Atendimento em Santo Antonio de Posse e 2 para a Prefeitura de Várzea Paulista.
Para a região de Presidente Prudente serão 15 equipamentos, sendo 5 para a Prefeitura de Dracena, 2 para a Santa Casa de Martinópolis, 2 para o Hospital e Maternidade Regente Feijó, 4 para a Prefeitura de Teodoro Sampaio e 2 para a Santa Casa de Tupi Paulista.
A região de Taubaté receberá mais 33 equipamentos, sendo 2 para a Prefeitura de Areias, 2 para a Unidade Mista de Bananal, 10 para a Prefeitura de São José dos Campos, 6 para a a Santa Casa de Ubatuba, 3 para o Hospital Mario Covas em Ilhabela e 10 para a Santa Casa de Lorena.
"Não temos medido esforços quanto ao enfrentamento da COVID-19. Já são um total de 3,6 mil respiradores distribuídos as cidades para a ampliação de leitos de UTI no Estado de SP.” afirma o Secretário de Estado da Saúde de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.
A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo.