SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
COORDENAÇÃO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA - CIP
CENTRO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
“PROF.  ALEXANDRE VRANJAC” – CVE
DIVISÃO DE INFECÇÃO HOSPITALAR
email: dvhosp@saude.sp.gov.br
telefone: 3066-8261 e 3082-7526
FAX: 3082-9359 e 3082-9395

 

Programa de Treinamento de
Infecção Hospitalar para Hospitais Psiquiátricos

 

Realizou-se nos dias 30 e 31 de outubro treinamento sobre Infecção Hospitalar para os Hospitais Psiquiátricos do Estado de São Paulo.

Participaram do evento 70 profissionais dentre os convidados representantes das Direções Regionais de Saúde bem como técnicos dos 67 hospitais psiquiátricos no Estado.

O programa compreendeu abordagens gerais sobre infecção hospitalar, porém com enfoque particularizado para este tipo de instituição.

Os Hospitais Psiquiátricos possuem características particulares que os diferenciam dos demais hospitais, com fatores de risco distintos para aquisição de infecção hospitalar.

Os objetivos deste treinamento foram: oferecer oportunidade de aprendizado sobre o controle de infecção hospitalar com abordagem específica para a população psiquiátrica e favorecer a troca de informações entre os serviços.

Em etapa futura será realizado o acompanhamento destas instituições, a fim de facilitar a implementação das Comissões de Controle de Infecção Hospitalar e estimular a execução de atividades de vigilância epidemiológica ativa das Infecções Hospitalares.

São Paulo, outubro de 2003.