SERVIÇO DE CLÍNICA MÉDICA GERAL

HCFMUSP

Prof. Dr. Mílton de Arruda Martins

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CENTRO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE - CPS

 

Roteiro de Procedimentos Básicos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenador: Dr. Mario Ferreira Junior

Co-coordenação: Ana Claudia Camargo

 

 

 

 

 

São Paulo

2.010

 


Sumário

 

§       Apresentação

1.    Introdução

2.    A anamnese com enfoque preventivo

3.    Rotina de Rastreamento Básico – RRB

3.1. Questionários específicos

3.2. Exame físico e manobras específicas

3.3. Exames complementares

4.    Rastreamento para Grupos de Risco – RGR

4.1. Risco de doenças ocupacionais

4.2. Risco aumentado de câncer

4.3. Risco aumentado de distúrbios metabólicos ou vasculares

4.4. Risco aumentado de doenças transmissíveis

4.5. Risco de deficiência auditiva em idade avançada

5.    Aconselhamento

5.1. Atividade física

5.2. Alimentação

5.3. Higiene bucal

5.4. Tabagismo

5.5. Abuso de álcool e drogas

5.6. Prática sexual

5.6.1. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST)

5.6.2. Prevenção de gravidez indesejada

5.7. Exposição a raios UV

5.8. Acidentes e violência

5.8.1. Veículos movidos a motor

5.8.2. Atividades domésticas e recreativas

5.8.3. Violência juvenil

5.8.4. Violência doméstica

6.    Imunizações e quimioprofilaxia

6.1. Vacinas

6.2. Medicamentos

 

Anexo 1.A  Fluxogramas, formulários e outros dispositivos gerais

Anexo 1.B - Atendimento ambulatorial

Anexo 1.CGrupos de Apoio e Aconselhamento

Anexo 2.  Ficha clínica do CPSFMUSP

Anexo 3.1.A. Questionário CAGE – Rastreamento de problemas relacionados ao uso de álcool

Anexo 3.1.B. Questionário AUDIT – Rastreamento de problemas relacionados ao uso de álcool

Anexo 5.     Mudança de hábitos e comportamentos (Prof. Letícia Tunala)

Anexo 5.1. Atividade Física (Prof. Dr. Celso Carvalho)

Anexo 5.2. Alimentação (Prof. Dra. Isabela Benseñor)

Anexo 5.4. Tabagismo (Prof.  Dra. Eliane Correa)

Anexo 5.9.  Estresse (Prof. Letícia Tunala)

Anexo 5.10. Sono (Dr. Luis Augusto Sales Lima Pilan)

Anexo 6.1. Vacinas (Prof. Dra. Eliana B. Gutierrez)

Anexo 6.2. Conteúdo da Palestra

Anexo 6.3 Material de Apoio Grupo de Tabagismo


Apresentação

 

 

O Centro de Promoção da Saúde – CPS é uma iniciativa do Serviço de Clínica Médica Geral do HCFMUSP que, desde 1999, se dedica ao ensino, pesquisa e prestação de serviços à comunidade na área de prevenção de doenças e promoção da saúde.

 

O atendimento básico é do tipo ambulatorial individual com médicos, pré e pós-consulta estruturadas pela enfermagem e serviço social, e grupos de intervenção com profissionais de várias disciplinas, como: psicologia, enfermagem, nutrição, fisioterapia e educação física. Trata-se, portanto, de um trabalho multiprofissional e multidisciplinar integrado.

 

Em princípio, os procedimentos adotados dentro das rotinas do CPS são baseados na existência prévia de evidências clínicas e epidemiológicas que atestem a sua efetividade ou a sua validade para as práticas coletivas de saúde. A maioria deles é originária dos trabalhos desenvolvidos pela US Preventive Services Task Force e pela Canadian Task Force for Preventive Health Care, após revisão cuidadosa de um grupo de estudos formado por assistentes e residentes da Clínica Geral e especialistas convidados.

 

A lista de procedimentos, obviamente, não é completa nem definitiva. Outros poderão ser incorporados, como resultado das análises das evidências mais recentes feitas pelo grupo de estudos encarregado da padronização de condutas do CPS, ou de pesquisas que vierem a ser realizadas como parte de suas atividades. Assim, toda a contribuição no sentido de melhorar este Roteiro é bem-vinda.

 

O objetivo maior do CPS é tornar-se o gerador, processador e divulgador dos conhecimentos ligados à prática clínica preventiva baseada em evidências, que, espera-se, passe a fazer parte integrante do atendimento de saúde nos ambulatórios e consultórios de atenção primária ou de especialidades, nas enfermarias, nas consultas domiciliares, locais de trabalho ou outro tipo de situação onde exista o contato dos profissionais de saúde com seus clientes.

 

 

 

 

 

A Coordenação


 

1. Introdução

O Exame Periódico de Saúde (EPS) consiste na visita espontânea ou estimulada ao ambulatório ou consultório médico, com a finalidade de obter uma fotografia do estado atual da saúde do indivíduo, a presença de fatores de risco de problemas futuros, e, eventualmente, o diagnóstico precoce de doenças, através da busca ativa de casos.

Na prática clínica preventiva e de promoção da saúde, deve-se estar atento não somente às queixas atuais do cliente, mas, principalmente, a tudo o que possa colocar em risco a sua integridade física e mental, no momento e no futuro. Ou seja, deve-se associar o raciocínio baseado em fatores de risco ao raciocínio clínico baseado em queixas.

Dentro desta perspectiva, a consulta médica (entendida dentro do seu contexto mais amplo, que vai da pré à pós-consulta e retornos) deve ser estruturada de modo a contemplar o rastreamento de doenças e fatores de risco (screening), o aconselhamento para mudanças de hábitos de vida não saudáveis e a profilaxia específica de certas moléstias.

O Centro de Promoção da Saúde - CPS do HCFMUSP recomenda a introdução de práticas preventivas no bojo dos mais variados tipos de atendimento à saúde, como, por exemplo, check-ups, exames médicos ocupacionais, consultas espontâneas, internações hospitalares, visitas domiciliares. No caso de indivíduos assintomáticos, indica-se pelo menos um EPS completo a cada dois anos para menores que 50 anos e anual a partir de então.

 

 

2. A anamnese com enfoque preventivo

Identificando ou não queixas agudas específicas por parte do cliente que se submete a EPS, cabe à equipe de saúde investigar, ativamente, a presença de fatores de risco que possam justificar a solicitação de exames complementares de rastreamento, aconselhamentos visando à supressão ou atenuação de riscos para o futuro ou a indicação de um meio de profilaxia.

A anamnese com enfoque preventivo de um indivíduo adulto deve incluir:

a.      Identificação: ênfase especial à idade, sexo, procedência, atividade de trabalho, local de moradia.

b.     Descrição da atividade de trabalho e do local de moradia.

c.     Pesquisa de hábitos e comportamentos de vida: alimentação, atividade física, exposição a raios UV, uso de álcool, drogas e medicamentos, tabagismo, estresse, atividade sexual, risco de acidentes (trânsito, ocupacional e doméstico), violência, higiene bucal.

d.     Antecedentes mórbidos individuais, doenças crônicas em tratamento ou acompanhamento médico.

e.      Pesquisa de queixas de perda de acuidade visual e auditiva em idosos.

f.       Antecedentes familiares: ênfase em diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, doença coronariana precoce, e canceres (mama, próstata e colo-retal).

g.     Testes de rastreamento (check-up) feitos de rotina e sua periodicidade.

h.     Histórico vacinal.

Como os fatores de risco podem ser mais importantes do que as queixas (quando elas existem), o médico deve estar preparado a lançar mão de técnicas adequadas, dentro da sua relação com o cliente, que maximizem a qualidade das informações obtidas, pois muitos dos assuntos abordados podem gerar constrangimentos (p.ex. comportamento sexual, uso de álcool ou droga). De um modo geral, recomenda-se:

a)     inspirar confiança, garantindo o total sigilo das informações obtidas;

b)    evitar inferência ou juízo de valor sobre os itens abordados;

c)     dar espaço para que o cliente fale e ouvi-lo atentamente;

d)    ter paciência e respeitar o silêncio do cliente;

e)     adequar a linguagem a cada cliente, sem vulgarizá-la;

f)      individualizar o atendimento;

g)     ser objetivo quanto aos itens a serem abordados;

h)     manter uma lista com os principais “problemas” em local de destaque no prontuário.

Para os indivíduos cuja anamnese não revela qualquer problema de saúde, e que não se enquadram em grupos de risco para doenças futuras, pode-se utilizar como base de investigação a Rotina de Rastreamento Básico, abaixo descrita. Para indivíduos sintomáticos ou portadores de fatores de risco genético, ocupacional, ambiental, ou decorrente de estilo de vida pessoal, outros exames podem ser solicitados, dentro do Rastreamento para Grupos de Risco.

 

 

3. Rotina de Rastreamento Básico - RRB

Rastreamento de doenças (screening) é uma denominação reservada à execução de procedimentos clínicos ou exames complementares feitos na ausência de sintomas ou sinais que os justifiquem. Aplica-se, portanto, a indivíduos assintomáticos ou àqueles cujos eventuais sintomas ou sinais não têm qualquer relação com os testes efetuados. A realização de manobras ou exames complementares que tenham relação com queixas ou alterações de exame físico dos clientes fazem parte da investigação diagnóstica, não sendo, portanto, considerados rastreamento.

A Rotina de Rastreamento Básico (RRB) pode incluir questionários dirigidos, manobras de exame físico e exames complementares, que se aplicam a qualquer indivíduo, dependendo apenas do sexo e faixa etária, ou seja, independendo da presença de outros fatores de risco para a saúde. Os procedimentos apresentados a seguir são aqueles para os quais existe evidência científica segura de eficácia e efetividade, e são os adotados e recomendados pelo CPS, no momento[1].

As recomendações aplicam-se a adultos. Mulheres em período de gestação, lactentes, crianças e adolescentes podem ser objeto de procedimentos específicos que fogem ao escopo deste texto, embora muitos dos citados sejam indicados também para estes grupos.

 

3.1. Questionários específicos

a.     Abuso de bebida alcoólica

CAGE (Anexo 3.1.A) ou AUDIT (Anexo 3.1.B): indicado periodicamente.

 

b.     Depressão

O rastreamento da depressão está indicado para adultos que tenham acesso a tratamento adequado, através de duas questões preliminares:

1.     Nas últimas 2 semanas, você tem se sentido para baixo, deprimido, sem esperança?

2.     Nas 2 últimas semanas, você tem sentido pouco interesse ou prazer nas coisas?

 

3.2. Exame físico e manobras específicas

O exame físico é um complemento importante da anamnese, principalmente, quando se busca identificar as causas de determinadas queixas e o diagnóstico de determinada doença. Além disso, o “toque” do médico costuma ser um fator importante para o fortalecimento da relação médico-paciente, fazendo com que o cliente se sinta bem atendido, confiante e seja mais receptivo às orientações e tratamentos.

Embora não exista evidência segura na literatura médica que justifique a realização de exame físico completo em pessoas assintomáticas submetidas a EPS, ele pode ser realizado e os seus achados devem ser objeto de ponderação criteriosa por parte do médico examinador quanto aos seus possíveis desdobramentos (solicitação de exames complementares, tratamento clínico ou cirúrgico) e o real benefício destes para a saúde do cliente (redução de morbi-mortalidade).

De todas as manobras de exame físico existentes, aquelas que apresentam evidência de benefício no sentido de mudar a evolução natural de doenças, com impacto positivo na vida das pessoas, e que, portanto, deveriam obrigatoriamente fazer parte da rotina adotada, são as seguintes:

 

a.      Medida da Pressão Arterial (PA): indicada na primeira consulta e, se normal, a cada 1 a 2 anos.

b.     Medida de peso e altura (cálculo do índice de massa corpórea – IMC = P/A2 em Kg/m2): indicada na primeira consulta e periodicamente.

c.     Medida da circunferência abdominal: indicada na primeira consulta e periodicamente.

d.     Teste com Tabela de Snellen: indicado periodicamente, em idosos acima de 65 anos de idade.

 

3.3. Exames complementares

Os exames subsidiários abaixo indicados por faixa etária e sexo são aqueles para os quais há evidências suficientes que validam o seu uso como prática coletiva na prevenção de doenças:

 

a.     Dosagem do colesterol total e frações (HDL e LDL): a cada 3 a 5 anos, em homens acima de 35 anos e mulheres acima de 45 anos de idade.

b.     Glicemia de jejum: a cada 3 a 5 anos, todos acima dos 45 anos de idade.

c.     Papanicolaou: mulheres, a partir do início da vida sexual, e que tenham colo de útero. Inicialmente, a cada ano, e, no caso de 2 exames subseqüentes classe I ou II, a cada 3 anos. Discutível acima de 60 anos, se exames anteriores realizados nos últimos anos foram normais.

d.     Mamografia: a cada 1 a 2 anos, em mulheres entre 50 e 69 anos de idade. O benefício da mamografia (redução de mortalidade) é crescente a partir dos 40 anos de idade.

e.     Pesquisa de sangue oculto nas fezes: a cada ano, em todos indivíduos acima de 50 anos de idade até 75 anos.

f.       Densitometria óssea: periodicamente, em todas as mulheres acima de 65 anos de idade

 

 

4. Rastreamento para Grupos de Risco – RGR[2]

Ao contrário da RRB, que se aplica a indivíduos da população geral, o Rastreamento para Grupos de Risco (RGR) é reservado para aqueles em que na anamnese clínica foi evidenciada a presença de algum(ns) fator(es) de risco para doença(s) ou evento(s) cujos efeitos podem ser atenuados ou eliminados, desde que o diagnóstico seja feito precocemente. O RGR, portanto, complementa a RRB em situações de risco especial.

A indicação de procedimentos de rastreamento nestas situações nem sempre é acompanhada de evidências suficientes. Alguns são obrigatoriedade legal (rastreamento de doenças ocupacionais), mas a maioria se baseia em resultados de estudos isolados, opinião de especialistas, ou na perspectiva de que o valor preditivo positivo (VPP) de determinados testes aumenta em grupos onde a prevalência esperada da doença ou evento seja maior.

 

4.1. Risco de doenças ocupacionais[3]

a.      Avaliação clínica:

a.1. Indicada a cada ano para todo trabalhador menor que 18 anos ou maior que 45 anos, ou ainda, que corra risco de doença relacionada com o trabalho.

a.2. Indicada a cada 2 anos para todo trabalhador entre 18 e 45 anos, que não corra risco de doença relacionada com o trabalho, nem seja portador de doença crônica.

 

b.     Audiometria tonal: indicada na admissão, no 6º mês, anualmente a partir de então, e na demissão, para trabalhadores expostos a ruído acima dos limites de tolerância (dose equivalente a 85 dB(A) por 8 horas para ruído contínuo ou 120 dB(C) para ruído de impacto), durante as atividades diárias de trabalho.

 

c.     Telerradiografia de tórax:

c.1. Indicada na admissão e anualmente, para trabalhadores expostos a AERODISPERSÓIDES FIBROGÊNICOS, acima dos limites de tolerância específicos, durante as atividades diárias de trabalho.

c.2. Indicada na admissão e a cada 3 anos, para trabalhadores expostos, por menos de 15 anos, a AERODISPERSÓIDES NÃO-FIBROGÊNICOS, acima dos limites de tolerância específicos, durante as atividades diárias de trabalho.

c.3. Indicada na admissão e a cada 2 anos, para trabalhadores expostos, por mais de 15 anos, a AERODISPERSÓIDES NÃO-FIBROGÊNICOS, acima dos limites de tolerância específicos, durante as atividades diárias de trabalho.

 

d.     Espirometria: indicada na admissão e a cada 2 anos, para trabalhadores expostos a AERODISPERSÓIDES FIBROGÊNICOS ou NÃO-FIBROGÊNICOS, acima dos limites de tolerância específicos, durante as atividades diárias de trabalho.

 

e.      Radiografias das articulações coxo-femorais e escápulo-umerais: indicadas na admissão e anualmente, para trabalhadores submetidos a pressões acima de 1 ATM, durante as atividades de trabalho.

 

f.       Hemograma completo com plaquetas: indicado na admissão e semestralmente, para trabalhadores expostos a radiações ionizantes ou a benzeno, durante as atividades de trabalho.

 

g.     Testosterona total ou plasmática livre, LH e FSH: indicados para homens expostos ao risco de absorção de hormônios sexuais femininos, durante as atividades de trabalho.

 

4.2. Risco aumentado de câncer

4.2.1. Câncer de mama

§        Mamografia: anual, para mulheres a partir de 40 anos com parentes de primeiro grau com história de câncer de mama; ou mulheres em uso de TRH.

 

4.2.2. Câncer colo-retal

§        Pesquisa de sangue oculto nas fezes anual e colonoscopia a cada 10 anos, para indivíduos a partir de 40 anos com parentes de primeiro grau com história de câncer colo-retal ou polipose adenomatosa familiar

§        Colonoscopia: a critério do médico, para indivíduos de qualquer idade com antecedentes pessoais de pólipo adenomatoso, câncer colo-retal ou doença inflamatória intestinal

 

4.3. Risco aumentado de distúrbios metabólicos ou vasculares

§        Colesterol total e frações (HDL e LDL): a critério médico, para pessoas com história de hipercolesterolemia familiar ou hipertensas ou diabéticas ou com IMC acima de 30, independente do sexo e idade

§        Glicemia de jejum: a critério médico, para pessoas hipertensas ou com IMC acima de 30, independente do sexo e idade

§        Urina tipo I (proteinúria): a critério médico, para diabéticos de qualquer sexo e idade

§        Fundo de olho: a critério médico, para diabéticos de qualquer sexo e idade

§        Eletrocardiograma de esforço: antes de iniciar atividade física intensa, para indivíduos com mais de 40 anos de idade e com pelo menos 2 fatores de risco de doença cardiovascular (hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, tabagismo, antecedentes familiares de doença coronariana precoce)

§        Palpação de aorta abdominal e ultra-sonografia de aorta abdominal: homens, fumantes, com mais de 60 anos de idade

§        Densitometria óssea: mulheres acima de 60 anos de idade com fatores de risco para osteoporose (magras, brancas, tabagistas)

 

4.4. Risco de doenças transmissíveis

O rastreamento de doenças transmissíveis deve ser feito através de anamnese cuidadosa que investigue hábitos e comportamentos de risco, como, por exemplo, a prática de sexo sem proteção adequada, condições precárias de vida e higiene, ou a falta de vacinas. Pode ser direcionada, principalmente, para os itens abaixo:

 

a.      Reações Sorológicas para Sífilis: indicadas para pessoas e seus parceiros sexuais, que trocam sexo por dinheiro (trabalhadores do sexo) ou drogas; ou pessoas com outras DST (incluindo HIV), ou que mantenham contato sexual com portadores de sífilis.

 

b.     Bacterioscopia ou cultura de gonococo: indicada para pessoas que troquem sexo por dinheiro (trabalhadores do sexo) ou drogas; ou que tiveram 2 ou mais parceiros sexuais no último ano; ou cujo(s) parceiro(s) tenha(m) múltiplos contatos sexuais; ou que apresentam episódios repetidos de infecção gonocócica.

 

c.     ELISA para HIV (com testes de confirmação para os casos positivos): indicada para homens que fizeram sexo com homens após 1975; ou que receberam transfusões de sangue freqüentes; indivíduos e seus parceiros que são usuários de drogas injetáveis (no presente ou no passado), trocam sexo por dinheiro (trabalhadores do sexo) ou drogas; tenham múltiplos contatos sexuais com pessoas diferentes ou desconhecidos; ou pessoas cujos parceiros sexuais sejam HIV-positivo; ou que procuram tratamento para outras DST.

 

d.     PPD: portadores do HIV ou outras condições médicas de risco ou associadas à tuberculose; indivíduos que mantêm contato íntimo com portadores suspeitos ou conhecidos de tuberculose; ou profissionais de saúde; ou pessoas sem acesso à assistência médica; população de baixa renda (p. ex. “sem-teto”); alcoólatras; usuários de droga injetável; institucionalizados em geral.

 

e.      História de imunidade para rubéola, adquirida por doença ou vacina: indicada para mulheres em idade fértil, complementada pela vacinação, caso necessário.

 

4.5. Risco de deficiência auditiva em idade avançada

 

§        Audiometria tonal: indicada para pessoas com mais de 65 anos, que apresentam sinais exteriores de dificuldade auditiva (p.ex. queixas de parentes).

 

 

5. Aconselhamento

Aconselhamento, entendido como o uso de técnicas apropriadas que estimulem a adesão à prática preventiva e de promoção da saúde, é parte integrante e fundamental do EPS. A simples verificação de resultados anormais em testes de rastreamento nem sempre acarreta as necessárias mudanças de hábitos e comportamentos. A equipe de saúde deve estar capacitada, portanto, a aconselhar seu cliente em relação aos principais fatores de risco, e a trabalhar, em conjunto com o mesmo, a melhor maneira de atenuá-los ou eliminá-los.

De um modo geral, a busca da adesão para os itens cujas recomendações básicas estão descritas mais adiante depende de uma abordagem disciplinada por parte dos profissionais de saúde, detalhada no Anexo 5 deste texto.

 

5.1. Atividade física (ver também Anexo 5.1)

§        O aconselhamento para a atividade física regular é recomendado para todos, visando a reduzir riscos de doença coronária, hipertensão, obesidade e diabetes.

§        Deve-se determinar o nível de atividade física ideal para cada cliente, as principais barreiras encontradas para a sua realização, e fornecer as informações adequadas sobre os seus benefícios.

§        Deve-se ajudar o cliente a encontrar o tipo de exercício que mais se adapte ao seu perfil e à sua rotina diária, com vistas à melhora da saúde e a adesão à prática.

§        Pessoas sedentárias devem ser incentivadas a incorporar atividade física auto-dirigida, moderada e regular na vida diária (p.ex. subir escadas, caminhar ou pedalar, varrer, cortar grama); a meta de curto prazo seria estabelecer um nível de atividade ligeiramente superior aos níveis de base.

§        Como meta de longo prazo (em vários meses), a prática de exercícios físicos aeróbios regulares (caminhar rápido, correr, pedalar, nadar), com duração de 30 minutos por sessão, a maioria dos dias da semana, seria ideal.

§        Concomitantemente, deve-se desenvolver e manter a força muscular e a flexibilidade das articulações.

§        Como regra geral, exercícios vigorosos devem ser desencorajados.

 

5.2. Alimentação (ver também anexo 5.2)

§        Dieta e exercício devem ser dimensionados de modo a manter o peso desejado, através do equilíbrio entre a ingestão calórica e o dispêndio energético.

§        Todos os indivíduos devem limitar a ingestão de gordura (especialmente saturada) e colesterol, manter o balanço calórico na sua dieta, dando preferência a frutas, verduras, legumes, sementes e grãos.

§        É recomendada a redução da gordura total ingerida a menos de 30% do total de calorias e o colesterol a menos de 300mg/dia. Gordura saturada deve ser reduzida a menos de 10% do total de calorias. Deve-se enfatizar o consumo variado de peixe, aves sem pele, carnes magras e derivados de leite desnatado. Dar prioridade a produtos a base de grãos, cereais, legumes, verduras e frutas.

§        Mulheres devem ser encorajadas a consumir quantidades de cálcio adequadas para a idade (até 25 anos, 1220 a 1550mg/dia; de 25 a 50 anos, 1000mg/dia; pós-menopausa, 1000 a 1500mg/dia).

§        A equipe de atenção primária à saúde deve estar preparada a obter uma história alimentar completa, identificar as barreiras a serem superadas para a mudança de hábito alimentar, e oferecer orientação suficiente para a implantação de um plano nutricional, incluindo seleção e preparação de alimentos. Caso isto não ocorra, deve-se recorrer a especialistas qualificados (nutricionistas).

 

5.3. Higiene bucal

§        Indivíduos devem ser orientados a adotar hábitos diários de higiene bucal (escovação com pasta fluorada e o uso de fio dental), ingerir dieta não cariogênica (pobre em sacarose, com 3 refeições regulares, espaçadas de várias horas, evitando ingerir alimentos ou bebidas freqüentes nos intervalos), evitar o tabaco e bebidas alcoólicas, e visitar dentistas regularmente (cada 6 meses).

§        Pais devem ser encorajados a supervisionar a escovação dos filhos, a quantidade de pasta utilizada, ou a limpar externamente os dentes ou mesmo as gengivas de crianças muito pequenas. É desaconselhado o uso de mamadeiras na cama.

 

5.4. Tabagismo (ver também Anexo 5.4)

§        É recomendado o aconselhamento visando à cessação do uso de todas as formas de tabaco, para pessoas de qualquer faixa etária.

§        Grávidas e pais fumantes devem ser informados quanto aos possíveis efeitos deletérios do tabagismo sobre a saúde fetal e das crianças.

§        A prescrição de adesivos ou gomas de nicotina é recomendada como tratamento adjuvante para clientes selecionados.

§        As estratégias que podem aumentar a adesão dos clientes são:

§         Conselhos diretos e sugestões: informar os benefícios de parar de fumar, ressaltando a capacidade do cliente para tanto; motivar o cliente resistente à idéia, se necessário, com várias visitas; marcar, em conjunto, o “dia de parar”, preparando o cliente para os sintomas de abstinência; assegurar àqueles que já pararam e voltaram que isto é a regra e não a exceção.

§         Reforços e lembretes: visitas de apoio ou acompanhamento por telefone são necessárias, principalmente durante as 2 primeiras semanas de abstinência; usar sistemas de registros e de bilhetes adesivos nos prontuários, que garantam que as mensagens anti-tabaco sejam passadas a cada visita ou mesmo à distância.

§         Material de auto-promoção da saúde: colocar à disposição pacotes ou kits com dispositivos de informação que podem motivar e ajudar os usuários de tabaco a pararem por si mesmos.

§         Programas comunitários: a equipe de saúde deve estar preparada para encaminhar o cliente para serviços que ofereçam programas coletivos, cuja eficácia já esteja comprovada.

§         Terapia medicamentosa: a prescrição de nicotina (goma de mascar ou adesivos) só se justifica após a interrupção do uso do produto com tabaco.

§        Mensagens contra o início do uso de tabaco devem ser passadas para os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes, e para adultos jovens.

 


5.5. Abuso de álcool e drogas

§        Pessoas com sinais de abuso ou uso perigoso de álcool ou drogas devem ser orientadas e aconselhadas. O aconselhamento deve incluir a discussão do papel do álcool como causa de acidentes, violência e doenças, conselho direto para reduzir o consumo, e planos para acompanhamento regular.

§        Pessoas que referem uso potencialmente perigoso de drogas devem ser informadas a respeito dos riscos e aconselhadas a parar.

§        Pacientes com evidência de dependência alcoólica ou de outras drogas devem ser encaminhados para tratamento com especialistas ou programas comunitários, sempre que possível.

 

5.6. Prática sexual

5.6.1. Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST)

§        Todos devem ser informados sobre os fatores de risco de DST e aconselhados sobre medidas efetivas para reduzi-los. O aconselhamento deve ser individualizado. A abordagem deve se basear na história dos hábitos sexuais e de uso de drogas.

§        A história deve incluir questões sobre o número e a natureza dos parceiros sexuais, antecedentes de DST, uso de preservativos ou outro tipo de prevenção, e práticas particularmente de alto risco, como relações anais.

§        O aconselhamento para a prevenção de DST seria no sentido da manutenção de relações monogâmicas restritas com parceiro não portador de DST, uso regular de preservativos de borracha, evitar o contato sexual com parceiros casuais ou indivíduos de alto risco (p.ex. profissionais do sexo, pessoas com múltiplos parceiros).

§         Pessoas que mantenham contato com parceiros de alto risco, casuais ou sabidamente portadores de DST, devem ser aconselhadas a evitar o sexo anal e a usar preservativos em todos os tipos de relações.

§        Mulheres devem ser informadas sobre alternativas de prevenção de DST, quando os parceiros masculinos se negam a usar preservativos, como o uso do preservativo feminino, embora a eficácia deste seja menos comprovada do que a do preservativo masculino.

§        Durante o aconselhamento, deve-se enfatizar que o uso de álcool e drogas pode levar a comportamento sexual de alto risco. Usuários de drogas devem ser encaminhados para centros especializados e orientados a evitar o compartilhamento de seringas e agulhas.

§        Usuários de drogas devem ser informados quanto à necessidade de fazer sorologia para o vírus da AIDS (HIV), o uso regular de preservativos com parceiros casuais ou fixos, e os cuidados na preparação e com o equipamento de injeção de drogas.

 

5.6.2. Prevenção de gravidez não programada

§        Aconselhamento sobre planejamento familiar é recomendado para mulheres e homens em situação de risco para gravidez não programada, e deve ser baseado em história cuidadosa que inclua: atividade sexual (hábitos, preocupações, medos), uso atual ou no passado de contraceptivos (orientação de alternativas), nível de preocupação com a gravidez, antecedente de gravidez não programada, e risco de DST.

§        Instruções claras devem ser dadas a respeito de métodos anticoncepcionais. Hormônios (pílula, injetável), diafragma e DIU podem ser recomendados como métodos efetivos de prevenção da gravidez em pessoas sexualmente ativas. A satisfação e a aderência ao método escolhido deve ser monitorada.

§        Equipe de saúde, pais e adolescentes devem ser encorajados a manter discussão aberta a respeito do desenvolvimento sexual e métodos efetivos de prevenção da gravidez não programada. As atitudes em relação ao assunto devem ser exploradas entre os jovens que ainda não mantêm atividade sexual, como forma de antecipar as suas futuras necessidades. Adolescentes devem ser consultados sem a presença dos pais.

 

5.7. Exposição a raios UV

§        As pessoas devem ser aconselhadas a evitar a exposição direta a raios ultra-violeta, como forma de prevenção do câncer de pele.

§        Recomenda-se:

a)     evitar a exposição direta à luz solar, pelo menos entre 10:00 e 16:00 horas;

b)    usar roupas leves e chapéus quando da exposição à luz solar;

c)     procurar permanecer à sombra ou em locais protegidos;

d)    no caso de se expor diretamente, espalhar bloqueador solar pelo corpo com freqüência, ao longo do período de exposição. Usar FPS 15 ou maior.

 

5.8. Acidentes e violência

5.8.1. Veículos movidos a motor

§        O profissional de saúde deve aconselhar regularmente os seus clientes quanto ao uso de cintos de segurança para motoristas e passageiros, mesmo que o veículo disponha de air bag.

§        Bebês e crianças pequenas devem ser transportadas em assentos de segurança compatíveis com a idade e tamanho, sempre no banco traseiro, de preferência no centro. Crianças ou outros passageiros não devem ser transportados nas áreas de carga de caminhões, pickups, ou outros utilitários, a menos que os mesmos sejam dotados de assentos e cintos de segurança.

§        Motociclistas devem ser aconselhados a usar capacetes de segurança.

§        Aconselhar quanto aos riscos de conduzir veículos sob a ação de álcool e drogas, ou mesmo de ser transportado por alguém que esteja sob os efeitos destas substâncias.

§        Adolescentes e adultos jovens, em particular, devem ser estimulados a evitar o uso de álcool ou outras drogas antes de conduzir veículos, procurando-se alternativas para atividades sociais, como festas, bailes, etc. (p.ex. taxi, transporte público, sorteio de condutor abstinente).

§        Apesar da falta de evidências conclusivas, visando à prevenção de acidentes com pedestres, principalmente crianças e escolares, pode-se orientar o uso de roupas coloridas e brilhantes, e cuidados especiais (supervisão, acompanhamento) durante deslocamentos em vias públicas.

 

5.8.2. Atividades domésticas e recreativas

§        É recomendado o aconselhamento de pais sobre medidas que reduzam o risco de acidentes não intencionais provocados por incêndios domiciliares, queimaduras por água quente, afogamento, ciclismo, armas de fogo e quedas.

§        Usuários de álcool ou drogas devem ser identificados e aconselhados a evitar esportes de risco (ciclismo, natação, esportes aquáticos ou de altura), manipulação de arma de fogo, e de fumar na cama.

§        Adolescentes e adultos (inclusive idosos) devem receber orientação para prevenir acidentes domésticos ou em atividades recreativas. Deve-se estar atento à possibilidade de crianças e idosos estarem sendo vítimas de negligência ou abuso em casa.

§        Pais, avós e outros responsáveis por crianças em casa devem ser orientados a guardar medicamentos, substâncias tóxicas e fósforos em locais seguros. Devem ser aconselhados, também, a manter o número de uma central de intoxicações à mão.

§        Ciclistas, condutores de motos de baixa cilindrada e pais devem ser aconselhados a respeito da importância do uso de capacetes e a evitar a circulação em local de trânsito pesado de veículos movidos a motor.

§        As famílias e responsáveis por condomínios devem ser aconselhados a proteger piscinas com cercas, janelas e balcões com grades ou redes, escadas com portões removíveis, em edifícios ou locais de alto risco de quedas.

§        A guarda de armas de fogo em casa deve ser desestimulada. Caso contrário, deve ser guardada descarregada e em local inacessível para crianças.

§        O aconselhamento de idosos ou seus responsáveis sobre medidas que reduzam o risco de quedas, incluindo a prática de exercício físico, medidas de proteção, como, iluminação adequada, calçados anti-derrapantes, correção de irregularidades e desníveis no chão, e monitoração e ajuste de medicação (p.ex. drogas psicoativas, anti-hipertensivos) é recomendado.

 

5.8.3. Violência juvenil

§        Em situações de alta prevalência de violência, clínicos deveriam perguntar aos jovens a respeito de comportamento violento, uso de álcool e drogas, e o acesso e manuseio de armas de fogo.

§        Os indivíduos identificados como de alto risco de violência deveriam ser informados a respeito da associação de ferimentos com o fácil acesso a armas e intoxicação por álcool e drogas.

 

5.8.3. Violência doméstica

§         O conhecimento de serviços voltados especificamente para o problema de violência doméstica, como Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), psicólogos, advogados, ONGs é fundamental.

§         Uma atitude de respeito, interesse e não-julgamento e manutenção explícita do sigilo são fundamentais. É necessário respeitar o tempo da usuária, bem como suas escolhas e limites.

§         Faça o mapeamento com a mulher vítima de violência de sua rede de suporte social (trabalho, amigos, família, recursos materiais). Procure reconhecer também potenciais riscos (presença de armas, tentativas anteriores)

§         Se a mulher sofreu violência sexual nas últimas 24 horas deve ser encaminhada imediatamente para um serviço especializado em atendimento de violência sexual para profilaxia de DST e gravidez indesejada.

Fonte: Projeto Gênero, Violência e Direitos Humanos- novas questões para o campo da saúde. Cartilha elaborada por Lilia Blima Schraiber e Ana Flavia P L d´Oliveira (Depto de Medicina Preventiva da FMUSP)

 

 


6. Imunizações e quimioprofilaxia

Além do rastreamento de doenças e o aconselhamento em relação a hábitos e comportamentos de risco para a saúde, cabe à equipe de saúde responsável pelo atendimento de primeira linha recomendar a profilaxia de determinadas moléstias através da indicação de vacinas ou de medicamentos.

 

6.1. Vacinas

A vacinação de adultos jovens e idosos é uma prática relativamente nova em nosso meio, embora venha crescendo de forma vertiginosa às custas da maior disponibilidade e melhor qualidade dos imunógenos. Em geral, algumas situações devem ser observadas: a) indicação universal, de acordo com a faixa etária; b) indicação restrita a determinados grupos de risco; c) disponibilidade do imunógeno na rede pública.

A lista mínima de vacinas indicadas para adultos, conforme o Setor de Imunizações do HCFMUSP, seria a seguinte (ver lista completa no Anexo 6.1.):

 

§        Dupla do adulto (dT): reforço a cada 10 anos para indivíduos já imunizados contra tétano e difteria, ou esquema completo (3 doses) para os não imunizados.

§        Hepatite B: 3 doses, em qualquer idade, nos indivíduos não imunizados.

§        MMR: dose única, em qualquer idade, nos indivíduos não imunizados contra sarampo, caxumba ou rubéola.

§        Pneumocócica: dose única compossível reforço após 5 anos, indicada para pessoas acima de 60 anos de idade, ou portadores de doença cardíaca ou respiratória crônica, diabetes mellitus insulino-dependente, e asplenia anatômica ou funcional.

§        Influenza: dose anual, indicada para pessoas acima de 60 anos de idade, ou portadores de doenças crônicas, doenças metabólicas (inclusive diabetes mellitus), hemoglobinopatias, imunossupressão, disfunção renal, e seus contactantes.

 

6.2. Medicamentos

6.2.1. Terapia de Reposição Hormonal (TRH)

§        A indicação de TRH de rotina não é recomendada. Porém, todas as mulheres interessadas ou já em uso de TRH devem receber informação atualizada sobre os riscos e eventuais benefícios da reposição hormonal em relação a: sintomas do climatério, osteoporose, distúrbios cardiovasculares e câncer.

 

6.2.2. Acido acetil salicílico

§        Discutir a administração de ácido acetil salicílico está indicada para todos os indivíduos em situação de risco cardiovascular aumentado (hipertensos, diabéticos, hipercolesterolêmicos, tabagistas, com antecedentes familiares de doença coronariana precoce).

 


 

 

Anexo 1.A - Fluxograma do Atendimento do CPS

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 


Anexo 1.B - Atendimento ambulatorial

 

1.1.         Pré-consulta

1.1.1.  Serviço Social (inativo)

Grupo de Recepção: “Papel do CPS e a importância da Promoção de Saúde”.

1.1.2.  Enfermagem

Realização de manobras básicas: PA, peso/altura, medida da circunferência abdominal

 

1.2.         Consulta e Retornos de Consulta (máximo de 4 em 4 meses)

1.2.1.  Alunos de medicina (5º ano) e Médicos Residentes(clinica médica, medicina do trabalho e medicina do esporte)

Consulta para screening das doenças e orientação preliminar sobre fatores de risco.

1.2.2.  Médicos Assistentes

Discussão de procedimentos e condutas com os residentes.

 

1.3.         Pós-consulta

1.3.1.  Serviço Social(inativo)

Seleção e indicação de recursos alternativos na comunidade.

Orientação para retornos de longo prazo.

1.3.2.  Enfermagem(inativo)

Orientação para realização de exames complementares, retirada de receitas médicas, aplicação de vacinas e retornos.

 

2.     Palestra dinâmica: “Pacote Básico de Promoção da Saúde”

Reunião muldisciplinar abordando de forma didática e participativa os principais temas da promoção da saúde (atividade física, nutrição, higiene dentária, comportamento sexual e prevenção de acidentes).

 

3.     Grupos de Aconselhamento

Estão à disposição intervenções em grupo, compostas de 5 a 8 sessões, coordenadas por especialistas em: atividade física e dores osteomusculares, nutrição, tabagismo e estresse.

 


Anexo 1.C – Grupos de Apoio e Aconselhamento

(Coordenação: Enf. Alfredo Almeida Pina de Oliveira)

 

De acordo com a triagem médica, os indivíduos interessados poderão ser encaminhados para grupos específicos de intervenção com sessões de 2 horas, que ocorrem semanalmente (segunda a quinta-feira), por 5 a 9 semanas. Após esta fase o cliente que obtiver sucesso passará para a fase de manutenção, com reuniões de acompanhamento que poderão ser quinzenais, mensais ou bimestrais, no decorrer de 12 meses previstos pelo programa do CPS. Tais encontros enfatizam estratégias de prevenção da recaída do comportamento modificado e visam a fortalecer as competências adquiridas no processo de incorporação do hábito mais saudável.

 

Para que o cliente aumente seu sucesso na intervenção grupal, sugere-se que o médico, que realizará o encaminhamento para o grupo, responda às seguintes perguntas:

-         O paciente encontra-se devidamente motivado para realizar a mudança de comportamento sugerida (ou seja, encontra-se na fase de preparação ou ação. Veja anexo 5)?

-         Você sente que conseguiu estabelecer uma boa relação de confiança para que o paciente aceite sua proposta de freqüentar o grupo?

-         A estratégia de grupo de aconselhamento parece boa para ele?

-         Você explicou para ele o que é e como funciona um grupo de apoio ou de aconselhamento?

-         Ele possui disponibilidade de tempo para freqüentar as sessões semanais que duram cerca de 1h e 30 min a 2 horas? E o dia da semana do grupo?

-         Você informou que ele possivelmente terá que esperar algum tempo até que haja alguma vaga no grupo?

-         Você propôs alguma atividade relacionada à mudança de comportamento enquanto ele espera pela vaga?

 

Caso você sinta que alguma das perguntas acima não obteve uma resposta satisfatória, procure orientar ou preparar seu paciente antes de encaminhá-lo. O CPS conta com atividades de grupo para os temas abaixo. A entrada em cada grupo depende do encaminhamento do médico e da disponibilidade de vagas existentes naquele período (conforme quadro de grupos de apoio do CPS e seus critérios de inclusão):


Quadro – Objetivos e critérios de inclusão para os grupos de apoio do CPS

Cessação do Tabagismo

§         Objetivo: Auxiliar no processo de parada do tabagismo, atuando nos diferentes aspectos ligados à dependência química, psíquica e hábito.

§         Fumantes com teste de Fagërstrom maior que 6 ou que demonstrem interesse em parar de fumar após tentativas anteriores sem sucesso.

Controle de Dores Osteomusculares

§         Objetivo: Ajudar no controle de dores por meio de alongamentos, exercícios de postura e ergonômicos.

§         Pessoas com queixas de dor tais como lombalgias, dorsalgias, cervicalgias, mialgias, fibromialgias; osteoartrose e DORT/LER.

Movimento e Saúde

§         Objetivo: Estimular a prática de atividade física e alimentação equilibrada a fim de contribuir para o controle do peso.

§         Pessoas com IMC a partir de 25; sedentárias ou com pouca atividade física; com co-morbidades (HAS, DM e dislipidemias) desde que já sejam acompanhadas por um médico.

Vida + Positiva

§         Objetivo: Desenvolver estratégias para tomadas de decisão junto aos usuários frente aos diferentes sintomas do stress e aos estilos de vida adotados em seu cotidiano.

§         Pessoas em fase de contemplação para preparação que desejam priorizar hábitos a serem modificados e/ou com dificuldade em manejar sintomas de stress.

Reeducação Alimentar

§         Objetivo: Promover a adoção de novos hábitos alimentares com o intuito de favorecer escolhas mais saudáveis e que ajudam no autocuidado.

§         Pessoas com IMC abaixo de 18, 5 e acima de 35; com co-morbidades (HAS, DM e dislipidemias) desde que já sejam acompanhadas por um médico.

 

 

Código TAGD

Horário

Vagas

Dia da semana

Número de sessões

Palestra Inicial do CPS*

949

15h30 - 17h00

40

Quarta

Única

Centro de Convivência Vida + Positiva

907

14h00 - 16h00

40

Quarta

Permanente

Grupos de Apoio

 

 

 

 

 

Cessação do tabagismo

909

16h00 - 18h00

20

Segunda

9

Cessação do tabagismo

968

15h00 - 17h00

20

Quinta

9

Controle de dores

948

15h00 - 17h00

10

Quarta

5

Movimento e saúde

908

14h00 - 16h00

20

Segunda

8

Reeducação alimentar

Nut 0010

13h00 - 15h00

10

Quarta

6

* Origem do encaminhamento para as consultas médicas com ênfase na mudança comportamental a fim de promover a saúde e prevenir doenças.

 


1) Grupo de Apoio à Cessação do Tabagismo

Objetivo principal: parar o consumo de quaisquer derivados do tabaco

Público alvo: fumantes ou consumidores de derivados do tabaco

Estrutura: de 7 a 9 sessões semanais de 2 horas

Conteúdo: informações técnicas e abordagem comportamental para grupos de 20 pessoas, no máximo. Mediante avaliação da coordenação, poderá ser empregada Terapia de Reposição de Nicotina (TRN) por meio de adesivos transdérmicos (Niquitin® de 21 mg, 14 mg e 7 mg).

IMPORTANTE: Solicitamos que aos pacientes com risco aumentado para o uso da nicotina transdérmica, como gestantes, adolescentes e pacientes com problemas cardíacos ou em acompanhamento psiquiátrico, sejam encaminhados munidos de uma autorização por escrito e carimbada.

 

2) Grupo de Controle de Dores Osteomusculares

Objetivo principal: ajudar no controle de dores.

Público alvo: pessoas sedentárias, com ou sem dores ostemusculares

Estrutura: 5 sessões semanais de 2 horas.

Conteúdo: informações técnicas, práticas de alongamento, Escola de Coluna, atividade física, ergonomia e abordagem cognitivo-comportamental para grupos de até 10 pessoas.

 

 

3) Grupo de Movimento e Saúde (Atividade Física e Controle do Peso)

Objetivo principal: incorporar a prática física às atividades diárias associadas a uma alimentação equilibrada.

Público alvo: pessoas sedentárias, com ou sem dores ostemusculares

Estrutura: 8 sessões semanais de 2 horas

Conteúdo: informações técnicas, prática de atividade física, dicas alimentares e abordagem cognitivo-comportamental para grupos de até 20 pessoas.

 

4) Centro de Convivência Vida + Positiva

Objetivo principal: aprendizado de estratégias de enfrentamento do estresse e organização de processos de mudança (estabelecimento de prioridades).

Público alvo: pessoas selecionadas na consulta médica ou nos outros grupos.

Estrutura: 6 sessões semanais de 2 horas.

Conteúdo: informações técnicas relativas ao autocuidado, lazer e enfrentamento do stress, associadas a abordagem motivacional e cognitivo-comportamental para grupos de até 20 pessoas.

IMPORTANTE: Solicitamos atenção no encaminhamento de pessoas portadoras de doenças mentais graves, não compensadas ou cujo tratamento seja complexo, pois as atividades em grupo nem sempre permitem a adaptação deste tipo de paciente.

 


5) Grupo de Reeducação Nutricional

Objetivo principal: adotar dieta equilibrada ou redução de peso

Público alvo: pessoas com IMC abaixo de 18,5 ou acima de 35 e/ou co-morbidades.

Estrutura: 6 sessões semanais de 1 hora e 30 minutos

Conteúdo: informações técnicas e abordagem comportamental para grupos de 15 pessoas

IMPORTANTE: Pacientes com outros problemas nutricionais, que necessitem orientação específica, devem ser encaminhados com a folha amarela para outro setor do serviço de Nutrição da Clínica Geral.

 

Orientação para os coordenadores de Grupos de Apoio

Cada grupo de aconselhamento conta com 1 ou 2 coordenadores, que são especialistas em práticas de promoção da saúde, tais como atividade física e dores osteomusculares, nutrição, tabagismo e estresse, conforme o tema de cada grupo ou sessão. Existe a possibilidade de manter 1 multiplicador por grupo, isto é, alguém que já participou do grupo, mudou o hábito e atua como “bom modelo” para novos participantes, assim como reforça seu “compromisso social” com sua mudança.

Os grupos de apoio podem receber 2 observadores a fim de conhecer as práticas educativas e (re)criar novos modos de cuidar e educar em seus locais de atuação profissional.

Cabe ao(s) coordenador(es) a condução das atividades educativas e de aconselhamento a partir da definição de objetivos claros e de conteúdos baseados em evidências científicas. Para executar e avaliar as atividades em grupo sugere-se a constante revisão da aplicação dos modelos teórico-metodológicos adotados às práticas realizadas nos grupos de apoio, assim como as experiências no cotidiano do trabalho podem servir como base para um estudo de caso, grupo operante ou aprendizagem baseada em problemas.

Vale ressaltar que, as atividades em grupo não podem ser caracterizadas como um agrupamento de pessoas ou uma forma operacional prática para resolver problemas relacionados a hábitos disfuncionais.

Cada grupo atua como um organismo único e desenvolve uma identidade própria. Dessa forma, alguns aspectos éticos na condução em grupos tornam-se atributos imprescindíveis na composição do “contrato simbólico”, tais como:

·        Saber lidar com as diferenças e respeitar a diversidade;

·        Esclarecer as pessoas sobre a participação voluntária e gratuita em todas as atividades desenvolvidas pelo CPS;

·        Ser pontual e justificar ausências com antecedência, pois muitas pessoas têm que alterar significativamente seu cotidiano para participar das atividades do CPS. No entanto, não se exclui a existência de imprevistos, procure manter um planejamento e/ou cronograma das atividades propostas para o período de execução e avaliação do grupo;

·        Manter a confidencialidade e o sigilo das informações reveladas pelos participantes sobre suas histórias de vida, por outro lado os conteúdos informativos trabalhados no grupo podem (e devem) ser discutidos com a família, os vizinhos, os colegas de trabalho etc;

·        Evitar exposições pessoais; utilize recursos de “discussão em tese”, que permitem a apresentação de fatos, opiniões e dúvidas de maneira genérica;

·        Demonstrar segurança e serenidade no domínio dos conteúdos e teorias que embasam os objetivos do grupo, assim como humildade e disponibilidade em aprender sempre ao admitir que a ciência é mutável e que não existem “verdades absolutas”;

·        Abolir posturas invasivas, coercitivas e autoritárias, assim como manipulação e persuasão (que podem implicar em alienação nas tomadas de decisão e não exercício da autonomia dos sujeitos);

·        Estimular a reflexão crítica (pensar ativo) dos participantes sobre os temas em discussão com base em evidências científicas, produções artísticas, valores culturais do grupo, crenças e experiências pessoais.

As relações interpessoais estabelecidas no grupo podem ser bastante profícuas tanto para os participantes, quanto para os coordenadores, pois cada encontro representa uma oportunidade ímpar de enriquecimento de conhecimentos, habilidades e atitudes diante dos diferentes modos de levar a vida.

Para tanto, é necessário desenvolver atividades cooperativas, participativas e lúdicas com o intuito de encontrar alternativas criativas e eficientes para enfrentar determinados problemas compartilhados pelos integrantes do grupo. É necessário que aquele que assuma o papel de coordenador exercite e desenvolva as seguintes características:

·        Saber ouvir: refinar o discurso dos participantes a fim de dar significado e interpretá-lo adequadamente. Valide suas inferências com frases do tipo: “o que você acaba de dizer é ..., estou certo(a)?”, “pode me corrigir se estiver errado(a), mas isto que você comentou é assim mesmo? Alguém quer comentar ou acrescentar algo...”.

·        Fundamentar-se teoricamente: aprender permanentemente sobre seu campo de atuação pode ajudá-lo a sentir-se seguro diante das tomadas de decisão. Cultive atitudes como: “Não sei desse ponto que você comentou... alguém do grupo sabe alguma coisa?” ou “Bem, vou pesquisar este assunto e na próxima semana discutimos com o grupo, podemos combinar assim?”.

·        Gostar de trabalhar com grupos: apesar de parecer óbvio, vale ressaltar que a atuação em grupo demanda um perfil profissional comunicativo, motivador e dinâmico que pode ser facilmente captado pelos integrantes do grupo. Entretanto, ansiedades, cansaço, frustração, descrenças podem fazer parte do processo: tente reconhecê-las e peça ajuda para alguém de sua equipe de trabalho, se for necessário ou possível.

·        Conduzir com tranqüilidade temas polêmicos: alguns temas ligados à Promoção da Saúde podem gerar desconfortos ou mal-estar para o coordenador. Contudo, tente não ficar paralisado diante do problema, devolva ao grupo questões como: “Reconheço que este problema é muito difícil de mudar, mas o que vocês acham que causa uma situação dessas?”, “A quem vocês recorrem quando uma grande dificuldade como esta surge na vida de vocês?” ou “Como vocês tentariam resolver este problema?”.

·        Evitar julgamentos de valores: diante da diversidade que é própria da vida humana, o coordenador não deve emitir juízos morais quando se depara com algo contrário a suas crenças internas. Atente para sua linguagem não verbal (p. ex., sua expressão facial) ou paraverbal (p. ex., sua entonação da voz não condizente com seu discurso), pois elas podem ser altamente percebidas pelo grupo.

·        Ser coerente: mantenha atitudes e posturas consoantes ao seu discurso. Todos enfrentamos interferências e adversidades no cotidiano, sendo capazes de abalar nossos modos de pensar, sentir e agir. Especial cuidado para quando houver 2 coordenadores, pois pode ser altamente desgastante para os sujeitos envolvidos (coordenação e participantes) experimentarem situações discrepantes (contradigo o que o outro acaba de falar), contraproducentes (ele que está conduzindo, não vou me intrometer, mesmo que o grupo não aproveite nada) ou negligentes (sei que tal procedimento pode ser danoso, mas não me pronuncio).

·        Ser flexível: planejar e organizar atividades em grupo propiciam uma boa execução e permitem a avaliação do processo estabelecido de forma sistemática, porém não rígida e impositiva. Muitas vezes, o cronograma de atividades serve como norteador, pois outros aspectos importantes sobre o tema podem emanar do grupo: “Hoje vamos falar sobre X.../ Mas eu estou tão Y/ Eu também me senti Y hoje/ Concordo com vocês, vamos falar sobre Y hoje e na semana que vem voltamos para X...”. Destaca-se que tal adaptação está atrelada à relevância e proximidade do tema solicitado com os objetivos estabelecido para o grupo.

·        Ter respeito e empatia: tais atributos podem estabelecer um vínculo de confiança interessante com o grupo, permitindo a troca de experiências intersubjetivas produtivas e agradáveis, a partir de falas do tipo: “Imagino o quanto foi difícil para você lidar com tal situação, vamos tentar de outra forma então?”, “Concordo com o seu ponto de vista, entretanto devemos respeitar outras opiniões e visões sobre este assunto, o que o restante pensa sobre isso?”

·        Evitar polarizações: devido à heterogeneidade de perfis em um grupo, é bastante comum que existam pessoas divertidas, sisudas comedidas, extrovertidas, assim como as mais tímidas e as mais dominadoras e “verborreicas”. Entretanto, nem sempre as pessoas mais caladas, são as que menos aproveitam: tente estimulá-las a se expressarem mais com frases do tipo: “Acredito que a maioria já colocou sua opinião sobre o assunto do dia, você gostaria de comentar algo também?”. Para aquelas que concentram as atenções e falas, coloque limites como: “Vou ter que interrompê-lo(a), pois necessito que todos aproveitem o nosso encontro como grupo, mas se você tiver um tempo hoje, discutimos mais sobre isso no final, pode ser?” ou “Vou aproveitar alguns aspectos do seu relato e lançar para o aproveitamento geral do grupo”.

·        Ser paciente e continente: exercitar a paciência como forma ativa de lidar com as situações problemáticas a fim de superá-las, sem ser passivo ou resignado; da mesma maneira, que conduzir um grupo pode apresentar fortes cargas emocionais, positivas e negativas, que necessitam ser trabalhadas pelo coordenador a fim de fortalecer sua continência diante dos problemas e reações negativas produzidas no grupo, caso contrário, ele próprio atuará de forma negativa ou desgastante.

 

Tais qualidades não pretendem ser aspectos intrínsecos a todo coordenador de grupos de apoio. Entretanto, elas visam a facilitar a condução do grupo e evitar o sofrimento desnecessário no andamento destes processos educativos. Vale ressaltar que a imposição de limites é tão importante quanto a criação de um ambiente acolhedor e estimulante, pois há pessoas com diferentes ritmos no desenrolar dos encontros. Eis alguns exemplos de falas que podem ajudar na clarificação durante a condução dos grupos:

·        Isso é algo de que você gosta?

·        Conte-me como você se sentiu após esta situação?

·        Explique melhor esta sensação que você descreveu há pouco...

·        Entendo... Mas para onde te levariam tais idéias (pensamentos)? Quais as possíveis conseqüências dos seus atos (comportamentos)?

·        Você está afirmando que... (repita o que foi dito)

·        Você quis dizer... (com pessoas que repetem ou insistem em determinados aspectos, tente repetir de forma distorcida)

·        Você pensa muito sobre isso? Conte-me uma cena no seu dia que mostre isso...

·        Você percebe que este comportamento mexe contigo? E com os outros?

·        Segundo o que você acaba de me dizer, como seu corpo reage nessa situação...

·        Que pontos positivos você enxerga nesta cena?

·        Além desse aspecto, que mais você considera tão ou mais importante para sua vida no momento?

·        Existem outras possibilidades de agir num momento como este?

·        Você visualiza que tal comportamento interfere no seu ambiente, nos seus relacionamentos?

A formação permanente da coordenação contribui para o aperfeiçoamento de sua prática profissional a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados com excelência técnica, ética, estética e política no processo de incorporação de hábitos mais saudáveis; assim como apresenta uma boa oportunidade de crescimento pessoal ao estimular e desenvolver relacionamentos interpessoais cada vez mais assertivos e positivos.

 


Anexo 2.  Ficha clínica do CPSFMUSP

 





 

 

 

 

Anexo 3.1.A. Questionário CAGE –Rastreamento de problemas relacionados ao uso de álcool

 

 

 

 

C (cut) -               Já passou pela sua cabeça, alguma vez, que você precisa parar de beber?

 

A (annoyed)                   As pessoas têm aborrecido você criticando-o por beber?

 

 

G (guilty)             Alguma vez você se sentiu aborrecido ou culpado pelo tanto que está bebendo?

 

E (eye-opener)      Alguma vez você teve que tomar alguma bebida logo cedo de manhã para acalmar os nervos ou espantar a ressaca?

 

Comentários:

 

§        A interpretação é feita caso-a-caso.

§        O CAGE é um instrumento com boa sensibilidade e especificidade para identificar casos de pessoas que tenham problema com a ingestão de bebida alcoólica.


 

Anexo 3.1.B – Questionário AUDIT – Rastreamento de problemas relacionados ao uso de álcool

 

AUDIT - Alcohol Use Disorders Identification Test (O.M.S.)

 

                                                            Escore

Questão                                                           O                      1                       2                       3                         4

 

Com que freqüência você                             Nunca        1 vez por mês    2 a 4 vezes      2 a 3 vezes     4 ou mais vezes

toma bebida alcoólica?                                                         ou menos          por mês         por semana        por semana

 

Quantos copos você                                    Nenhum             1 ou 2               3 ou 4               5 ou 6                  7 a 9*

costuma beber num típico dia

em que você está bebendo?

 

Com que freqüência você toma                     Nunca          Não chega a         Mensal             Semanal        Diária ou quase

6 ou mais copos de bebida em                                           ser mensal

uma única ocasião?

 

Com que freqüência, durante o                     Nunca          Não chega a         Mensal             Semanal        Diária ou quase

último ano, você se achou incapaz                                    ser mensal

de parar de beber uma vez que tinha

começado?

 

Com que freqüência, durante o                     Nunca          Não chega a         Mensal             Semanal        Diária ou quase

último ano, você falhou em suas                                        ser mensal

atividades normais esperadas por

causa da bebida?

 

Com que freqüência, durante o                     Nunca          Não chega a         Mensal             Semanal        Diária ou quase

último ano, você precisou de uma                                      ser mensal

primeira bebida logo cedo pela manhã,

para se manter ativo após ter bebido

muito no dia anterior?

 

Com que freqüência, durante o                     Nunca          Não chega a         Mensal             Semanal        Diária ou quase

último ano, você se sentiu culpado                                     ser mensal

ou com remorso após ter bebido?

 

Com que freqüência, durante o                     Nunca          Não chega a         Mensal             Semanal        Diária ou quase

último ano, você foi incapaz de lembrar                             ser mensal

o que aconteceu na noite anterior

por ter bebido?

 

Você ou outra pessoa já sofreu algum         Nunca       Sim, mas não durante o último ano        Sim, durante o último ano

tipo de acidente como resultado de                                                 (2 pontos)                                       (4 pontos)

você ter bebido?

 

Algum parente, médico ou outro                    Nunca       Sim, mas não durante o último ano        Sim, durante o último ano

profissional de saúde já se interessou                                            (2 pontos)                                       (4 pontos)

pelo fato de você beber ou já sugeriu

que você parasse?

* 5- pontos se a resposta for "10 ou mais copos num dia típico".

 

 

COMENTÁRIO:

 

No caso da soma dos escores ser maior que 8 (do total de 41 pontos possíveis), é sugestiva a existência de abuso de bebida alcoólica e indica a necessidade do aprofundamento da investigação clínica. No caso da soma dos escores ser maior que 10, diminui a probabilidade de se classificar erradamente os casos sugestivos de abuso de bebida alcoólica.

 


Anexo 5. Mudança de hábitos e comportamentos

Prof. Letícia Gaspar Tunala Mendonça

 

Há muitos modelos e formas de compreensão de como e porquê as pessoas mudam. Dentro do campo da Promoção da Saúde existem alguns mais citados na literatura e que têm demonstrado vantagens ao serem aplicados, a saber:

-         Modelo cognitivo (Aaron Beck)

-         Modelo comportamental (Skinner)

-         Modelo transteórico (Prochaska)

 

Baseandos nos principais conceitos e recomendações destes modelos, teceremos alguns comentários relevantes para auxiliar o profissional na tarefa de mediar o processo de mudança de seu cliente, uma vez que o processo de mudança de hábitos e comportamentos nocivos à saúde pode ser estimulado ou monitorado através de um conjunto de medidas.

 

 

Modelo Cognitivo

 

Este modelo sustenta a afirmativa de que nossos comportamentos, afetos, sensações físicas e reações ao ambiente estão sustentados por pensamentos e crenças que adquirimos ao longo de nossa existência. Assim, quando temos saúde mental, física e social adequadas diz-se que nossos pensamentos são funcionais, ou seja, eles não nos causam sofrimento de nenhuma ordem.

Porém, quando percebemos que esta harmonia está prejudicada é possível que estejamos produzindo pensamentos ou crenças considerados disfuncionais. No entanto, na maioria das vezes, não temos consciência da existência dos mesmos, pois são automáticos, ou seja, a velocidade com que aparecem é tão alta que sequer percebemos sua existência ou sua qualidade. O problema é que mesmo sem reconhecê-los eles exercem influência em nossos sentimentos e comportamentos como demonstra a figura abaixo.

 

 

Caixa de texto: PENSAMENTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A principal recomendação deste modelo reside na possibilidade de auxiliar seu cliente a identificar e modificar seus pensamentos disfuncionais automáticos.

Por exemplo, é possível que um paciente que tenha parado de fumar conviva com outros fumantes. Apesar das recomendações sugeridas, ele não consegue utilizar nenhuma estratégia de redução da influência deste convívio durante a fase de manutenção. Conversando com ele, encontramos a crença de que se ele solicitar aos colegas ou familiares que não fumem em sua frente, ou ainda que saia do ambiente nestas ocasiões, ele estaria se tornando um “ex-fumante chato, intolerante”, como outros que conheceu enquanto era fumante. Uma vez percebida a influência desta crença, podemos auxiliá-lo.

Existem alguns recursos que facilitam a verificação dos pensamentos e sua relação com outros aspectos. Abaixo é sugerido um instrumento de fácil aplicação na prática clínica:

 

1)Sugira ao seu cliente que faça um diário como o que segue:

 

O que estava acontecendo.

(ambiente)

O que senti.

(sentimento)

O que fiz.

(comportamento)

O que pensei.

(pensamento)

O que senti fisicamente

(reações físicas)

 

 

 

 

 

 

2) Ele deve fixar uma das colunas. Por exemplo, supondo que ele queira entender seu hábito de comer compulsivamente, ele deve fixar a coluna O que fiz, uma vez que este é o comportamento a ser decifrado, e preencher as demais.

 

O que estava acontecendo.

(ambiente)

O que senti.

(sentimento)

O que fiz.

(comportamento)

O que pensei.

(pensamento)

O que senti fisicamente

(reações físicas)

 

 

Comi compulsivamente.

 

 

 

3) Após uma semana ou na próxima consulta, quando ele trouxer a tabela preenchida, será possível ter mais clareza e controle sobre o que se passa (ou se passou) com o ele e assim negociar estratégias mais eficazes em relação ao comportamento-problema.

 

 

Modelo Comportamental

 

Este modelo ajuda, no que diz respeito à Promoção da Saúde, a compreender melhor os automatismos (respostas/comportamentos automáticos) e a manutenção do comportamento por recompensas.

Muitos de nossos comportamentos estão tão condicionados que se tornam automáticos, isto é, agimos sem nos darmos conta se realmente desejamos fazer. Por exemplo, há anos chegamos em casa, colocamos nossos pertences numa mesa à direita, entramos na cozinha e pegamos algo para comer, pegamos o jornal, sentamos na cadeira em frente à televisão e fumamos um cigarro. Se um dia alguém tirar a mesa do lugar, esvaziar a geladeira, etc., acharemos estranho e questionaremos. Do contrário, simplesmente, continuaremos fazendo.

Outro condicionamento comum é aquele que se dá quando realizamos um comportamento e obtemos uma recompensa, seja algo prazeroso ou o alívio de um desconforto. Assim, num dia difícil presenteamo-nos com uma caixa de bombons ou com cigarros. Se acharmos que estes prazeres foram realmente recompensadores, é possível que, numa próxima vez em que o dia for duro, procuremos recompensas semelhantes. Assim, vamos criando e mantendo hábitos.

No trabalho com os pacientes é importante que através destes mecanismos sejam formuladas e oferecidas dicas que auxiliem a substituir comportamentos que desejamos modificar por outros mais saudáveis (contra-condicionamento). No entanto, não deve ser esquecido que a pessoa visa a uma recompensa similiar àquela obtida anteriormente.

 

Dicas de contra-condicionamento:

 

-         Alterar rotinas;

-         Alterar a posição de móveis;

-         Aumentar os recursos de obtenção de prazer;

-         Sugerir que colegas/familiares sirvam de “observadores” para ajudar a perceber quais são os automatismos mais comuns e como podem auxiliar na sua alteração;

-         Se deseja que um comportamento de um paciente vire um hábito, ajude-o a condicioná-lo, como por exemplo, colocá-lo sempre num mesmo horário ou próxima a uma atividade rotineira.

 

Modelo Transteórico

 

Este modelo sustenta o que segue:

-         A mudança de comportamento dá-se de maneira gradual, em etapas e a recaída é uma delas (fases de motivação);

-         O questionamento sobre os prós e os contras da mudança (balanço decisório) permanecem durante todo o processo;

-         Quanto maior for a percepção que a pessoa tem de sua capacidade de mudar, maiores serão suas chances de sucesso (auto-eficácia).

 

Nem todas as pessoas estão prontas para agir efetivamente em relação a mudança, no entanto há algo a ser feito por elas. Abaixo são descritas as fases de motivação e as estratégias sugeridas para lidar com cada uma delas:

 


Pré-contemplação:

Aqui o cliente demonstra-se tão refratário à mudança que pode até sentir-se incomodado com o assunto, ou sequer dar importância a ele. Seu balanço decisório aponta para as desvantagens de mudar e para as vantagens de permanecer do jeito em que está. Muitas vezes a pessoa encontra-se neste estágio por já ter realizado outras tentativas de mudança mal sucedidas no passado. Os grupos de apoio ou qualquer estratégia de ação não são recomendáveis nesta fase, pois além de ser difícil que a pessoa siga as orientações propostas, ela pode se tornar ainda mais resistente pelo possível insucesso gerado.

Recomenda-se que:

1)     em relação ao balanço decisório sejam enfatizadas as vantagens de uma possível mudança a fim de contrabalançar as barreiras apontadas. È uma forma de tornar relativos os pontos negativos, pois quanto mais visíveis se tronam os positivos, mais fácil fica superar os primeiros;

2)     aumente a conscientização da pessoa sobre o problema, através de conversas, panfletos, leituras, recomendações de filmes sobre o assunto, testemunhos de outros etc.;

3)     faça uma avaliação emocional e ambiental identificando quais pessoas poderiam servir de modelos positivos para o cliente.

 

Contemplação:

Neste estágio o cliente já avançou, pois já considera a possibilidade da mudança, embora enfatize mais as barreiras do que as vantagens da mudança. Aqui, recomendam-se as mesmas estratégias acima mencionadas, além de:

1)     combinar avaliações cognitivas e afetivas sobre a auto-imagem do cliente com e sem o hábito não saudável. Por exemplo, sugerir que ele faça uma descrição detalhada de si mesmo ou do hábito, agora, e outra depois da mudança: como seria seu dia-a-dia, como seus amigos/familiares o veriam/tratariam, etc.

 

Preparação:

O paciente demonstra claramente o desejo de mudar e o papel do profissional é negociar a estratégia ou o plano de ação mais apropriado para ele. Sugerimos que:

1)     o enfoque do balanço decisório deve ser o de minimizar as barreiras;

2)     enfatize o compromisso dele com a mudança, elaborando um “contrato” verbal que inclua data de início e planejamento das ações. Não esqueça de dizer que se ele "falhar", a qualquer momento, poderá contar com você.

 

Ação:

Nesta fase o paciente colocará em prática o plano de ação, portanto:

1)     continue trabalhando na redução da percepção de barreiras;

2)     reforce cada avanço conseguido;

3)     incentive a busca de relacionamentos que possam servir de apoio;

4)     sugira uma verificação do ambiente (ver dicas do modelo comportamental);

5)     esteja apto e aberto a negociar novas estratégias de ação;

6)     não considere qualquer “escorregão” como uma recaída que necessite começar tudo novamente. Ajude seu paciente a aprender mais sobre si com esta nova situação.

 

Manutenção/Recaída[4]:

O paciente já alterou seu comportamento e precisa ser incentivado a continuar. É uma fase extremamente importante, pois a probabilidade da recaída torna-se mais alta nesta fase e as recomendações acima valem neste estágio. Atente apenas para:

1)     algumas pessoas têm dificuldade de perceber que elas fizeram boa parte do trabalho e pensam que, sem o profissional que as auxiliou, irão fracassar. Espace as consultas para ela adquirir mais autonomia;

2)     caso haja, indique e trabalhe os mecanismos de auto-sabotagem (tentativas auto-dirigidas, não intencionais, de abortar o processo de mudança) que ela apresente, pois muitas vezes trata-se de medo de ficar sem apoio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Quadro de recomendações gerais para aconselhamento em promoção da saúde

 

a. Detecção dos fatores de risco para a saúde (anamnese clínica e rastreamento).

b. Definição dos fatores de risco prioritários e as intervenções mais adequadas a cada um, em parceria com o cliente.

c. Manutenção de um nível ideal de comunicação com o cliente, levando em conta, por exemplo, diferenças de linguagem.

d. Informação ao cliente sobre a real necessidade da prevenção ou de promoção da saúde, abordando inclusive crenças e aspectos culturais.

e. Esclarecimento adequado em relação às vantagens e desvantagens das medidas e procedimentos recomendados.

f. Obtenção do comprometimento do cliente ao processo de mudança que se pretende iniciar ou dar continuidade, e começar a agir o mais cedo possível.

g. Planejamento de programas de curto, médio e longo prazo, conforme escala de prioridades definida ao longo das consultas médicas.

h. Estabelecimento de metas conjuntas, que sejam realistas e viáveis na prática; reforçando, positivamente, mesmo os pequenos ganhos.

i. Proposta de planos de trabalho factíveis, de evolução progressiva (passo a passo), e que sejam flexíveis, para o caso de necessitar de modificação.

j. Implantação de um sistema de monitorização do progresso e de antecipação de eventuais retrocessos (em geral, fazem parte do processo de mudança), que garantam a continuidade do programa.

 

Texto explicativo retangular com cantos arredondados: Hábito saudável 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Anexo 5.1. Atividade Física

Prof. Dr. Celso Carvalho

 

Rastreamento das Restrições para Atividade Física

 

            Durante a anamnese com enfoque preventivo, é recomendada a investigação sobre o nível de atividade física diária do cliente, que deve incluir perguntas sobre as atividades do dia-a-dia, laborais e de lazer. Dentre as atividades do dia-a-dia deve-se perguntar, por exemplo, se, em casa, executa tarefas como lavar, varrer, encerar; como se desloca para o trabalho; se sobe e desce escadas e caminha bastante, ou só usa escadas rolantes, elevadores e veículos motorizados. Nas atividades laborais, perguntar se o cliente trabalha sentado ou se o trabalho permite alternância postural; se faz compras e conduz as crianças à escola, a pé, ou só se desloca de carro. Nas atividades (ou horas) de lazer verificar se realiza alguma atividade física, ou apenas entretenimentos como ler, assistir TV, jogar videogame, navegar na Internet, etc. Para os indivíduos que referirem algum tipo de exercício físico regular, atual ou no passado, é importante que seja detalhado o tipo, a freqüência, a intensidade e a duração do mesmo.

         Em paralelo à identificação do perfil de atividade física do cliente, deve-se questionar sobre: a motivação e possíveis empecilhos para realização da mesma; fatores de risco de doença coronariana (hipertensão, diabetes, hipercolesterolemia, tabagismo, história familiar de doença cardíaca precoce); sintomas induzidos pelo exercício; meios de suporte social para a prática de exercícios, na família, no trabalho, entre amigos; a disponibilidade de tempo (agenda diária); antecedentes de distúrbios osteomusculares. O exame físico deve enfocar, principalmente, os sistemas cardiovascular e músculo-esquelético, alvos principais das complicações da atividade física.

 

Tabela 1. Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR-Q )

Sim          Não

(  )           (  )           1. Alguma vez seu médico lhe disse que você tem algum problema de origem cardíaca e que você só pode se

     exercitar sob orientação médica?

(  )           (  )           2. Você sente dor no peito quando pratica atividade física?

(  )           (  )           3. No mês passado, você teve dor no peito quando estava praticando atividade física?

(  )           (  )           4. Você perde seu equilíbrio por causa de tontura ou já perdeu a consciência?

(  )           (  )           5. Você tem algum problema ósseo ou articular que poderia piorar com a alteração da sua atividade física?

(  )           (  )           6. Seu médico está lhe prescrevendo alguma medicação (por exemplo, diuréticos) para sua pressão arterial ou seu

    coração?

(  )           (  )           7. Você sabe de algum motivo de saúde que lhe impediria de realizar atividade física?

Obs.: Se todas as respostas forem negativas o indivíduo pode iniciar atividade física leve ou moderada. Em caso de algum item ser positivo, é recomendada orientação médica.

 

               Como procedimento preliminar, o Departamento Nacional de Saúde e Bem-Estar do Canadá criou o Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR-Q) (Tabela 1), um questionário auto-aplicável com o qual se procura identificar os indivíduos que devem ser submetidos a uma avaliação médica, antes de iniciar uma atividade física regular. A aplicação deste instrumento, pode ser útil antes ou durante a consulta médica, pois a sensibilidade para rastrear indivíduos com restrição à prática de exercícios (Tabela 2) é muito alta.
 

 

Tabela 2. Contra-indicações à realização de exercícios

absolutas                                                            relativas

- IAM recente                                                                                     - HAS grave não tratada ou descontrolada

- angina instável                                                                                - estenose aórtica moderada

- taquicardia ventricular/outras arritmias de risco                        - estenose subaórtica moderada

- aneurisma dissecante de aorta                                                      - disritmias supraventriculares

- insuficiência cardíaca congestiva                                                 - aneurismo ventricular

- estenose aórtica grave                                                                    - ectopia ventricular freqüente ou complexa

- miocardite ou pericardite (suspeita ou em atividade)                - cardiomiopatia

- tromboflebite ou trombo intracardíaco                                        - doença metabólica não controlada (diabetes,

- embolia sistêmica ou pulmonar recente                                         tireodopatia) ou anormalidade eletrolítica

- infecção aguda                                                                                - doença infecciosa crônica ou recorrente

- doença reumatológica, neuromuscular ou

  osteomuscular que são exacerbadas pelo

  exercício

                                                                                                              - gravidez complicada

 

            Ao final da avaliação clínica, além de identificar o nível de atividade física do cliente (p.ex. sedentário completo, praticante de atividade irregular ou esporádica, praticante de exercício regular), deve-se estar apto a classificar os indivíduos que pretendem iniciar ou aumentar o nível de atividade física em três grupos de risco para doença coronariana (Colégio Americano de Medicina Esportiva):
1. Aparentemente saudáveis: assintomáticos com, no máximo, 1 fator de risco coronariano.
2. Risco aumentado: apresentam sinais ou sintomas sugestivos de doença cardiopulmonar ou metabólica e/ou 2 ou mais fatores de risco coronariano).
3. Doença conhecida: portadores de doença cardiopulmonar ou metabólica. 
            Levando em consideração a classificação do indivíduo em relação aos itens acima e a intensidade do exercício[5] que se pretende adotar, o Colégio Americano de Medicina Esportiva recomenda (ver, também, a Tabela 3): 
1. Indivíduos aparentemente saudáveis podem iniciar exercício moderado (ou leve) sem a realização de qualquer exame ou teste especial, se o exercício for aumentado gradualmente e monitorados sinais e sintomas de problemas.
2. Homens acima de 40 ou mulheres acima de 50 anos, que tenham 2 ou mais fatores de risco coronariano ou sinais/sintomas suspeitos de doença cardio-respiratória ou metabólica, que pretendem iniciar programa de exercício intenso, devem ser submetidos à avaliação clínica e teste de esforço. 
3. Indivíduos portadores de doença cardio-respiratória ou metabólica grave devem ser submetidos a avaliação clínica e teste de esforço, antes de iniciar programa de exercício moderado. 

 

Tabela 3. Recomendações do Colégio Americano de Medicina Esportiva para avaliação clínica e teste de esforço antes de iniciar exercícios regulares

 

                                                                                              estado de saúde do indivíduo

                                               aparentemente saudável                         risco aumentado#                                     doença conhecida’

                                                      jovem*     idoso                                   assintomático     sintomático       

 

exercíio moderado                               não                       não                                               não                   sim                                             sim

 

exercício intenso                                  não                       sim                                 sim                   sim                                              sim

 

* Homens £ 40 anos e mulheres £ 50 anos

# Pessoas com 2 ou mais fatores de risco coronariano

‘pacientes com doença cardíaca, pulmonar ou metabólica

 

            Além das restrições de saúde que limitem a prática física, deve-se atentar, também, para outros obstáculos referidos pelo cliente, como, falta de tempo e motivação, desprazer em fazer exercícios, falta de continuidade da prática, dentre outros. Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente a importância de mensagens de reforço positivo. Fatores motivadores que podem ajudar o cliente a abandonar o sedentarismo: melhorar o sono, perder peso, controlar o estresse, melhorar o bem-estar e a auto-estima, aumentar a disposição sexual, atender à pressão de colegas, amigos ou familiares, prevenir doenças.
 

Aconselhamento para a Prática de Atividade Física

 

            Identificado o nível de atividade física e os possíveis fatores restritivos à sua realização, a equipe de saúde deve adotar uma rotina de aconselhamento específica para este fim. É importante ressaltar que a estratégia pode ser individualizada no contexto da consulta médica propriamente dita, ou coletiva, através de grupos de intervenção com orientador especializado. O conteúdo do aconselhamento pode ser dividido em 2 estágios básicos: 
 
Estágio 1: Introduzir atividade física nos hábitos normais do dia-a-dia
            Os indivíduos sedentários, de qualquer idade, devem ser estimulados a adotar hábitos que incluam movimentação sem grande sobrecarga física, como por exemplo: 
1. andar mais, sempre que possível, substituindo o uso de veículos motorizados nos pequenos trajetos ou quando este for dispensável, aumentando, propositadamente, os deslocamentos a pé (para pegar ônibus ou metrô, fazer compras, buscar crianças na escola, etc.), incluindo caminhadas entre as atividades de lazer ou nos fins de semana, diminuindo o tempo sentado no trabalho, etc.;
2. subir e descer escadas, no trabalho ou no local onde mora, trocando os elevadores ou escadas rolantes, ou mesmo o uso de telefone e outros meios de comunicação (em pequenas distâncias), pelo hábito de caminhar;
3. executar tarefas domésticas que mesclem lazer com exercícios, como cortar a grama do jardim, regar e podar plantas, varrer ou lavar o quintal, efetuar pequenos consertos e reparações em casa, e qualquer outro tipo de atividade que envolva movimentação de membros superiores e/ou inferiores;
4. substituir uma parte do lazer sedentário, como ler, escrever, ouvir música, assistir TV, pintar telas, jogar no computador, navegar na Internet, por outras atividades que envolvam exercícios físicos, como dançar, brincar com crianças, passear em praças ou parques, dentre outras. 
            Os itens acima são exemplos de atividades que podem ser incorporadas ao dia-a-dia de qualquer indivíduo sem acarretar maiores riscos, uma vez que são leves, e cuja intenção principal é desencadear um processo de modificação do hábito sedentário. Entretanto, estudos recentes demonstraram que a incorporação, a longo prazo, da atividade física no estilo de vida diário, por si só, já apresenta impacto positivo em indicadores de risco coronariano, semelhante ao produzido por sessões regulares de exercícios em academias ou clubes.
            Em resumo, como conduta do CPS-HCFMUSP, o aconselhamento de Estágio 1, voltado para a incorporação de exercício físico em todas as atividades diárias em que isto for possível, deve ser incluído e monitorado, já a partir da primeira consulta, em todos os contatos com os clientes que apresentem características de sedentarismo, como uma etapa inicial para a mudança de comportamento, mas já com efetividade na redução do risco cardiovascular. 
 

Estágio 2. Iniciar um programa de exercício regular moderado

            Indivíduos aparentemente saudáveis, que incorporaram a atividade física como parte do seu dia-a-dia, ou aqueles que não conseguiram mas que estão motivados a iniciar alguma atividade física com regularidade (em horários fixos, por exemplo), devem ser estimulados a praticar exercícios moderados (FC durante o exercício até 79% da FCmáx[6]) de rotina com as seguintes características: 
a) Duração: mínimo de 10 minutos para garantir o seu efeito aeróbio, ou seja, que ele aumente a capacidade cardio-respiratória, entretanto, sessões de 20 a 30 minutos proporcionam maior gasto calórico e maior condicionamento cardiovascular. 
b) Tipo e freqüência: 
b.1: exercícios cardio-respiratórios (p.ex. andar rápido, correr, nadar, pedalar, dançar, patinar): pode ser aconselhado que eles sejam realizados diariamente, mas pelo menos 5 sessões semanais já surtem efeito;
b.2: exercícios resistivos (musculação ou exercícios com pesos) e de flexibilidade (alongamentos), devem ser realizados em dias alternados e, preferencialmente, sob supervisão especializada, principalmente em idosos;
c) Progressão: implementação gradual do programa, iniciando com 3 sessões semanais de, pelo menos, 15 minutos, e leve intensidade, com aumento progressivo de tempo e intensidade, até atingir 5 sessões semanais, de 30 minutos, de exercício moderado. Idealmente, ainda na faixa de exercício moderado, deve-se propor a realização de sessões diárias de até 30 minutos cada, que podem ser contínuas, isto é, 30 minutos ininterruptos, ou fragmentadas em períodos menores, por exemplo, 3 períodos de 10 minutos acumulando 30 minutos ao longo do dia.
d) Conteúdo da sessão: toda sessão de exercícios deve, preferencialmente, compreender 3 fases: 
a) aquecimento de 5 minutos com uma série de alongamentos e/ou início de exercício em leve intensidade; b) exercícios, propriamente ditos, com duração de 30 minutos; c) desaquecimento de 5 minutos, com exercício em intensidade decrescente ou uma outra série de alongamentos.
            De todos os tipos de exercícios, andar é aquele que pode ser recomendado com maior freqüência, pois a sua prática não depende de aprendizado, não requer orientação educacional especial, não implica em onerar o cliente e pode ser ajustado, de forma relativamente simples, a rotinas diárias e locais os mais diferentes. O cliente deve ser orientado a usar um calçado confortável, fechado e de solado de borracha. A velocidade da caminhada deve ser orientada como “a mais rápida possível”.
            Andar rápido, com a movimentação simultânea dos membros superiores, é um exercício de intensidade moderada. Em todos os casos, a progressão deve ser lenta e gradual até atingir, o máximo aconselhado no item “c” acima, ou usando como base a tabela abaixo:
 

PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO EVOLUTIVO PARA EXERCÍCIOS AERÓBIOS MODERADOS

 

Fase 1 – Plano de marcha forçada - Iniciação

                                                                              Tempo (minutos)

Semana                  Seg.        Ter.         Qua.        Qui.         Sex.        Sáb.        Dom.        Total        Velocidade

1ª                            folga        10            folga        10            folga        folga        10            30            Normal

2ª                            folga        10            folga        10            folga        folga        10            30            Normal

3ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        20            60            Normal

4ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        20            60            Normal

5ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        20            60            Rápida

6ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        20            60            Rápida

7ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        30            70            Rápida

8ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        30            70            Rápida

9ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        20            60            Forçada

10ª                          folga        20            folga        20            folga        folga        30            70            Forçada

11ª                          folga        20            folga        30            folga        folga        30            80            Forçada

12ª                          folga        20            folga        30            folga        folga        30            80            Forçada

13ª                          folga        30            folga        30            folga        folga        30            90            Forçada

 

Fase 2 - Plano de marcha forçada - Desenvolvimento

                                                                              Tempo (minutos)

Semana                  Seg.        Ter.         Qua.        Qui.         Sex.        Sáb.        Dom.        Total        Velocidade

1ª                            folga        folga        folga        folga        folga        folga        folga        folga        Descanso

2ª                            folga        20            folga        20            folga        folga        20            60            Forçada

3ª                            folga        20            folga        20            folga        20            20            80            Forçada

4ª                            folga        20            folga        20            folga        20            30            90            Forçada

5ª                            folga        20            folga        30            folga        20            30            100          Forçada

6ª                            folga        20            folga        30            folga        20            40            110          Forçada

7ª                            folga        30            folga        30            folga        30            30            120          Forçada

8ª                            folga        30            folga        30            folga        30            40            130          Forçada

9ª                            folga        30            folga        40            folga        30            40            140          Forçada

10ª                          folga        30            folga        40            folga        30            50            150          Forçada

11ª                          folga        40            folga        30            folga        30            60            160          Forçada

12ª                          folga        40            folga        30            folga        40            60            170          Forçada

13ª                          folga        30            folga        40            folga        50            60            180          Forçada

 

Fase 3A - Plano de marcha forçada - Manutenção - 2 horas por semana

                                                                              Tempo (minutos)

Semana                  Seg.        Ter.         Qua.        Qui.         Sex.        Sáb.        Dom.        Total        Velocidade

1ª                            folga        folga        folga        folga        folga        folga        folga        folga        Descanso

2ª                            folga        30            folga        30            folga        40            folga        100          Forçada

3ª                            30            folga        40            folga        20            folga        40            130          Forçada

4ª                            folga        40            folga        30            folga        40            folga        110          Forçada

5ª                            30            folga        40            folga        20            folga        40            130          Forçada

6ª                            folga        40            folga        30            folga        60            folga        130          Forçada

7ª                            20            folga        30            folga        30            folga        40            120          Forçada

8ª                            folga        40            folga        30            folga        50            folga        120          Forçada

9ª                            20            folga        40            folga        20            folga        60            140          Forçada

10ª                          folga        30            folga        30            folga        40            folga        100          Forçada

11ª                          20            folga        30            folga        20            folga        40            110          Forçada

12ª                          folga        40            folga        30            folga        60            folga        130          Forçada

13ª                          20            folga        30            folga        30            folga        40            120          Forçada

 

Fase 3B - Plano de marcha forçada - Manutenção avançada - 3 horas por semana

                                                                              Tempo (minutos)

Semana                  Seg.        Ter.         Qua.        Qui.         Sex.        Sáb.        Dom.        Total        Velocidade

1ª                            folga        folga        folga        folga        folga        folga        folga        folga        Descanso

2ª                            folga        30            folga        40            folga        30            50            150          Forçada

3ª                            folga        30            folga        50            folga        40            60            180          Forçada

4ª                            folga        40            folga        40            folga        50            80            210          Forçada

5ª                            folga        30            folga        50            folga        40            60            180          Forçada

6ª                            folga        50            folga        30            folga        50            70            200          Forçada

7ª                            folga        40            folga        30            folga        30            60            160          Forçada

8ª                            folga        30            folga        50            folga        40            60            180          Forçada

9ª                            folga        30            folga        40            folga        30            50            150          Forçada

10ª                          folga        30            folga        50            folga        40            50            170          Forçada

11ª                          folga        40            folga        30            folga        50            70            190          Forçada

12ª                          folga        40            folga        40            folga        50            80            210          Forçada

13ª                          folga        30            folga        50            folga        40            60            180          Forçada


Para os indivíduos que pretenderem partir para um programa de exercício regular intenso, visando melhorar o condicionamento físico, o aconselhamento deve ser feito no sentido de procurar orientação especializada, em função dos riscos crescentes de complicações do próprio exercício

 

 

Quadro 1. Dicas para aumentar o prazer pela atividade física regular e, consequentemente, garantir maior adesão a longo prazo.

1.      Escolher uma modalidade de exercício que seja agradável e afeita à personalidade do cliente, p.ex., prática solitária (nadar, correr) ou coletiva (jogar futebol).

2.      Para os menos motivados, a companhia de familiares, amigos ou colegas pode ser um incentivo a mais.

3.      Ler, ouvir música ou assistir TV, enquanto se exercita em bicicleta ou esteira ergométrica, é uma mescla interessante de atividades de lazer.

4.      Alternar o tipo de exercícios (natação, ciclismo, caminhada, corrida, etc.), ao longo da semana ou entre semanas, pode diminuir o tédio.

5.      Fragmentar uma sessão mais longa em outras curtas de, no mínimo, 10 minutos, pode facilitar a adesão sem prejuízo dos efeitos para a saúde.

6.      Participar periodicamente de competições ou torneios pode funcionar como fator motivador e garantir a continuidade.

7.      Procurar formas saudáveis de recompensa sempre que as metas estabelecidas são atingidas e mantidas.


Anexo 5.2. Alimentação

Prof. Dra. Isabela M. Benseñor

 

Atualmente, muitas das doenças crônicas são em parte determinadas por fatores de risco ligados a alimentação. Os padrões alimentares, são por sua vez definidos por hábitos sociais, conceitos divulgados na mídia, conhecimentos científicos e formas de comportamento, culturais e familiares.

Se grande parte das doenças crônicas se associa a fatores de risco ligados a alimentação e acúmulo de gordura no organismo[7], é fácil concluir que a prática de um hábito alimentar saudável terá um importante efeito em termos de prevenção de doenças como câncer e doenças cardiovasculares, duas das principais causas de mortalidade na população mundial e também no Brasil.

 

Novos conceitos em dieta

 

Desde a década de 90, principalmente nos Estados Unidos, tentou-se padronizar o que a população deveria comer e para isso usou-se como símbolo a Pirâmide de Alimentos. Na pirâmide fica fácil saber o que se pode comer a vontade (os alimentos da base); e o que se deve evitar com freqüência (os alimentos do topo).

A mais famosa pirâmide foi criada no início da década de 90 pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e se transformou em um ícone, divulgada como o modo correto de se comer de forma saudável. Entretanto, alguns conceitos fundamentais foram introduzidos no decorrer da década e essa pirâmide tão conhecida se tornou ultrapassada. (1)

 

 


A figura 1 mostra a Pirâmide de Alimentos criada nos USA no início da década de 90.

 

Quais os problemas com essa pirâmide?

 

Gorduras

As gorduras foram transformadas no grande vilão das doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer já foram associados ao consumo de gordura, como o câncer de mama, embora estudos recentes não confirmam essa hipótese. Apesar da tendência atual, as gorduras não devem ser banidas da dieta.

A maior parte das gorduras presentes na nossa alimentação é formada por triglicérides compostos por três ácidos graxos ligados por uma molécula de glicerol. Entretanto, os ácidos graxos não se constituem em um grupo homogêneo. Existem pelo menos 4 tipos de ácidos graxos descritos no quadro abaixo.

 

Tipos de gorduras

Tipo

Fonte

Estado em temperatura ambiente

Efeito sobre o colesterol comparada aos carbohidratos

Monoinsaturada

(apresenta somente uma ligação dupla)

Azeite de oliva, azeitonas, óleo de canola e amendoim, castanhas, amêndoas e abacate

Líqüidas

Abaixam LDL e aumentam HDL

Poliinsaturada (apresenta duas ou mais ligações duplas)

Óleos de milho e soja, peixes

Líqüidas

Abaixam LDL e aumentam HDL

Saturada (não apresenta ligações duplas)

Leite, manteiga, queijos, sorvete, carne vermelha, e côco

Sólidas

Aumentam LDL e HDL

"Trans" (o hidrogênio fica na posição"trans")

Margarinas, gordura vegetal hidrogenada, óleo vegetal parcialmente hidrogenado, biscoitos amanteigados

Sólidas ou semi-sólidas

Aumentam LDL*

Adaptado de Willet, VC. Eat, drink and be healthy. Harvard School of Public Health.


Os triglicérides não se misturam com o sangue por não serem hidrossolúveis. Isso exige que após a sua absorção pelo organismo, eles sejam transportados de forma especial pelas lipoproteínas que são classificadas de acordo com a quantidade de proteína que elas contêm em relação à proporção de gorduras. As partículas ricas em proteínas com pouca gordura são mais pesadas, mais densas (HDL-colesterol) em relação às que transportam mais gordura com um envelope protéico menor (LDL-colesterol). O LDL-colesterol tende a se depositar na parede dos vasos, onde acaba sendo atacado por radicais livres, transformando-se no LDL-oxidado, que lesa a parede arterial e causa obstrução do vaso. O HDL-colesterol, pelo contrário, funciona como uma esponja que recolhe o excesso de colesterol da parede dos vasos, transportando-o para o fígado. O HDL-colesterol também auxilia a síntese hepática de outras lipoproteínas.

Gorduras mono e poliinsaturadas diminuem o LDL (que se deposita nos vasos) e aumentam o HDL (que são um fator protetor para a doença cardiovascular) sendo, portanto, importantes na nossa alimentação diária e não devem ser banidas. Por outro lado, gorduras saturadas, e principalmente as gorduras "trans", têm um papel extremamente maléfico em relação à doença cardiovascular.(2) As gorduras "trans" são uma novidade em termos de conhecimento científico. Elas surgem no processo de produção das margarinas, quando se satura parcialmente o óleo vegetal. O processo de saturação quebra as duplas ligações e coloca um átomo de hidrogênio na posição "trans" (hidrogenação parcial), que nas gorduras naturais ficam na posição "cis". Comparadas às gorduras monoinsaturadas ou poliinsaturadas, as gorduras tipo "trans" aumentam o LDL, diminuem o HDL e aumentam os triglicérides.

Por que a indústria hidrogenou os óleos vegetais?

Porque assim eles ficam mais estáveis e não se tornam rançosos permitindo que os produtos alimentícios tenham maior tempo de validade. Outro ponto é que, na confecção de alguns tipos de alimentos como biscoitos amanteigados, a gordura usada deve ser sólida ou semisólida senão o biscoito não fica crocante. As gorduras "trans" são um dos principais problemas da atualidade, já que muitas margarinas e outros alimentos industrializados são ricos nesse tipo de gordura, e, embora exista uma associação entre gordura "trans" e doença cardiovascular muito maior do que para a gordura saturada, o conteúdo nutricional obrigatório que vem nas embalagens ainda não indica o conteúdo de gorduras "trans".

Há vários outros motivos para não se banir as gorduras de uma forma geral. As gorduras são um componente fundamental das membranas celulares, das bainhas de mielina e para a produção de alguns hormônios. A maioria das gorduras no nosso organismo é produzida a partir de outras gorduras ou carboidratos. Entretanto, há gorduras essenciais e a maior parte delas pertence ao grupo das insaturadas. Essas devem vir da alimentação diária. Outro ponto importante é que cortar as gorduras da dieta, leva à perda de peso nos primeiros meses e depois ocorre um novo ganho de peso, independente de se manter a mesma dieta, e, dentro de um ano, volta-se ao peso original.


Colesterol

Os consumo de ovos caiu devido ao alto teor de colesterol na gema. Novos estudos, entretanto, mostraram que o consumo de uma gema por dia, aumenta muito pouco o colesterol, aumentando o risco de doença cardiovascular em somente 10%. Por outro lado, os ovos são ricos em gordura poliinsaturada, ácido fólico e vitamina B.

Em relação ao colesterol, é importante destacar que os indivíduos podem ser divididos em "responsivos" e "não responsivos". Indivíduos "responsivos" são aqueles que respondem a aumentos na ingestão de colesterol na dieta com aumentos dos seus níveis sangüíneos, e indivíduos "não responsivos" são aqueles que aborvem quantidades muito pequenas de colesterol na dieta, excretando a maior parte, sem alteração dos níveis séricos. Estudo recente, com 120.000 profissionais da área da saúde do sexo feminino e masculino, mostrou que pessoas que consumiam um ovo por dia não apresentavam taxas de doença cardiovascular isquêmica ou cerebrovascular maior do que as pessoas que não comiam ovos.(3)

Vários estudos de coorte mostraram que os níveis de colesterol total não se correlacionam com a mortalidade por doença cardiovascular já que muitas vezes, o efeito da subida do HDL compensa a elevação do LDL. Há trabalhos mostrando que substituindo 5% do total de calorias vindas de gordura saturada por gordura insaturada, reduziria o risco de infarto em 40%. Em compensação, substituindo-se 2% da ingestão calórica vinda das gorduras "trans" pelo mesmo número de calorias vindo de gordura poliinsaturada, reduziria o risco em 50%.(4) A reposição da gordura saturada com carboidratos como recomenda a pirâmide, mostraria reduções muito menores no risco e, como será discutido adiante, levará provavelmente a um aumento do peso.(5)

O Lyon Heart Study testou a dieta do Mediterrâneo na prevenção secundária de infarto do miocárdio comparada à dieta da AHA (American Heart Association), mostrando uma redução de 70% na mortalidade geral refletindo um efeito importante na mortalidade por doença cardiovascular e câncer.(6)

 

 

Omega-3

Existe um subtipo de gordura poliinsaturada com benefícios extremamente importantes: os omega-3. Eles são ácidos graxos essenciais existentes nos peixes, nas nozes, no óleo de canola e de soja, sendo os mais conhecidos o eicosapentaenoico (EPA) e o docosahexanoico (DHA). Eles são componentes importantes das membranas celulares das células dos olhos, do cérebro e do esperma e componentes de vários hormônios. Eles tem um ação protetora na mortalidade por doença cardiovascular por uma ação antiarritmogênica. Embora, eles não diminuam a prevalência de doença cardiovascular, eles diminuem a incidência de morte súbita por arritmias nos pacientes que já apresentam a doença. Esses ácidos são destruídos no processo de hidrogenação parcial e isso é um dos objetivos da indústria justamente por eles se tornarem rançosos e alterar o sabor dos alimentos industrializados.(7, 8)

 

Resumindo:

1.     Gorduras não são necessariamente o grande vilão e muitas têm efeitos benéficos como as poliinsaturadas.

2.     Cortar gorduras não significa, necessariamente, perda de peso.

3.     Gorduras não devem ser substituídas por carboidratos porque isso leva a um aumento de peso que é fator de risco para hipertensão e diabetes mellitus.

4.     Gorduras saturadas devem ser evitadas, substituindo laticínios e carne vermelha por peito de frango, peixe, nozes em geral (castanha de caju, nozes, amêndoas) e legumes.

5.     Alimentos que sejam fonte de ácido omega 3 como peixe, nozes e óleo de canola devem ser preferidos. O óleo de soja, dos quais o Brasil é um dos maiores produtores mundiais, contém ômega 3, devendo o seu consumo ser incentivado em lugar das gorduras sólidas e de origem animal.

 

 

Carboidratos

A base da Pirâmide de Alimentos (Figura 1) é constituída pelo que se chama de carboidratos complexos, ricos em amido (arroz, pão, macarrão e batatas). Os carboidratos complexos fornecidos por estes alimentos, entretanto, são rapidamente quebrados no organismo e transformados em glicose. Ocorre um aumento rápido dos níveis glicêmicos após a ingestão desses alimentos, e um pico sucessivo de liberação de insulina, com queda dos níveis glicêmicos e fome, novamente. Portanto, batatas, arroz, macarrão e pão são alimentos com índices glicêmicos tão elevados quanto os açúcares livres.(9)

Os carboidratos que devem compor a base da pirâmide são os que provêm de alimentos integrais como o arroz integral, o macarrão integral e as fibras integrais. Os carboidratos de alimentos integrais fazem os níveis glicêmicos subir lentamente, os níveis de insulina também sobem lentamente, e a fome demora mais tempo para aparecer.

Quando se retira a gordura dos alimentos, ela acaba sendo substituída pelos carboidratos. Carboidratos, mesmo os complexos, logo estimulam a fome, e com o tempo ocorre ganho de peso. Por outro lado, em países como a China, a dieta é a base de carboidratos e os indivíduos são magros, principalmente, por serem sociedades onde se exerce um alto grau de atividade física. Dietas ricas em carboidratos, entretanto, diminuem os níveis de HDL e aumentam os picos de insulina, aumentando o risco de diabetes. Elas também têm como efeito o aumento dos níveis de triglicérides. Os carboidratos da dieta também podem vir de frutas e verduras, além dos grãos com a vantagem de se aumentar também o consumo de fibras. As fibras, no trato gastrointestinal, retêm açúcares e gorduras que deixam de ser absorvidos na sua presença, sendo eliminados nas fezes.(10)

 

O principal efeito da pirâmide foi a substituição das gorduras da dieta americana por carboidratos complexos. Nas últimas décadas, o consumo de gorduras como fonte de calorias caiu de 40 para 34%, graças à introdução no mercado dos alimentos fat-free. Isso gerou um grande ganho de peso por parte da população, que, por sua vez, acarretou um grande aumento da prevalência de diabetes. Isso fez com que a taxa de mortalidade por doença cardiovascular que vinha caindo, se estabilizasse na última década, podendo voltar a aumentar novamente nos próximos anos.

O que está acontecendo no Brasil?

Em alguns aspectos, o Brasil não é tão diferente dos Estados Unidos. Estudos populacionais nos últimos 20 anos em nosso país mostraram um aumento dos índice de massa corpórea, atualmente de forma mais acelerada, em homens e população rural.(12) Alguns aspectos positivos da nossa dieta como o consumo de arroz e feijão vem caindo juntamente com o consumo de frutas e verduras associado a um aumento do consumo de açúcares livres.(13) Isso pode gerar, a longo prazo, uma reversão da queda dos níveis de mortalidade cardiovascular.

 

Resumindo

1.     Cereais integrais devem ser recomendados, no pão, na massa e no café da manhã (granola).

2.     Substituição da farinha especial pela farinha integral é bem-vinda.

3.     Batatas fritas devem ser esquecidas. Nos fast foods elas são fritas em gordura vegetal hidrogenada, portanto são fontes de carboidratos e gorduras.

 

 

Proteínas

As proteínas da dieta podem vir de fontes animais e vegetais. Proteínas completas são aquelas que contêm todos os aminoácidos necessários para se fazer uma nova proteína. As proteínas de origem animal tendem a ser completas, enquanto as de origem vegetal tendem a ser incompletas. Portanto, é importante que as pessoas que comem proteínas vegetais comam uma grande variedade de alimentos de modo a ingerir todos os aminoácidos necessários.

Apesar dessa desvantagem, as proteínas de origem vegetal apresentam grandes vantagens em relação às de origem animal já que elas contêm uma quantidade muito menor de gorduras e uma quantidade muito maior de fibras. Os estudos mostram que quanto mais proteínas de origem animal uma população come, mais doença cardiovascular ela apresenta. Os processos de cozimento da carne como o fritar e o grelhar, aumentam o riso de câncer pela produção de aminas heterocíclicas, um grupo de carcinógenos. No sul do Brasil, e países vizinhos, o alto consumo de carne nos churrascos, associado ao álcool, fumo e uso de bebidas quentes, pode ser uma das explicações para a alta prevelência de câncer de esôfago, boca e pescoço.

Os estudos mostram que populações com alto consumo de proteínas de origem vegetal provindas das nozes (no sentido de frutas encobertas por cascas incluindo castanhas, amêndoas e outras variedades), frutas e verduras apresentam menos doença cardiovascular. As nozes de uma maneira geral são ricas em arginina que é um aminoácido fundamental para a síntese do ácido nítrico que tem um papel no relaxamento dos vasos, facilitando o fluxo sangüíneo. Entretanto, as nozes também são calóricas, logo, o que se está propondo não é colocar um excesso de nozes na comida e, sim, substituir outros tipos de proteína animal por proteínas de origem vegetal incluindo frutas e verduras. A grande utilização de proteínas de origem vegetal regadas com azeite de oliva é um dos segredos do perfil saudável e saboroso da dieta Mediterrânea.

Como adaptar isso ao Brasil?

Nozes são caras e azeite de oliva também. Entretanto, a soja é extremamente barata e o Brasil é um grande produtor mundial. A soja é capaz de abaixar os níveis séricos de colesterol e uma metanálise mostrou que a ingestão de 50g de soja por dia em substituição a proteína animal reduz os níveis de colesterol em 9,3%, com diminuição de 12,9% nos níveis séricos de LDL e 10,5% nos níveis de carboidratos (14). A soja poderia também ter um papel na prevenção de alguns tipos de câncer e na melhora dos sintomas da menopausa por ser rica em fitoestrogênios, que mimetizam a ação do estrógeno em alguns tecidos e bloqueiam-na, em outros. Por outro lado, num estudo pequeno, sugeriu-se que a soja poderia estimular a divisão celular em mulheres com nódulos mamários e o consumo elevado de soja poderia ser um fator de risco para alterações cognitivas.

Essas evidências contraditórias fazem com que se recomende a ingestão de soja sem exageros, principalmente para as mulheres com neoplasia de mama.

Dietas ricas em proteínas estão associadas à osteoporose, pelo aumento da excreção de cálcio. A substituição de carboidratos por proteínas faz aumentar os níveis séricos de HDL.

 

Resumindo

1. Deve-se recomendar a ingestão de proteínas de várias fontes, com destaque para as de origem vegetal que contêm fibras e menos gorduras.

2. Soja deve ser consumida com moderação

 

 

Frutas e verduras

Um consumo elevado de frutas e verduras, conforme mostrado em vários estudos, diminui a prevalência de doenças cardiovaculares e câncer, abaixa os níveis pressóricos, protege contra a catarata e a degeneração macular e contra a diverticulite.(15) Entretanto, nenhum estudo provou até hoje que substituir frutas e verduras por cápsulas das várias vitaminas nelas contidas teve qualquer efeito benéfico na proteção dessas doenças. Isso porque parece haver uma interação entre os componentes de frutas e verduras que só se efetua quando eles são ingeridos juntos.

O Brasil possui uma quantidade imensa de frutas, muitas das quais ainda desconhecidas e não classificadas. Na Amazônia, várias frutas usadas regularmente na alimentação local, são desconhecidas dos botânicos. Portanto, há muito a explorar.

 

 

Cálcio

Embora, a osteoporose seja um assunto extremamente freqüente na mídia, estudos americanos mostram que não existe nenhuma emergência em termos de osteoporose e a idéia der se beber grandes quantidades de leite como forma de ingerir cálcio, é inadequada porque o leite, para o adulto, é um alimento extremamente calórico e rico em gorduras, se consumido na forma integral. Dado que a maior fatia da mortalidade deve-se às doenças cardiovasculares, o consumo exagerado de leite levando à hipercolesterolemia e ao aumento de peso (pelo alto teor calórico) seria mais um agravante.

Portanto, o cálcio da alimentação deve provir de verduras do gênero das Crucíferas como brócoli, couve, repolho e couve-flor. Ao contrário do que se diz, o cálcio das verduras também é bem absorvido e repõe as necessidades diárias. (16)

Além disso, não há uma relação direta entre ingestão de cálcio e diminuição de fraturas. Ao contrário, países com elevado consumo de cálcio na dieta, apresentam prevalência mais elevada de fraturas. E fraturas são um sinal muito melhor para se diagnosticar deficiência de cálcio do que densitometria óssea.

Por outro lado, o excesso de consumo de leite e derivados como fonte de cálcio tem várias desvantagens, como o ganho de peso, a intolerância à lactose, comum em mulheres de meia-idade, principalmente do norte da Europa, mas também presentes nas mulheres negras e da Ásia. A produção da enzima caseína diminui com a idade nessas mulheres, levando ao aparecimento de sintomas como náuseas, distensão abdominal e diarréia. O excesso de cálcio parece ter um efeito ainda não totalmente conhecido na associação com o câncer de próstata e de ovário.

A prevenção da osteoporose é feita na adolescência e no adulto jovem que pratica atividade física de rotina. Além disso, a osteoporose parece ser muito mais prevalente em países do hemisfério norte, onde há uma exposição muito menor ao sol. No Japão, onde a osteoporose é altamente prevalente, é comum a mulher se proteger do sol, porque a tradição diz que quanto mais clara a pele, mais valorizada será a mulher dentro da sociedade. Atualmente, embora ainda inconclusivas, algumas pesquisas sugerem o papel da ingestão de vitamina D e vitamina K na prevenção da osteoporose.

O papel da reposição hormonal fica cada vez mais confuso já que deve ser analisado como um todo. Sabe-se que a reposição hormonal melhora sintomas de menopausa e osteoporose, entretanto, estudos recentes mostraram vários efeitos nocivos da TRH, tornando-a contra-indicada na maioria dos casos.

 

 

Proposta de uma nova pirâmide

A partir desses dados, o Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública da Harvard propõe uma nova pirâmide representada abaixo. (17)

É claro, que a idéia não é copiar o novo ícone e sim, adaptá-lo à realidade brasileira, onde há grande abundância de soja, frutas e verduras e uma grande tradição de se consumir o feijão com arroz, que é a base da dieta.

Um questionário rápido para saber se o seu paciente se alimenta adequadamente está representado abaixo. É um guia, muito simples e rápido, que pode ser aplicado em uma consulta de promoção à saúde.

 

Perguntas:

1.     Qual era o seu peso aos 20 anos? Compare com o peso agora e calcule a diferença - se positiva ou negativa.

2.     Você pratica atividades físicas de rotina no trabalho? E no lazer? Quantos lances de escada você desce ou sobe diariamente? Quantos minutos você caminha por dia?

3.     Qual o tipo de carne mais consumido na sua alimentação e com que freqüência?

4.     Consome frutas diariamente? Quais?

5.     Consome verduras diariamente? Quais?

6.     Como são preparados os alimentos na refeição? Fritos? Assados? Grelhados?

7.     Que tipo de gordura usa para cozinhar os alimentos? Gorduras sólidas ou óleos vegetais?

8.     Qual o consumo de leite diário?

9.     Qual o consumo diário de arroz, batatas, macarrão e pães?

10. Você costuma ingerir alimentos integrais?

 

Mais importante do que seguir uma dieta mágica é aproveitar o que a culinária dos vários países do mundo tem de melhor com relação a combinações de alimentos. A dieta mediterrânea é muito interessante, mas não adianta copiá-la no Brasil sem adaptá-la a nossa realidade, isto é, introduzindo alimentos comuns em nosso país. O mesmo vale para a dieta japonesa.

Entretanto, o principal conselho em termos de dieta é, "coma de tudo mas mantenha o seu peso". Pessoas que mantêm o peso, dificilmente necessitam de grandes ajustes na sua dieta.

 


Figura 2. Novo modelo da pirâmide proposto por WC Willett.

 

 

 


Adaptado de Willet WC. Eat, drink and be healthy. Harvard School of Public Health.

 

 

Dicas para aumentar o prazer pela alimentação balanceada.

1        Adaptar as refeições equilibradas aos hábitos cotidianos.

2        Tentar incluir a culinária como atividade de lazer ou de combate ao estresse.

3        Escolher dentro de cada grupo de alimentos aqueles dos quais mais gosta.

4        Negociar algo mais saudável com a pessoa que cozinha a dieta do dia-a-dia.

5        Na hora de comprar: ler o conteúdo nutricional na embalagem.

6        Planejar antes a compra de alimentos, evitando o excesso que causa o consumo abusivo ou o desperdício.

7        Comer lentamente, mastigando bem e desfrutando o prazer da refeição.

8        No caso de “auto-recompensas” ou comemorações, dar preferência a alimentos com menor teor de calorias, gordura ou açúcar (alimentos light).

9        No caso de  bebida alcoólica, consumir lentamente até o limite aconselhável (1 ou 2 drinques) ao longo de toda a refeição.

 


Referências

1.     Nutrition and Your Health: Dietary Guidelines for Americans, 2000 (5th edition). Washington D.C.: U.S. Department of Agriculture, 2000. http://www.nal.usda.gov/fnic/dga.index.html

2.     Mensink RP, Katan MB. Effect of dietary trans fatty acids on high-density and low-density lipoprotein cholesterol levels in health subjects. N Eng J Med 1990;323:439-45.

3.     Hu F, et al. A prospective study of egg consumption and risk of cardiovascular disease in men and women, JAMA 1999;281:1387-94.

4.     Willet WC et al. Intake of trans-fatty acids and risk of coronary heart

disease among women. Lancet 1993;341:581-585.

5.     Mensink RP, Katan MB. Effect of monounsaturated fatty acids versus complex carbohydrates on high-density lipoproteins in healthy men and women. Lancet I (1987):122-25.

6.     De Lorgeril M et al. Mediterranean diet, traditional risk factors, and the rate of cardiovascular complications after myocardial infarct: final report of the Lyon Diet Heart Study. Circulation 1999;99:779-85.

7.     De Lorgeril et al. Mediterranean alpha-linolenic acid rich diet in secondary prevention of coronary heart disease. Lancet 1994;343:1454-9.

8.     Albert CM et al. Fish consumption and risk of sudden cardiac death. JAMA 1998;279:23-8.

9.     High glycemic index foods, overeating and obesity. Pediatrics 1999; 103:E261-6.

10. Guidelines for healthy weight. N Eng J Med 1999;341:427-34.

11. Nestle M, Jacobson M. Halting the obesity epidemic: a public health policy approach. Public Health Reports 2000;115:12-24.

12. Monteiro CA, DÁ Benicio MH, Conde WL, Popkin BM. Shifting obesity trend in Brazil. Eur J Clin Nutr 2000;54:342-6.

13. Monteiro CA, Mondini L, Costa RB. Changes in composition and appropriate nutrition of family diet in the metropolitan areas of Brazil. Rev Saude Publica 2000;34:251-8.

14. Anderson JW et al. Meta-analysis of the effects of soy protein intake on serum lipids. N Eng J Med 1995;333:276-82.

15. Law MR, Morris JK.  By how much does fruits and vegetable consumption reduce the risk of ischemic heart disease? Eur J Clin Nutr 1998;52:549-56.

16. Cummings SR et al. Risk factors for hip fracture in white women. N Eng J Med 1995:332:767-73.

17. Willett WC. Eat, drink, and be healthy. Simon & Schuster Source, 2001, New York, NY, USA.


Anexo 5.4. Tabagismo
Prof. Dra. Eliane Correa

 

A abordagem visando à cessação do tabagismo pode envolver etapas preliminares ou avançadas, ações em nível individual ou em grupo de clientes, e ênfase nas intervenções comportamentais ou medicamentosas.

Levando-se em conta que até cerca de 95% dos ex-fumantes pararam de fumar sem qualquer tipo de ajuda externa, na atenção primária, o profissional deve estar preparado para desencadear ações efetivas. Para isto, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) elaborou o manual Ajudando seu paciente a deixar de fumar, que reúne conhecimentos e técnicas apropriadas para tal.

Neste roteiro serão apresentados os princípios básicos da abordagem comportamental preliminar mais efetiva em nível individual, proposta pelo INCA e que pode ser adotada por profissionais de saúde, em consultórios e ambulatórios.

 

ABORDAGEM COMPORTAMENTAL

 

Dentro da abordagem comportamental, o fumante é estimulado a abandonar o hábito, dentro de um processo dinâmico, passando pelos vários estágios de comportamento descritos, que são:

Pré-contemplação – quando o fumante não vislumbra a possibilidade de parar de fumar e não se preocupa com isto.

Contemplação – quando já admite que o tabagismo é um problema e planeja mudar de comportamento.

Ação – quando medidas de mudança do comportamento são adotadas, como o abandono progressivo do cigarro e certas modificações ambientais.

Manutenção – fase de trabalho e apoio contínuos que visam à prevenção de recaídas.

Recaída – quando falha a estratégia de manutenção e o indivíduo volta a fumar, podendo, entretanto, voltar às fases iniciais do processo.

Sendo a motivação fator fundamental para uma alteração de comportamento tão importante como o de parar de fumar, a tarefa dos profissionais de saúde é, principalmente, a de auxiliar fumantes a se tornarem altamente motivados para a etapa de ação e, depois, ajudá-los a se manterem abstêmios.”

 

Método PANPA – Pergunte/Aconselhe/Negocie/Prepare/Acompanhe

 

Todos os procedimentos incluídos neste método de abordagem comportamental individual preliminar são muito simples e não tomam mais que 10 minutos da consulta.

 

Pergunte a todo paciente se ele fuma. Caso a resposta seja positiva complete com outras perguntas como as do quadro abaixo:

 

1.     “Você fuma?” ou “Você continua fumando?”

2.     “Há quanto tempo? ou “Com que idade começou?”

3.     “Quantos cigarros você fuma por dia em média?”

4.     “Quanto tempo após acordar você fuma o seu primeiro cigarro?”

5.     “Você está interessado em parar de fumar?”

6.     “Você já tentou parar de fumar antes?”

         Caso afirmativo: “O que aconteceu?”

 

A intenção das perguntas é permitir uma estimativa para o desenvolvimento de doença relacionada ao tabagismo (perguntas 2 e 3), assim como para o grau de dependência da nicotina (perguntas 3 e 4). De um modo geral, pode-se dizer que um indivíduo que acende o 1º cigarro até 30 minutos após acordar e fuma 20 ou mais cigarros por dia é um forte dependente da nicotina.

Nesta etapa, é importante criar uma atmosfera de confiança com o cliente, evitando-se a rudeza ou questionamentos muito “invasivos” sobre os seus costumes, que podem afastá-lo das próximas consultas.

Para o caso de se necessitar uma estimativa mais acurada do nível de dependência da nicotina, recomenda-se a aplicação do teste de Fagerström:

 

1 Quanto tempo após acordar você fuma o seu primeiro cigarro?_______________     (     )

Dentro de 5 minutos    = 3

Entre 6 e 30 minutos    = 2

Entre 31 e 60 minutos  = 1

Após 60 minutos          = 0

2 Você acha difícil não fumar em lugares proibidos, como

    igrejas, bibliotecas, cinemas, ônibus, etc.?_______________________________    (     )

Sim = 1

Não = 0

3 Qual cigarro do dia lhe traz mais satisfação?______________________________    (     )

O primeiro da manhã  =  1

Outros                         =  0

4 Quantos cigarros você fuma por dia? ____________________________________   (     )

Menos de 10    =  0

De 11 a 20       =  1

De 21 a 30       =  2

Mais de 31       =  3

5 Você fuma mais freqüentemente pela manhã? _____________________________  (     )

Sim = 1

Não = 0

6 Você fuma mesmo doente, quando precisa ficar de cama

    a maior parte do tempo? ______________________________________________  (     )

Sim = 1

Não = 0

Conclusão sobre o grau de dependência: ___________________________________   (     )

0-2 pontos = muito baixo                    6-7 pontos   = elevado

3-4 pontos = baixo                              8-10 pontos = muito elevado

5 pontos    = médio                             (> 6 sintomas de abstinência são esperados)

 

Aconselhe todos os fumantes a deixarem de fumar. Pesquisas comprovam que o aconselhamento individual feito pelo médico é um bom incentivo para largar o cigarro. Mitos devem ser quebrados, como: "poucos cigarros não fazem mal à saúde"; "cigarros com baixos teores são menos prejudiciais"; "existe uma quantidade segura de cigarros"; "já é tarde para parar de fumar".

É importante, neste momento, tentar identificar o nível de motivação do cliente, através do estágio de comportamento em que se encontra. Em seguida, deve-se personalizar a mensagem incentivando a mudança de estágio, principalmente, da Pré-contemplação para Contemplação (estimulando-o a pensar no assunto) e desta para Ação (orientando-o a tomar as medidas necessárias).

Informações específicas sobre os efeitos negativos (sintomas, doenças, etc.) do tabagismo na saúde atual e futura podem ser dadas, porém, impacto maior é obtido com o realce dos benefícios da parada, ressaltando os aspectos da melhora da qualidade de vida, evitando juízos de valor, censuras ou críticas.

As dificuldades referidas pelos clientes, principalmente aqueles que já tentaram parar mais de uma vez[8], podem ser rebatidas com a informação de que existem técnicas que ajudam a vencer o período de abstinência[9] e a fissura de fumar (ver dicas).

 

Negocie. Muitas das estratégias sugeridas nos livros, manuais ou até mesmo nas conversas servem para estimular a criatividade do profissional e do cliente. No entanto, é necessário assumir uma postura de negociação para que ambos se certifiquem se a forma de enfrentamento poderá ser colocada em prática. Em alguns casos vale a pena utilizar técnicas de dramatização (simular uma situação) ou visualização (imaginar uma situação) a fim de identificar com mais clareza as possíveis barreiras que aparecerão e então negociar o que for melhor para o cliente, na realidade em que se encontra.

 

Prepare todos os clientes motivados para o momento de parar de fumar, de acordo com o estágio evolutivo em que se encontram. Para os que estão prontos e preparados para parar (ação), sugere-se marcar uma data imediatamente (Dia D) e um plano de ação que envolva: mudanças da rotina diária (quebrando antigos hábitos e modificando locais e mobília onde costuma fumar); alimentação equilibrada pobre em calorias, exercícios físicos regulares, ingestão adequada de líquidos e leitura de material de auto-ajuda.

Se a fase é de contemplação ou preparação, pode-se pensar em marcar uma data dentro de 30 ou 60 dias (Dia D), usando este período para uma redução progressiva dos cigarros fumados por dia, e para uma reflexão sobre o hábito de fumar, relacionando os motivos facilitadores (p.ex. cafezinho, bate-papo com amigos), as formas possíveis para interceptá-los (p.ex. solicitar a ajuda de familiares e colegas), e leitura de material de auto-ajuda. É bom lembrar que o local de atendimento dos fumantes deve desencorajar o tabagismo não só através de cartazes e avisos, como pela eliminação de cinzeiros, revistas, propagandas e outros utensílios que induzam ao consumo de cigarros.

Ao fumante devem ser amplamente informados os sintomas esperados com a cessação do hábito (a tosse pode aparecer ou piorar, temporariamente), a possibilidade de ganho de peso (em geral, em torno de 3-5Kg), os momentos de “fissura” e, ao mesmo tempo, as dicas de como superar estas dificuldades, estimulando um redirecionamento de conduta e um posicionamento mais positivo frente a adversidades como, por exemplo, as situações estressantes. Mais uma vez, o apoio de familiares e amigos pode ser a chave de uma tentativa bem-sucedida.

 

Acompanhe todos os clientes que pararam de fumar, marcando consultas de retorno a partir da data de abandono. As duas primeiras semanas são as mais importantes, pois neste período o cliente sente com maior intensidade os sintomas da abstinência de nicotina, e é nesta fase que ocorre a maioria dos insucessos. Uma ou duas consultas dentro deste intervalo são, portanto, recomendadas.

Após a quinzena inicial, o cliente deve ser estimulado a voltar todo mês até os 3 primeiros meses serem completados, no 6º mês e após um ano de abstinência. Todas as ocorrências, facilidades, dificuldades, sintomas, etc. devem ser monitorados, tendo sempre em perspectiva uma atitude positiva, isto é, motivando o cliente, reconhecendo seu esforço e parabenizando-o pelo sucesso.

Todo ex-fumante deve permanecer atento, mesmo diante de situações aparentemente controladas, pois a dependência de nicotina pode retornar caso volte a fumar. Assim, faça-o relembrar que deverá evitar dar uma tragada, ou mesmo acender um cigarro, pois poderá voltar a fumar. A regra é: “Evite o primeiro cigarro que você evitará todos os outros”.

Para prevenir recaídas, é importante identificar as situações de alto risco e agir de forma a enfrentá-las. As estratégias consistem, basicamente, em: evitar, escapar, distrair e adiar. Deve-se evitar festas, ingestão de álcool, cafezinho, encontro com fumantes, pelo menos durante as primeiras semanas de parada. Se isso não for possível, pode-se tentar escapar saindo das salas onde se fuma mais, ou de reuniões estressantes, por exemplo. Distrair-se, desviando o foco de atenção com uma mudança de tarefa, pensamento ou lugar. No caso da “fissura”, uma técnica simples é adiar a recaída esperando que essa vontade intensa de fumar passe (o que costuma ocorrer em poucos minutos). Dicas suplementares constam do Quadro 1 deste anexo.

A recaída, quando ocorrer, deve ser aceita sem críticas, mas deve ser objeto de análise a fim de identificar suas causas e circunstâncias. O cliente deve ser estimulado a tentar novamente, desta vez com um plano de ação melhor estruturado.

Quatro perguntas para o caso de recaída:

1.     O que aconteceu?

2.     O que estava fazendo nesta hora?

3.     Como se sentiu ao fumar seu primeiro cigarro?

4.     Você já pensou em nova data para parar de fumar?

 

 

ABORDAGEM MEDICAMENTOSA

(contribuição Dr Rafael Saad)

 

Tratamento medicamentoso deve ser realizado por 8 a 12 semanas; às vezes, é necessário prolongar tratamento.

São consideradas drogas de primeira linha: terapia de reposição de nicotina (TRN), bupropiona e vareniclina; segunda linha: nortriptilina e clonidina. Se houver insucesso, pode haver associação de drogas (TRN + bupropiona ou nortriptilina; TRN na forma de adesivo e goma).

 

    Terapia de reposição de nicotina

- Adesivos – 7, 14 e 21mg – 1 adesivo de 21mg/dia (no tronco ou nos braços, protegido do sol) por 8 semanas, seguido de 14mg/d por 2 semanas e 7mg/d por mais 2 semanas. Em tabagistas mais leves pode começar com 14mg e mais pesados com 28 ou 35mg/d.

- Goma – 2 e 4mg – mascar de 2/2h ou 3/3h (máx 16mg/d) por 2 meses e reduzir progressivamente no mês seguinte. Deve-se mascar a goma por alguns minutos e manter a goma entre a gengiva e a mucosa da boca por alguns minutos e mascar novamente, repetindo o processo por 30min

- Programar interrupção idealmente junto com o início do adesivo ou em até 5 dias do início da terapia de reposição de nicotina

- Ef colaterais: cefaleia, alteração sono, pesadelos, irritação pele (adesivos); sinais de superdosagem: digestivos (náusea, vômito e diarreia) e tontura.

- Contra-indicações: IAM recente (<15 dias); arritmias, angina.

Durante a reposição, por qualquer via, é absolutamente proibido fumar, pois a superdosagem de nicotina aumenta o risco cardiovascular.

 

    Bupropiona

- Antidepressivo, bloqueia recaptação serotonina, dopamina e noradrenalina; 150mg (1cp) durante 3 dias e, a partir do quarto dia, 150mg 2x/dia, com intervalo de no mínimo 8 horas entre as tomadas, evitando que a segunda dose seja depois das 18h pelo risco insônia.

- interromper tabagismo entre sétimo e décimo dia após início da medicação

- Ef. colaterais: boca seca, cefaleia, insônia, tremor, prurido, diminuição concentração, convulsão, aumento PA

- Contra-indicações: história atual ou pregressa de convulsão, bulimia, anorexia nervosa, distúrbio bipolar, uso IMAO, uso drogas antipsicóticas, Ins hepática severa

 

    Vareniclina

- agonista parcial dos receptores nicotínicos de acetilcolina, que leva à liberação de dopamina. Evita sintomas de abstinência e períodos de fissura, bloqueia efeitos provenientes da nicotina do cigarro, diminuindo satisfação do ato de fumar.

- 0,5mg/dia nos 3 primeiros dias, 0,5mg 2x/dia do quarto ao sétimo dia, 1mg 2x/dia do oitavo dia até 12 semanas

- suspender tabagismo após 7 dias da medicação

- Ef colaterais: náusea (até 30% casos), vômitos, pesadelos, cefaleia, insônia, tonturas e depressão

- Contra-indicações: gestante, esquizofrenia, depressão maior, tr bipolar

 

    Nortriptilina

- 75 a 150mg/dia, iniciando com 25mg/d e aumentando dose a cada 3-4 dias

- programar interrupção após 20 dias do uso

- Ef colaterais: boca seca, sonolência, obstipação, aumento apetite

- Contra-indicações: IAM recente, arritmia, BAV, uso IMAO, esquizofrenia

 

    Clonidina

- 0,2 a 0,4mg/d, preferencialmente 12/12h; iniciar 0,1mg e elevar cada 3-4dias; para interromper deve-se realizar redução progressiva

- programar interrupção após 3-5 dias

- Ef colaterais: boca seca, fadiga, tontura, sonolência, obstipação, distúrbio ereção

- Contra-indicações: doença do nó sinusal; evitar interrupção abruptaA reposição de nicotina pode ser um adjuvante importante das técnicas comportamentais conforme apontam as evidências científicas. A sua finalidade é diminuir os sintomas de abstinência e com isto facilitar a transição. Existem duas formas, mais usadas, de reposição de nicotina: transdérmica e oral.

 

 

 

 

 

 

Quadro 1. Dicas para resistir ao desejo de fumar e a “fissura”

1        Evitar café; caso não consiga, recomenda-se mudar o local com freqüência

2        Escovar os dentes imediatamente após as refeições

3        Ter sempre à mão alguma alternativa de passatempo (p.ex. livro, caminhada)

4        Beber água ou suco nas reuniões demoradas

5        Mascar ou mordiscar bastões de canela, cenoura, erva-doce, etc.

6        Dar preferência a “programas” em ambientes livres de tabaco

7        Nos ambientes onde se fuma, procurar detalhes e conversas que distraiam do cigarro

8        Recusar cigarros oferecidos, apelando à compreensão e ajuda de quem ofereceu

9        Quebrar rotinas associadas ao tabagismo: trocar poltronas de lugar, procurar alguém para conversar quando estiver sozinho

10    Ocupar-se com desenhos e rabiscos, enquanto fala longamente ao telefone

11    Fugir da ociosidade mantendo atividades constantes (p.ex. arrumar a bagunça de casa, lavar o carro)

12    Pensar em outras coisas, usando técnicas de relaxamento e respiração profunda

13    Lembrar sempre o lado positivo de não fumar para o hálito, dentes, saúde em geral


Anexo 5.9. Estresse

Psico. Letícia Tunala

 

A abordagem não medicamentosa de clientes submetidos a condições de estresse passa pela identificação de sintomas, sinais ou situações que podem comprometer o desempenho nas atividades diárias ou a qualidade de vida dos mesmos sem que sejam, necessariamente, preenchidos critérios diagnósticos de doenças conhecidas, como a depressão, por exemplo. Portanto, o primeiro passo deve ser a realização de um diagnóstico diferencial.

Os sintomas, sinais e situações mais freqüentemente associados a quadros de estresse, divididos por categorias relacionadas, são:

 

Físicos

Respiração "encurtada", coração acelerado, músculos tensos, dores de cabeça, incômodo no estômago, tontura, tremor, diarréia, aperto dos dentes, sudorese, sensação de desmaio, perda de interesse sexual, cansaço, incapacidade de relaxar.

Emocionais

Irritabilidade, raiva, preocupação, dificuldade de concentração, pensamentos negativos, sentimento de solidão, tristeza, nervosismo.

Comportamentais

Comer demais ou perda de apetite, problemas com o sono, propensão para acidentes, aumento do uso de álcool, evitar tarefas, dificuldade em cumprir com compromissos de trabalho, choro fácil, aumento do uso de cigarro.

Cognitivos

Pensamentos acelerados ou lentificados, antecipação do medo, baixa concentração, dificuldades com a memória.

Sociais

Isolamento ou dificuldade em estar só, irritar-se facilmente com os outros, impaciência nas situações sociais.

 

A identificação da origem do estresse

Após a verificação inicial, o profissional pode ajudar o cliente a perceber qual a principal origem de seu estresse, ou seja, qual sua fonte. Muitas vezes, o indivíduo não consegue fazer isto sozinho, o que o impede de agir no sentido de amenizar seu sofrimento. Existem muitas causas possíveis agrupadas em: 1) externas, quando relacionadas a demandas reais, encargos e responsabilidades, no trabalho, na família, nos grupos de amigos etc.; 2) internas, quando originadas em preocupações, medos, fantasias que não necessariamente derivam de uma situação real e atual. Além disto, é importante observar que muitas vezes uma solicitação positiva, como um emprego novo, o nascimento de um filho, dentre outras, pode ser uma fonte importante de estresse.

 

Estabelecimento de prioridades de ações

Muitas vezes, diversas fontes de estresse somam-se, freqüentemente relacionadas a rotinas "crônicas" (cuidados com a casa, desemprego, falta de dinheiro, cuidado com alguém doente etc.). Neste ponto, é importante auxiliar o cliente a decidir por uma, que será a primeira a ser abordada ao longo das consultas. Essa decisão conjunta faz com que o cliente efetive sua ação e sinta-se mais motivado e capaz de executá-la.

Assim, o clínico pode ajudar a estabelecer, junto com o cliente, uma hierarquia de problemas a serem encarados, progressivamente, cujo critério de ordenação pode ser, por exemplo, do mais fácil para o mais difícil, ou qualquer outro que satisfaça as necessidades da pessoa.

 

Avaliação e coping (enfrentamento)

É importante frisar que as fontes do estresse não são responsáveis sozinhas pelo mal-estar que o cliente vive e, portanto, a sua identificação de per si não é tudo.

Existem duas instâncias intermediárias chamadas de avaliação e enfrentamento ou coping, cuja função principal é estabelecer o modo como cada pessoa lida com as diversas situações de vida. Grosso modo, a avaliação está relacionada com a percepção que o sujeito tem a respeito de suas vivências e o enfrentamento/coping ao modo usualmente utilizado por ele para lidar com as situações que lhe são difíceis. Vale lembrar que isto não é um fenômeno estático, pois relaciona-se com o tipo de personalidade do sujeito e o momento pelo qual está passando.

Portanto, o clínico pode auxiliar o cliente, reconsiderando sua avaliação, por exemplo, através da discussão de uma informação nova e importante para a reavaliação do problema, e ajudando-o a perceber que a forma de enfrentamento/coping adotada não tem diminuído seu sofrimento.

 

§        Exemplo de caso prático:

"Uma cliente chegou com alguns sinais de estresse: choro fácil, dificuldade para dormir, irritabilidade e fortes dores de cabeça, e que não sabia com clareza o que a fazia sentir-se desta forma. Começamos a conversar com ela e ficou claro que ela passava por um momento de sobrecarga de atividades e exigências: cuidar da casa, dos filhos, do marido, estudar para passar no vestibular, e ainda dar conta de todas as atividades do seu trabalho (folha de pagamento e contabilidade geral da empresa). A forma como usualmente lidava com a situação era acumulando tudo, sem pedir ajuda a ninguém. Quando “explodia” era sempre com seu filho, sendo que logo após sentia-se extremamente culpada por não ter podido ser atenciosa e carinhosa com ele.

Junto com ela, estabelecemos que começaria focalizando em sua vida profissional e aos poucos fomos percebendo sua dificuldade em delegar ou dividir tarefas e responsabilidades. Negociamos então uma estratégia focada neste ponto, com exercícios para aprender a delegar/dividir, e, assim, a situação foi melhorando."

 

Postura do profissional de saúde

É muito importante que o profissional tenha uma postura colaborativa e não autoritária, lembrando-se sempre que quem melhor sabe da vida do cliente é ele próprio. A palavra-chave é negociar. Esta é a habilidade de comunicação mais importante a ser desenvolvida. Para tanto, recomenda-se que:

 

1.     Verifique se a sua compreensão sobre o problema do cliente está correta. Por exemplo: O Sr. acaba de me contar X. É isto mesmo?

2.     Ao sugerir uma estratégia de ação ou ao expressar sua percepção sobre o caso, verifique se ela faz sentido para a pessoa, bem como se é factível sua execução. Por exemplo: Percebi que o Sr. usualmente age da seguinte forma: .... Isto faz sentido para o Sr.? O Sr. pensa que isto é verdadeiro?; Penso que ajudaria se o Sr. tentasse fazer o seguinte ...; O que o Sr. acha? Isto é possível?

3.     Atente para os passos básicos da negociação para a criação do vínculo empático: ouça, explore, dê e receba, não julgue, estabeleça um fechamento.

 

Sinais de auto-sabotagem

         Auto-sabotagem é o processo pelo qual o próprio cliente coloca barreiras e adota condutas (não conscientes) que impedem ou atrasam as decisões ou soluções para o seu problema específico de estresse. O comportamento ou pensamento de auto-sabotagem são comuns em clientes estressados. O profissional pode auxiliar a detectá-los. Seguem alguns dos mais freqüentemente encontrados:

1.     Filtragem: quando a pessoa escolhe os detalhes negativos da situação e os aumenta, filtrando todos os outros dados positivos.

2.     Pensamento polarizado: não há meio termo. As coisas são boas ou ruins. Ou você é um fracasso ou tem que ser perfeito.

3.     Generalização: quando a pessoa toma um acontecimento ou um dado e os generaliza, concluindo que as coisas são todas daquela maneira ou sempre acontecerão assim.

4.     Leitura da mente: a pessoa tende a achar que sempre sabe o que os outros estão pensando ou sentindo sem ter perguntado ou conversado com eles. Age então a partir deste ponto de vista.

5.     Tendência a "catastrofizar": a pessoa sempre age a partir dos "se" negativos: “Se sua mãe morresse ...; Se perder o emprego ...; Se meu marido me deixar ...”.

6.     Personalização: a pessoa freqüentemente pensa que os outros estão fazendo ou dizendo algo dela. Há também, aqui, uma tentativa de comparação com os outros: quem é o melhor, mais esperto etc.

7.     Controle: a pessoa se sente com pouco controle sobre as diversas situações da vida, entendendo tudo como obra do destino. Ainda pode haver uma dificuldade de controle interno, o que a faz sentir-se responsável por tudo que acontece na vida dos outros (sofrimentos, dores, alegrias etc.).

8.     Justiça: a pessoa sente-se injustiçada por não ser correspondida em relação aos critérios de justiça nos quais acredita.

9.     Culpabilização: a pessoa sempre culpa os outros por seus problemas ou vice-versa.

10. Deveres: a pessoa tem uma série de regras rígidas a respeito do comportamento dos outros. Se estas regras são quebradas pode desencadear muita raiva ou, ao contrário, um forte sentimento de culpa.

 

Recomendações gerais para ajudar no combate ao estresse

·        Numa consulta de Promoção da Saúde é salutar que o clínico perceba que um comportamento de risco para a saúde, como comer compulsivamente, fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso, pode estar relacionado com um tipo de enfrentamento/coping inadequado relativo a alguma fonte de estresse.

·        Por outro lado, recomendações que envolvem mudanças de hábitos e comportamentos arraigados podem ser, por si só, estressantes, e, por esta razão, devem ser aconselhadas com cautela, gradual e progressivamente, estabelecendo metas factíveis e valorizando mesmo os menores ganhos.

·        Levando-se em conta o que foi acima exposto, o profissional de saúde, para ajudar a amenizar o estresse do cliente pode:

 

a)     Treinar uma técnica de relaxamento, como, por exemplo, respiração profunda;

b)    Aconselhar e monitorar uma atividade física leve ou moderada;

c)    Aconselhar atividades de lazer regulares;

d)    Aconselhar pausas breves ao longo do dia e descansos semanais suficientes;

e)     Aconselhar a diminuição do uso de excitantes como bebidas a base de cafeína, cigarros, álcool, etc.;

f)      Treinar métodos de comunicação que incluam a assertividade (ser direto e positivo nos diálogos) e o estabelecimento de limites.

 

·        A qualidade e a quantidade de horas de sono ocupam lugar de destaque no combate ao estresse e, se for necessário, o profissional deve estar preparado para aconselhar e dar "dicas" que ajudam a melhorar o mesmo.


5.10. Sono

Dr. Luis Augusto Sales Lima Pilan

 

O sono é um requisito fisiológico primordial para a vida saudável. Durante esse período ocorre a necessária restauração que protege o ser do desgaste natural das horas que passa acordado. Trata-se de um estado de repouso normal e periódico que se caracteriza especialmente pela suspensão da consciência, pelo relaxamento dos sentidos e dos músculos, pela diminuição do ritmo circulatório e respiratório e pela atividade onírica (sonhos) (1).

O ritmo acelerado da vida moderna tem acarretado uma redução progressiva do sono, que passou até a ser encarado equivocadamente como “desperdício de tempo” ou “supérfluo”, porém, do ponto de visto da saúde, dormir bem é tão importante quanto ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Dormir mal pode prejudicar sensivelmente a qualidade de vida e também predispor ao aparecimento de doenças e acidentes.

Portanto, faz parte dos objetivos da promoção da saúde a busca de um sono reparador tanto em duração quanto em qualidade (3).

 

Sono normal, privação de sono e insônia

É relativamente simples saber quantas horas cada um necessita dormir: quando a pessoa dorme bem, ou seja, quando a quantidade e a qualidade do sono são satisfatórias (sem uso de remédios hipnóticos), ela acorda bem disposta, não tem dificuldade para desempenhar suas tarefas, não fica sonolenta ao longo do dia, e não abusa de substâncias químicas estimulantes para ficar alerta, por exemplo, café, bebida alcoólica, outras drogas ou medicamentos energéticos.

Existem dois tipos de sono: sono REM (Rapid Eye Movements) e sono não-REM (Non-Rapid Eye Movements). O sono REM corresponde a 20-25% do tempo de sono total e é neste período que ocorre a maioria dos sonhos. O sono não-REM, que representa cerca de 75 a 80% do total, é dividido em 4 estágios: o estágio 1 é o de sono superficial; o estágio 2 é o de sono intermediário (corresponde a 45-55% do tempo total de sono); e os estágios 3 e 4 que são chamados de sono lento-profundo. É no estágio 4 que ocorre o pico de liberação do hormônio do crescimento e da leptina, hormônio que controla a sensação de fome e saciedade. Nessa fase, o cortisol começa a ser liberado até atingir seu pico, no início da manhã.

A cada noite de sono ocorrem de 4 a 6 ciclos completos de sono, com duração aproximada de 90 a 100 minutos,. sendo cada um dos ciclos composto pelos 4 estágios que compõem a fase de sono NREM, com duração de 45 a 85 minutos, e pelo sono REM, que dura de 5 a 45 minutos.

As pressões e a competitividade da vida atual têm feito com que as pessoas durmam cada vez menos, a fim de ampliar as horas “úteis” do dia. A redução do tempo ou a privação de sono produzem efeitos danosos ao organismo, incluindo prejuízos cognitivos, aumento de irritabilidade e da liberação de cortisol e ACTH, ambos hormônios relacionados com as manifestações fisiopatológicas do estresse.

A privação do sono pode comprometer seriamente a saúde, uma vez que nesse momento são produzidos alguns hormônios, como o do crescimento que, entre outras funções, ajuda a manter o tônus muscular, evita o acúmulo de gordura, melhora o desempenho físico e combate a osteoporose, e a leptina.

As conseqüências da falta de sono no curto prazo são: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações de humor, perda da memória de fatos recentes e dificuldade de concentração. Em longo prazo, podem provocar: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabete e doenças cardiovasculares. Ainda não está muito bem estabelecido na literatura se há aumento da mortalidade precoce, apesar de alguns estudos apontarem neste sentido. Entretanto, a insônia e a fadiga aumentam significativamente o risco de acidentes de trabalho, domésticos e de trânsito (4,9).

Os distúrbios do sono estão entre os problemas de saúde de grande impacto socioeconômico (5). São tão comuns quanto asma e diabete, porém, poucos são diagnosticados e tratados adequadamente. Destes, a insônia é o mais freqüente.

Insônia é um sintoma que pode ser definido como dificuldade para iniciar e/ou manter o sono, de modo que ele não é reparador, ou seja, é insuficiente para manter uma boa qualidade de alerta e bem-estar físico e mental durante o dia, com o comprometimento conseqüente do desempenho das atividades diurnas (4). Mesmo sendo muito freqüente, somente 5% dos pacientes com insônia procuram consulta nos serviços de atenção primária à saúde e 69% nunca mencionaram aos médicos suas dificuldades para dormir.

A insônia é um sintoma e deve ser analisada sob três aspectos: físico, psicológico e social. Doenças físicas, bem como situações de ansiedade, depressão e ingestão de bebidas alcoólicas podem ocasionar noites mal dormidas. Problemas familiares, econômicos e profissionais podem prejudicar o sono (7). Freqüentemente, as insônias são agravadas ou podem ser decorrentes de hábitos errados que adquirimos durante a vida. Geralmente, há um conjunto de fatores que provoca dificuldades para dormir.

Além de hábitos de vida sedentários, alimentação inadequada, consumo excessivo de substâncias químicas, excesso de horas de trabalho ou diversão noturna, são fatores de risco para a insônia: o sexo feminino, o envelhecimento, a ocorrência de transtornos mentais ou doenças clínicas, e o trabalho em turnos, principalmente em turnos alternados ou não habituais. Dentre os idosos, os aposentados ou inativos estão em situação de maior risco.

 

Abordagem clínica

Pacientes com sono não reparador, privação de sono ou insônia crônica (por exemplo, indivíduos com depressão), têm uma alta incidência de queixas e procuram mais os serviços de saúde do que a população em geral (4,8,9). A abordagem clínica inadequada desses pacientes pode ser decorrente dos seguintes fatores (4):

 

·        curta duração das consultas

·        não inclusão de perguntas sobre o sono na anamnese

·        dificuldades no diagnóstico diferencial

·        desconhecimento de técnicas de aconselhamento adequadas

·        orientação terapêutica confusa

 

Desse modo, os pacientes podem não ter oportunidade de receber uma abordagem adequada, o que aumentaria o risco das complicações ou das co-morbidades relacionadas à falta de sono. Esta realidade aponta para a necessidade dos promotores de saúde que fazem o atendimento primário estarem capacitados a:

 

·        identificar pessoas com sono não reparador, privação do sono ou insônia

·        aconselhar adequadamente as técnicas de higiene do sono e outras preventivas

·        iniciar intervenção não-farmacológica e fazer acompanhamento clínico

·        encaminhar para atendimento secundário ou terciário casos de difícil diagnóstico ou resistentes ao tratamento inicial

 

Anamnese

Na prática clínica, a anamnese deve abordar, preliminarmente, hábitos de sono noturnos ou diurnos, desempenho no trabalho e atividades diárias, presença de fadiga e sonolência diurna (10,11). Outras perguntas ajudam a aprofundar a investigação da disfunção (sono não reparador, privação de sono ou insônia), fatores desencadeantes, fatores de melhora ou piora, tratamentos já realizados, horário que vai para a cama, atividades na cama antes de adormecer (trabalho em computador, leituras, filmes, TV, músicas etc.), tempo que demora a adormecer, despertares durante a noite, ronco ou sono agitado, horário em que acorda, como se sente ao despertar, ambiente em que dorme, atividades físicas (freqüência e horário), trabalho (tipo e horário), refeições, cafés, refrigerantes, bebidas e medicamentos, ansiedade, depressão, relacionamento social e familiar, e antecedentes familiares.

O “diário do sono” é uma ferramenta de uso clínico que pode auxiliar muito a compreensão do que ocorre com a pessoa. Deve ser de fácil preenchimento, de preferência pela manhã logo após acordar, e repetido por um período mínimo de duas semanas. As informações principais que devem estar contidas são: horário de ir para a cama, tempo estimado para conciliar o sono, despertares durante a noite, horário de acordar e de sair da cama, horas estimadas de sono, qualidade do sono, se lembra de ter sonhado, consumo de medicamentos, energéticos, cafeína e álcool.

Aconselhamento

O aconselhamento visando à adoção de hábitos que favoreçam o sono reparador e corrigindo eventuais comportamentos prejudiciais é a intervenção de primeira escolha no contexto clínico. Deve ser sempre feito, independente do uso concomitante de medicamentos. O aconselhamento pode abranger: higiene do sono e terapia cognitiva-comportamental, com suas técnicas de reestruturação cognitiva, de intenção paradoxal, restrição de sono, de controle de estímulos e de relaxamento (4,14). Embora a eficácia do aconselhamento seja semelhante à dos medicamentos, o risco de efeitos colaterais menor, e a manutenção de bons resultados por longo prazo melhor, ele é pouco usado em relação aos remédios por falta de treinamento adequado dos profissionais. (4,15).

A higiene do sono tem como objetivo evitar comportamentos ou aliviar condições incompatíveis com o sono reparador, e estabelecer um hábito regular de sono. Para isso o paciente pode ser aconselhado a:

 

·        Manter o quarto de dormir silencioso, escuro e com temperatura agradável

·        Ter um horário relativamente constante para deitar e levantar

·        Não realizar exercícios extenuantes imediatamente antes de deitar

·        Não ingerir bebidas alcoólicas imediatamente antes de deitar

·        Não ingerir bebidas que contenham estimulantes ou cafeína (e.g., energéticos, chá preto, café, refrigerantes do tipo “cola”) após o anoitecer (ou antes desse horário no caso de uma maior sensibilidade individual)

·        Não fazer refeições exageradas antes de deitar

·        Evitar o uso do tabaco após o anoitecer

·        Não ouvir música, assistir a programas de TV, filmes ou realizar leituras excitantes, próximos ao horário de dormir

·        Não falar ao telefone, assistir televisão ou fazer refeições na cama

·        Evitar o uso crônico de medicações para a insônia

·        Evitar longas sestas ou minimizar os cochilos diurnos

·        Usar a cama apenas para dormir e fazer sexo

·        Fazer exercícios de relaxamento antes de deitar

·        Evitar dormir durante o dia. Se for muito necessário, faça-o por períodos de no máximo uma hora, antes das três da tarde

·        Se estiver deitado por mais de trinta minutos sem conseguir pegar no sono, saia da cama e vá ler um livro, tomar uma ducha quente ou executar alguma tarefa leve de distração em outro cômodo

 

O aconselhamento do paciente com base nos conhecimentos da terapia cognitivo-comportamental pode ser muito útil, pois há um grande número de fatores cognitivos que podem ocasionar ou manter a insônia, como preocupações, pensamentos intrusivos, falsas atitudes, crenças disfuncionais sobre o sono e as conseqüências da própria insônia. Essa abordagem consiste em dar orientações gerais, identificar atitudes e pensamentos inadequados e, a partir disso, tentar promover mudanças. Essas técnicas mostraram-se eficazes como parte do tratamento, levando ao aumento da eficiência do sono, reduzindo o tempo acordado até adormecer e o despertar precoce.

As intervenções cognitivas e comportamentais englobam:

·        Reestruturação cognitiva: pacientes com insônia freqüentemente apresentam idéias irracionais sobre o sono. Uma vez identificada uma ou mais situações abaixo, o promotor de saúde deve agir no sentido de desmistificá-la(s) e corrigir o conteúdo do pensamento ou crença disfuncional que pode gerar ou agravar a perda de qualidade de sono. Cinco tipos de pensamentos inadequados são comumente identificados:

1.     Falsas idéias sobre as causas da insônia

2.     Falsas crenças ou amplificação das conseqüências do sono ruim (por exemplo, “se eu ficar uma a duas noites sem dormir entrarei em colapso nervoso ...”)

3.     Expectativas de sono irreais (por exemplo, “eu necessito, obrigatoriamente, de no mínimo 9 horas de sono para me sentir bem e ter um bom desempenho no outro dia”)

4.     Diminuição da percepção do controle e perspectiva de sono

5.     Não acreditar nas práticas de indução de sono e na sua própria capacidade de obter sono.

·        Intenção paradoxal: muitas pessoas pioram a sua insônia com a preocupação de não serem capazes de adormecer. Para reduzir a ansiedade antecipatória associada a tentar dormir, os pacientes são orientados a irem para a cama e ficarem acordados e não tentarem adormecer. Essa técnica pode reduzir a ansiedade associada ao medo de não ser capaz de dormir, assim, os pacientes tornam-se mais relaxados e adormecem mais rapidamente.

·        Restrição de sono enfoca apenas a quantidade total de tempo despendida na cama e propõe ao paciente que ele permaneça deitado apenas durante o tempo restrito em que esteja ocorrendo realmente um sono efetivo. Os pacientes com insônia freqüentemente tentam compensar o sono perdido deitando-se para dormir mais cedo do que o habitual ou permanecendo despertos na cama após acordarem pela manhã. De fato, muitos insones acreditam que o repouso no leito por si só é restaurador, mesmo que não haja um sono efetivo. Entretanto, o tempo passado em excesso no leito leva ao aumento do estado de alerta que, por sua vez, reforça a frustração do paciente acerca de sua dificuldade para dormir.

·        Técnica de controle de estímulos (TCE) está baseada na premissa de que a insônia é exacerbada ou mantida por uma resposta condicionada e mal adaptada do paciente ao ambiente do dormitório ou à rotina associada ao ato de dormir. Essa resposta é fruto da dificuldade crônica que o paciente experimenta ao tentar iniciar ou manter o sono. A TCE propõe duas regras simples que visam a melhorar o sono e que, para serem efetivas, devem ser adotadas de forma consistente. A primeira regra indica que o paciente deve ir para a cama apenas quando estiver sonolento. Pela segunda, o paciente é instruído a não ficar frustrado com o fato de ter dificuldades para dormir. Ele deve, após quinze a vinte minutos de insucesso, levantar-se, ir para outro aposento da casa e realizar atividades tranqüilizadoras até que a sonolência retorne. Essa estratégia visa a associar a cama apenas com um início rápido de sono e pode ser repetida sempre que necessário.

·        As técnicas de relaxamento visam a reduzir a estimulação cognitiva ou fisiológica que interfere no ato de dormir. Em geral, elas são mais úteis para os pacientes que apresentam dificuldades para iniciar o sono. Versões modernas e aprimoradas da técnica de “contar carneirinhos”, como a auto-hipnose, relaxamento progressivo, exercícios de respiração profunda, biofeedback e meditação, são efetivas apenas quando levam o paciente a um estado de relaxamento, isto é, se há uma redução na sua tensão muscular e física. A eficácia das técnicas de relaxamento no tratamento da insônia é inferior àquela observada com outras abordagens não-farmacológicas.

 

Referências bibliográficas:

 

1. Friedman, D. B., Distúrbios do Sono I, in PHIPPS, W. J. – Enfermagem Médico-Cirúrgica- Conceitos e Prática Clínica. 2ª Edição em Português, Lisboa: Lusodidacta, 1995, ISBN: 972-96610-6-5, pp. 1827-1843.

2. Reimão R, ed. Medicina do Sono. São Paulo, Lemos Editorial, 1999.

3. Reimão R, ed. Avanços em Medicina do Sono. São Paulo, Associação Paulista de Medicina, Zeppelini. Editorial, 2001.

4. Sociedade Brasileira de Sono. I Consenso Brasileiro sobre Insônia. Hypnos 4: 3-45, 2003.

5. Roth T, Rohers T, Chase MH. Public Health and insomnia: consensus statement regarding its status and needs for future actions. Sleep, 22 (suppl 3): S417-420, 1999.

6. Leger D, Guilleminault G, Bader G, Paillard M. Medical and socio-professional impact of insomnia. Sleep, 25: 625-629, 2002.

7. Sateia MJ, Doghramli K,  Hauri PJ, Morin CM.  Evaluation of chronic insomnia. An American Academy of Sleep Medicine Review. Sleep, 23 (2): 243-308, 2000.

8. Poyares D., Lemos G., Tufik S. Insônia, diagnóstico e tratamento. em Guia Prático de Psiquiatria Mari, J.J., Razzouk D., Peres M.F.T., Del Porto. Schor N. editores. Livro da série Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar (UNIFESP/Escola Paulista de Medicina), Editora Manole, 2002.

9. Rossini S., Rovere H.D., Coelho A.T., Reimão R. A Clínica, a Pesquisa e o Ensino em Medicina do Sono: Inserção do Grupo de Pesquisa Avançada em Medicina do Sono do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. In V Simpósio Internacional de Sono, XIV Simpósio Brasileiro de Sono, VII Congresso Paulista de Sono, 2006. Sono: Atualidades. São Paulo Associação Paulista de Medicina, 2006.p.200-1.

10. Doghramji PP. Detection of insomnia in primary care. J Clin Psychiatry 2001; 62 (suppl 10): 18-26.

11. Schenck CH, Mahowald MW, Sack RL. Assessment and management of insomnia. JAMA 2003; 289: 2475-2479.

12. Chesson AL, Hartse K, Anderson WM, et al. Practice parameters for the evaluation of chronic insomnia. Sleep 2000; 23: 1-5.

13. Principles and Practice of Sleep Medicine. 3rd edition. In: Kryger MH, Roth T, Dement W, ed. Philadelphia, Pennsylvania: WB Saunders, 2000.

14. Morin CM, Culbert JP, Schwartz SM. Nonpharmacological interventions for insomnia: a meta-analysis of treatment efficacy. Am J Psychiatry, 151: 1172-1180, 1994.

15. Morin CM, Hauri PJ, Espie CA, et al. Nonpharmacologic treatment of chronic insomnia. Sleep 1999; 22: 1134-1156.

16. Holbrook AM, Crowther R, Lotter A, Cheng C, King D. The diagnosis and management of insomnia. In: clinical practice: a practical evidence-based approach. CMAJ 2000; 162: 216-220.

17. Grunstein D. Insomnia: diagnosis and management. Aust Fam Physician 2002; 31:1-6.

18. Roth T, Hajak G, Ustun TB. Consensus for the pharmacological management of insomnia in the new millenium. Int. J. Clin. Pract., 55 (1): 42-52, 2001.

 

Quadro 1. Dicas para melhorar o sono

1.                  Deitar-se e levantar-se sempre na mesma hora.

2.                  Não utilizar substâncias estimulantes cerca de 2 horas antes de dormir como café, chá mate, álcool, cigarros etc..

3.                  Evitar cochilo durante o dia.

4.                  Evitar situações noturnas que possam estimular, como certos programas e filmes na televisão, músicas agitadas, atividade física de alto impacto, discussões, etc..

5.                  Fazer leituras suaves antes de ir para a cama.

6.                  Tomar um banho quente e prolongado antes de ir para a cama.

7.                  Fazer atividade física durante o dia.

8.                  Alimentar-se em horários regulares e evitar grandes refeições antes de dormir.

9.                  Fazer algum exercício de relaxamento ou alongamento antes de dormir.

10.              Manter o ambiente do quarto tranqüilo e limpo.

11.              Fazer um diário sobre os pensamentos e sentimentos relacionados ao sono; especialmente quando o momento de dormir está se aproximando.

12.              Trabalhar os pensamentos e sentimentos de ansiedade ou medo em relação ao sono.

13.              Deixar o quarto o mais silencioso e escuro possível.

14.              Evitar adormecer com rádio ou TV ligada.

 


Anexo 6.1. Vacinas

Prof. Dra. Eliana B. Gutierrez

 

VACINA

0M

1M

2M

4M

6M

9M

12M

15M

4-6A

7-60A

61A e acima

BCGA

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OPV (Sabin) A

 

 

X

X

X

 

 

X

X

 

 

DPTA

 

 

X

X

X

 

 

X

X

Não deve ser aplicada.

dTA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10/10 anos ou esquema completo.

SarampoA

 

 

 

 

 

 

 

 

Em qualquer idade nos não imunizados.

Sarampo/

Caxumba/

RubéolaA

 

 

 

 

 

 

X

 

Em qualquer idade nos não imunizados.

Hepatite BA,A1

X

X

 

 

X

Em qualquer idade nos não imunizados (3 doses)

Haemophilus influenzae bA,B

 

 

X

X

X

 

 

 

 

Não é administrada após os 5 anos em imunocompetentes

PneumocócicaA,C

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

InfluenzaA,D

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

X

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LEGENDA:

 

A  Vacinas fornecidas pela rede de saúde pública.

A1 A vacina contra hepatite B é administrada universalmente pela rede pública, até os 19 anos e, também, através do Programa de Imunobiológicos Especiais, é disponível para:

·         Pós-exposição, em:

·         indivíduos com exposição sangüínea acidental;

·         comunicantes sexuais de casos agudos de hepatite B;

·         RN de mães HbsAg positivas;

·         vítimas de abuso sexual (com HBIG).

·         Pré-exposição, em:

·         profissionais com atividade de risco de exposição ao HBV (inclusive profissionais da saúde e do sexo, oficialmente registrados)

·         hemodializados ou nefropatas crônicos;

·         pacientes HIV +, adultos e crianças;

·         transplantados;

·         pacientes sob risco de receber transfusões múltiplas;

·         doadores regulares de sangue

·         comunicantes domiciliares e sexuais, susceptíveis ao HBV, de portadores de AgHBs.

 

B A vacina contra o Haemophilus influenzae b (Hib) é administrada universalmente pela rede pública,  a todas as crianças até 15 meses de idade, e, também, através do Programa de Imunobiológicos Especiais para pessoas  até 18 anos de idade nas seguintes situações:

·         portadores de asplenia anatômica ou funcional;

·         esplenectomizados

·         portadores de hemoglobinopatias

·         com imunodeficiência de qualquer natureza, inclusive HIV +, sintomática ou assintomática;

·         crianças com menos de 5 anos com doença pulmonar ou cardiovascular crônica e grave;

·         transplantados de medula óssea .

 

C A vacina antipneumocócica é administrada universalmente pela rede pública a todos os indivíduos acima de 60 anos de idade, e, também, através do Programa de Imunobiológicos Especiais, para indivíduos com :

·         doença pulmonar ou cardiovascular crônica, grave ;

·         insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica;

·         diabetes mellitus insulino-dependente;

·         cirrose hepática;

·         fístula liqüórica;

·         asplenia anatômica ou funcional e esplenectomia eletiva

·         hemoglobinopatias;

·         imunodeficiência de qualquer natureza, inclusive HIV sintomática ou assintomática;

·         transplante de medula óssea.

 

D  A vacina contra Influenza é administrada universalmente pela rede pública a todos os indivíduos acima de 60 anos de idade, e, também, através do Programa de Imunobiológicos Especiais,, para:

·         indivíduos a partir de 6 meses de idade:

·         com doença pulmonar ou cardiovascular crônica, insuficiência renal crônica, diabetes mellitus-insulino dependente, síndrome nefrótica, cirrose hepática, hemoglobinopatias;

·         imunodeficiência de qualquer natureza, inclusive HIV sintomática ou assintomática;

·         transplantados;

·         contactantes (profissionais de saúde e familiares) dos pacientes acima.

 

Outras vacinas:

Hepatite A: pode ser administrada a partir de 12 meses, porém a indicação universal ainda é controvertida. Na rede pública é fornecida aos hepatopatas crônicos, susceptíveis à hepatite A, através do Programa de Imunobiológicos Especiais.

 

Varicela: pode ser administrada a partir de 12 meses, porém a indicação universal ainda é controvertida.. Será fornecida na rede pública através do Programa de Imunobiológicos Especiais para:

·         imunocomprometidos com leucemia linfóide aguda ou tumores sólidos em remissão há 12 meses ou mais, desde que apresentem mais de 1200 leucócitos por mm3, sem radio ou quimioterapia ;

·         profissionais de saúde, contactantes e familiares imunocompetentes susceptíveis à doença e que mantenham contato com imunocomprometidos;

·         candidatos a transplante de órgão sólido susceptíveis à doença (pelo menos 3 semanas antes do transplante);

·         pacientes susceptíveis à varicela e imunocompetentes, no momento de internação em enfermaria com caso de varicela;

·         sujeitos de protocolos de pesquisa antes de receberem quimioterapia;

·         HIV + assintomáticos ou oligossintomáticos;

·         vacinação de bloqueio em susceptíveis até 72 horas após o contato, desde que estejam internados.

 

Febre amarela: a partir de 9 meses, para viajantes ou moradores de áreas endêmicas.

 

Meningocócica polissacarídica A e C : apenas em situações especiais, sob orientação das autoridades de saúde pública locais.

 

Meningocócica Conjugada C: A partir dos 2 meses de idade, nos portadores de asplenia congênita ou adquirida, deficiências do complemento, anemia falciforme e talessemia, esplenec tomizados.

 

Antipólio inativada (IPV): crianças com imunodeficiência de qualquer natureza, não vacinadas ou com esquema antipólio incompleto;  crianças contactantes intradomiciliares de pacientes imunodeficientes e susceptíveis à poliomielite; transplantados de medula óssea.

 

DPTa (acelular): a partir de 2 meses de idade, nos casos de reações à DPT (p. ex. episódio hipotônico hiporresponsivo, convulsões).

 

DT ( dupla infantil): indicada para crianças com menos de 7 anos de idade para as quais haja contra-indicação de receberem a vacina contra a coqueluche (componente pertussis = P) da vacina tríplice (DTP).

 

 

Raiva: preexposição em profissionais de risco; pós-exposição, após avaliação.

 

Febre Tifóide polissacarídica: indicação restrita às pessoas sujeitas a exposição excepcional, em decorrência de sua ocupação (profissionais de laboratório com contato habitual com Salmonella typhi), ou viajantes a áreas endêmicas.

 

Pneumocócica conjugada 7 valente: crianças menores de 2 anos basicamente imunocompetentes, com doença pulmonar ou cardiovascular crônica grave, insuficiência renal crônica, síndrome nefrótica, diabetes melito, cirrose hepatica, fístula liquórica, asplenia congênita ou adquirida, hemoglobinopatias, imunodeficiência congênita ou adquirida, crianças HIV positivo assintomáticas e com aids.

 

Pentavalente ( DPT + HB + Hib): administrada a partir de 2 meses de idade até 11 meses e 29 dias, em crianças com discrasias sangüíneas



[1] Os procedimentos apresentados resumem, basicamente, as recomendações da US Preventive Services Task Force e da Canadian Task Force for Preventive Health Care revistos e adaptados pelo grupo de estudos do Centro de Promoção da Saúde – CPS – HCFMUSP.

[2] Este RGR resume-se aos exames complementares que são obrigatórios por lei, no Brasil, ou para os quais existe evidência científica suficiente que justifique a sua recomendação, conforme a USPSTF.

[3] Estes procedimentos fazem parte da legislação específica do Ministério do Trabalho e Emprego. Não estão incluídos os Indicadores Biológicos de Exposição a agentes químicos (também obrigatórios por lei), pois, como índices de exposição ocupacional não são considerados testes de screening para doenças.

[4] A recaída pode ocorrer a partir dos estágios em que tentará fazer algo na prática, no entanto dela ele poderá partir para qualquer um dos estágios.

[5]Exercício leve: atinge 35-59%da FCmáx ou 30-49% do VO2máx (p.ex. andar a velocidade normal)

Exercício moderado: atinge 60-79% da FCmáx ou 50-74% do VO2máx (p.ex. andar rápido)

Exercício intenso: atinge 80-89% da FCmáx ou 75-84% do VO2máx (p.ex. correr)

Exercício muito intenso: atinge >90% da FCmáx ou >85% do VO2máx (p.ex. correr maratona)

 

 

[6] FCmáx = 208 - (0,7 x idade). A fórmula antiga era  FCmáx = 220-idade

[7] Índice de Massa Corpórea:    Sobrepeso 25–29,9     Obeso 30–39,9     Obeso mórbido >= 40

  Circunferência abdominal normal: até 85cm em mulheres e 98cm em homens

 

[8] Em geral, o sucesso ocorre a partir da terceira ou quarta tentativa de interrupção do tabagismo.

[9] Varia em torno dos primeiros 15 a 20 dias após a data da parada.

 

Anexo 6.2. Conteúdo da Palestra do Centro de Promoção da Saúde

Enf. Ms. Alfredo Almeida Pina de Oliveira

 

A palestra inicial estabelece o início da trajetória dos usuários dentro do serviço do Centro de Promoção da Saúde (CPS). Sua finalidade primordial é esclarecer a dinâmica dos serviços e demais recursos oferecidos, além de familiarizar as pessoas com os temas de promoção da saúde que serão discutidos ao longo do atendimento proporcionado pelo Ambulatório Geral e Didático (AGD) através de consultas com internos e residentes acompanhados por preceptores da clínica médica cujo enfoque principal é promover saúde e propor ações para um controle mais efetivo no tratamento de doenças já existentes.

A palestra inicial tem como objetivo principal estimular a incorporação de hábitos mais saudáveis por meio da redução ou eliminação de fatores de risco e do fortalecimento de fatores protetores a fim de melhorar aspectos envolvidos com a qualidade de vida de acordo com o contexto de cada usuário.

Esse momento inicial visa esclarecer alguns critérios para a participação posterior nos grupos de apoio (tabagismo, atividade física, controle do peso/reeducação alimentar e gerenciamento do estresse), mediante avaliação médica. O objetivo dos grupos de apoio é fornecer um suporte adicional para a aquisição de habilidades e ferramentas para a incorporação de hábitos mais saudáveis, o autocuidado e a mudança de comportamento inspirando-se no modelo cognitivo e comportamental.

Todos os interessados em participar das atividades do CPS devem ser moradores do município de São Paulo e maiores de 18 anos.

Desta forma, nosso programa contempla vários momentos ou etapas, pois acreditamos que toda mudança de comportamentos prejudiciais à saúde depende de um processo, a saber:

1.     Agendamento e cadastro de usuários.

2.     Palestra Inicial de Promoção da Saúde (etapa geral com todos inscritos).

3.     Consultas médicas com clínicos gerais (etapa individual).

4.     Grupos de apoio (etapa com grupos de pessoas com fatores de risco em comum).

5.     Telecuidado (atividades de monitoramento telefônico para acompanhamento dos participantes do grupo na fase de manutenção das mudanças de hábito).

6.     Outras atividades educativas e de aconselhamento em saúde

As inscrições para o CPS estão abertas de Segunda a Sexta, das 09 até 17 horas, no Prédio dos Ambulatórios (Rua Dr. Enéias de Carvalho Aguiar, 255), no 4º andar, Bloco 6. Os interessados:

Com carteira do Hospital das Clínicas: devem trazer apenas o número de inscrição do HC para obter seus dados cadastrais e efetuar sua inscrição exclusiva para o CPS. Favor atualizar dados.

Sem carteira do Hospital das Clínicas: podem trazer seu Cartão SUS ou fazer um cadastro exclusivo do CPS com as seguintes informações, sem exceção:

·        Nome completo

·        Filiação (nome da mãe e do pai)

·        Data de nascimento

·        Documentos essenciais = RG e CPF

·        Escolaridade

·        Profissão ou ocupação

·        Endereço completo (deve conter o CEP e o Bairro ou subprefeitura)

·        Telefones de contato (pelo menos um)

Atenção: o tempo de espera para o atendimento varia de acordo com a dinâmica do ambulatório e o número de usuários. Frente ao aumento da demanda no CPS, pode haver um maior intervalo para o agendamento. Recomende aos interessados para não faltar nas atividades agendadas, pois, para cada atividade, há um limite de vagas e faltas.

 

Roteiro

15h30 - Promoção da saúde

§          Dinâmica do serviço: explicar a finalidade do CPS (promover saúde e qualidade de vida, ajudar nas mudanças comportamentais e não tratar doenças, medicamentos não serão fornecidos sem avaliação médica e dependem da dinâmica do serviço), delimitar o alcance das ações prestadas pelo CPS (explicar a regionalização dos serviços de saúde, além da possibilidade de encaminhamentos e exames complementares), definir critérios para as consultas no AGD (4 a 5 consultas cujo intuito maior é promover saúde), esclarecer eventuais dúvidas sobre o serviço.

§          Mudança de hábitos: trazer à discussão o automatismo das ações no cotidiano e as barreiras para a adoção/aquisição de hábitos saudáveis.

§          Autocuidado: convidar as pessoas a exercer sua autonomia (tomada de decisão esclarecida e compartilhada) e assumir o gerenciamento de sua própria saúde a fim de melhorar - dentro das possibilidades reais de cada um - a saúde e qualidade de vida. Perguntar sobre imunização (carteira de vacinas).

§          Rede de apoios: discutir a saúde como um direito  e identificar equipamentos sociais que as pessoas já conhecem na sua comunidade e na sua família com a finalidade de buscar suportes possíveis no próprio entorno.

 

15h50 - Controle de Injúrias

§          Acidentes de trânsito: perguntar sobre medidas de segurança conhecidas (cinto de segurança, equipamentos de proteção, faixa de pedestre/passarelas). Reforçar a postura defensiva tanto para os motoristas quanto para os pedestres.

§          Acidentes doméstico: questionar sobre episódios ocorridos em casa. Destacar o perigo de quedas, queimaduras, eletrocussão e intoxicação. Fornecer telefones úteis.

§          Violência: Estimular uma postura pró-ativa frente ao risco de assaltos.

§          Desarmamento: Discutir sobre o risco de acidentes com armas de fogo e incentivar a participação no movimento de desarmamento.

 

16h00 - Estresse

§          Gerenciamento dos estressores: conceituar estresse, identificar atributos positivos e negativos do estresse, exemplificar alguns sintomas.

§          "Círculos": demonstrar o "círculo vicioso" a fim de buscar estratégias para evitá-lo (enfatizar o uso/abuso de tabaco) e estimular a adoção do "círculo virtuoso" como ferramenta para melhorar a qualidade de vida.

 

16h15 - Alimentação Saudável

§          Pirâmide alimentar: conceituar cada grupo alimentar com seus respectivos benefícios, desmistificar crenças errôneas sobre a alimentação e fixar a idéia de evitar exageros. Estimular maior consumo de frutas, cereais integrais e vegetais (mais fibras); menor ingestão de gorduras animais presentes nas carnes, ovos, leite e derivados (menos gorduras saturadas e colesterol); controlar o uso de sal e açúcar.

§          Saúde bucal: apresentar a escovação adequada (escova macia, pequena quantidade de dentifrício e uso de fio dental).

 

16h30 - Sexo Seguro

§          Doenças sexualmente transmissíveis: questionar sobre o conhecimento a cerca dessas enfermidades (em especial AIDS). Reforçar uso do preservativo masculino.

§          Gravidez não planejada: comentar sobre alguns métodos contraceptivos, contudo dar ênfase no uso da camisinha masculina.

 

16h45 - Atividade Física

§          Pirâmide da atividade física: valer-se de tal recurso para incentivar atividades físicas no cotidiano, diferenciando atividade física de outras modalidades desportivas.

§          Benefícios: enumerar uma série de ganhos físicos, psicológicos e sociais quando se pratica regularmente 30 minutos de atividade física (corridos ou pela metade) por dia, na maior parte da semana (ex. dia sim, dia não).

§          Barreiras: apresentar e esclarecer os 3 principais obstáculos para a prática de atividade física (tempo, dinheiro e preguiça/indecisão), enfatizando a caminhada e atividades de lazer ativo.

17h00 - Fechamento

§          Tirar dúvidas, se necessário. Verificar a presença dos participantes listados, considerando eventuais acréscimos à lista (ex. acompanhantes). Perguntar sobre a necessidade de confecção de comprovantes de comparecimento. Encaminhar para o agendamento a fim de marcar a primeira consulta médica.

 

Observações

1.     Atrasos: tolerância de até 15 minutos.

2.     Agendamento: marcação da consulta médica no guichê de agendamento próximo ao posto de enfermagem.

3.     Atestados de comparecimento: emissão para quem necessitar comprovar no trabalho ou instituição de ensino que esteve participando da palestra das 15h00 até às 17h30 (adicional devido à espera para o agendamento).

 

Indicação de Telefones úteis

Pronto socorro

192

Bombeiro

193

Polícia

190

Disque saúde

0800 61 1997

SOS criança

1407

Disque mulher, idoso e racismo

180

Ceatox - HCFMUSP

(11) 3069-8571

 

 

 

Todos os participantes recebem o informativo do CPS com a síntese das recomendações mais efetivas no campo da promoção da saúde e prevenção de doenças expostas durante a palestra inicial. Desde o final de 2009, os participantes com mais de 60 anos ou portadores de quaisquer dificuldades visuais recebem a versão com letras ampliadas do mesmo informativo, a seguir:

 

 

 

 

 

Anexo 6.3 Material de Apoio Grupo de Tabagismo

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Centro de Promoção da Saúde - CPS

Data: ____/____/______           Etiqueta CPS:

Nome:

 

Avaliação Inicial: Grau de dependência química, psicológica e comportamental relacionada ao tabagismo

 

I - Sua dependência relacionada à nicotina (Teste de Fagerström)

 


1. Quanto tempo após acordar você fuma o seu primeiro cigarro?

            | |dentro de 5 minutos = 3

            | |entre 6 e 30 minutos = 2

            | |entre 31 e 60 minutos = 1

            | |após 60 minutos = 0

2. Você acha difícil não fumar em locais proibidos, como igrejas, bibliotecas, cinemas, ônibus etc.?

            | |sim = 1

            | |não = 0

3. Qual cigarro do dia traz mais satisfação?

            | |o primeiro da manhã = 1

            | |outros = 0

4. Quantos cigarros você fuma por dia?

            | |menos de 10 = 0

            | |de 11 a 20 = 1

            | |de 21 a 30 = 2

            | |mais de 31 = 3

5. Você fuma mais freqüentemente pela manhã?

            | |sim = 1

            | |não = 0

6. Você fuma mesmo doente, quando precisa ficar de cama a maior parte do tempo?

            | |sim = 1

            | |não = 0


 

Nos quadros a seguir, marque um X na área que melhor indique a freqüência com a qual você costuma acender seu cigarro, charuto, cachimbo, narguile, fumo de corda, fumo de mascar, rapé ou qualquer outro derivado do tabaco:

II - Suas rotinas e hábitos ao fumar

No seu caso, quais são os "gatilhos" e/ou os momentos que mais "chamam" ou "dão vontade" de fumar...

Gatilhos e situações

Nunca (0)

Poucas vezes (1)

Às vezes (2)

Muitas vezes (3)

Sempre (4)

Antes de dormir, para relaxar

 

 

 

 

 

Ao assistir televisão, ouvir música

 

 

 

 

 

Ao estudar, escrever ou ler

 

 

 

 

 

Ao telefone, ao computador

 

 

 

 

 

Ao tomar bebidas alcoólicas

 

 

 

 

 

Ao tomar sucos, bebidas frias

 

 

 

 

 

Após a relação sexual, ao namorar

 

 

 

 

 

Gatilhos e situações

Nunca (0)

Poucas vezes (1)

Às vezes (2)

Muitas vezes (3)

Sempre (4)

Após as refeições, sobremesa

 

 

 

 

 

Após o cafezinho, bebida quente

 

 

 

 

 

Depois da atividade física

 

 

 

 

 

Diante das crises financeiras

 

 

 

 

 

Diante dos problemas familiares

 

 

 

 

 

Durante as tarefas de casa

 

 

 

 

 

Durante o lazer ou passatempo

 

 

 

 

 

Em festas, casamentos, aniversários...

 

 

 

 

 

Em um cômodo ou "canto especial" da casa, um esconderijo

 

 

 

 

 

No ambiente de trabalho, em "fumódromo"

 

 

 

 

 

No bar, em roda de amigos

 

 

 

 

 

No carro, ao dirigir

 

 

 

 

 

No local de estudo

 

 

 

 

 

No shopping, no bingo, na praia

 

 

 

 

 

Para se concentrar em algo

 

 

 

 

 

Perto de amigos e familiares

 

 

 

 

 

Perto de crianças, animais estimação

 

 

 

 

 

Qualquer lugar da casa

 

 

 

 

 

Quando está com dores

 

 

 

 

 

Some todas suas notas. Sua pontuação final foi : _______ pontos

II - Seu lado psicológico ao fumar

Pensando na sua vida, com qual freqüência você costuma acender o cigarro ao sentir...

Emoções e Sentimentos

Nunca (0)

Poucas vezes (1)

Às vezes (2)

Muitas vezes (3)

Sempre (4)

Alegria, felicidade

 

 

 

 

 

Tristeza, saudades

 

 

 

 

 

Raiva, irritação

 

 

 

 

 

Ansiedade, agitação

 

 

 

 

 

Preocupação, angústia, medo

 

 

 

 

 

Tédio, apatia (sem vontade de nada)

 

 

 

 

 

Solidão, desamparo

 

 

 

 

 

Confusão, surpresa, euforia

 

 

 

 

 

Mágoa, rancor, frustração

 

 

 

 

 

Satisfação, prazer

 

 

 

 

 

Impaciência, intolerância