Governo de SP distribui mais 111 respiradores para capital e interior
Equipamentos permitem a ampliação de leitos de UTI para casos graves de COVID-19 em serviços de saúde localizados em 27 cidades
O Governo do Estado de São Paulo distribui, nesta semana, mais 111 respiradores para 27 cidades do interior e a capital. Os novos equipamentos permitem a abertura de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) e, assim, garantem atendimento aos casos graves provocados pelo novo coronavírus.
Os respiradores serão destinados para serviços localizados em onze Departamentos Regionais de Saúde (DRS). Na capital, serão destinado 40 equipamentos para o Hospital Santa Marcelina de Itaquera, na zona leste de São Paulo. À região de Franca, serão enviados 20 respiradores, sendo 10 para Santa Casa de Ipuã, 5 para a Santa Casa de Ituverava e 5 para o Hospital São Marcos em Morro Agudo.
Já a região de Campinas receberá 11 respiradores para fortalecer a rede hospitalar, sendo 6 para o Hospital de Campanha (UNIMEP) em Santa Bárbara D’Oeste, 3 para o Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus em Bragança Paulista e 2 para a Santa Casa de Cosmópolis. Outros dois vão para o Pronto Atendimento de Engenheiro Coelho, na região de Piracicaba.
Mais 11 equipamentos do tipo vão para a região de Sorocaba. A Santa Casa de Piedade receberá cinco ventiladores, e as Santas Casas Angatuba e de Itararé receberão dois cada, assim como o Pronto Atendimento de Mairinque.
À região do Vale do Paraíba serão 10 respiradores, sendo 5 para o Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão, 3 para a Santa Casa de Misericórdia São José em Cachoeira Paulista e 2 para o Pronto Atendimento de Piquete.
Já para a região de Bauru, serão destinados 8 ventiladores pulmonares: 3 para a Santa Casa de Icanga e 2 para o Hospital Municipal de Paranapanema; a Santa Casa de Itaguaí e as UPAs de Agudos e de Mineiros do Tietê recebem um respirador cada. À região de Marília, serão enviados 4 respiradores, sendo 2 para o Hospital Jesus Maria José, um para o Hospital Beneficente Maracaí e um para a Santa Casa de Salto Grande.
A Santa Casa de Guaíra, na região de Barretos, receberá dois ventiladores, e um equipamento do tipo vai para o Hospital São Sebastião em Borborema, na região de Araraquara. Também serão destinados outros 2 respiradores para a região de São José do Rio Preto, sendo um para o Pronto Socorro de Pirangi e outro para o Pronto Atendimento de Irapuã.
"Chegamos ao número de mais 3 mil respiradores entregues e ultrapassamos em número de leitos e respirados a própria Alemanha e procuramos chegar a níveis de outros países da Europa” afirmou o Secretário de Estado da Saúde de Estado da Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn.
A distribuição é técnica e feita para locais com maior demanda de internações por COVID-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Para enfrentamento à pandemia, o estado de São Paulo dobrou o número de leitos de terapia intensiva no SUS, ultrapassando 8,1 mil leitos do tipo.