INFLUENZA AVIÁRIA
imprimir NOVOS CASOS HUMANOS NA ÁSIA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou quatro novos casos humanos de Influenza aviária no Vietnã, com evolução para óbito em três deles.

Os casos estão distribuídos entre Vietnã, com 32 casos e 24 óbitos e Tailândia, com 17 casos e 12 óbitos, com letalidade elevada (75% e 70,6%, respectivamente). Vietnã e Tailândia somam 49 casos ocasionados pelo vírus influenza aviária A (H5N1) em humanos desde o ano de 2004, com um total de 36 óbitos (letalidade 73,5%).

No Vietnã ainda há casos suspeitos sob investigação e na Tailândia não há casos novos desde novembro de 2004. Até o momento, não há evidências que indiquem a transmissão inter-humana do vírus influenza A (H5N1). A maioria dos casos teve contato com aves doentes. As autoridades sanitárias mundiais temem que uma mutação viral possa levar à disseminação da doença e à pandemia de influenza.

Neste contexto, cabe ressaltar a importância da manutenção de uma vigilância ativa e constante em relação à influenza, em todos os níveis (central regional e municípios) no estado; a identificação, notificação e investigação oportunas de surtos/epidemias de doença respiratória, com detecção rápida do agente etiológico, permitindo a adoção de medidas    efetivas de prevenção e controle deste agravo.

Vale lembrar que todo surto de doença respiratória (ex. síndrome gripal ou outros) deve ser notificado imediatamente ao CVE/SES-SP (Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória e à Central de Vigilância) e registrados no SINAN (Boletim de Notificação de Surtos).

 

Recomenda-se também, a leitura de outros artigos e documentos técnicos já expedidos sobre influenza, que se encontram disponíveis no “site” do CVE/SES-SP:http://www.cve.saude.sp.gov.br (BEPA, documentos técnicos, etc.); Ministério da Saúde/SVS: http://www.saude.gov.br/svs; OMS:http://www.who.int

 

São Paulo, 12 de janeiro de 2005 

 

Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória/CVE/CIP/SES-SP
e-mail:dvresp@saude.sp.gov.br