Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Gestão de UBS em São Bernardo do Campo é tema de dissertação de Mestrado no IS

07 de junho de 2018

 

No dia 14 de junho, às 10h, o aluno do Programa de Mestrado Profissional Fábio Souza dos Santos defenderá sua dissertação sobre “A Gestão da Saúde em São Bernardo do Campo-SP: um estudo sobre as atribuições dos coordenadores de Unidade Básica de Saúde” no Instituto de Saúde, desenvolvida sob orientação do professor Lauro Cesar Ibanhes.

 

O objetivo foi descrever e analisar o papel do Coordenador de Unidade Básica de Saúde (UBS) em São Bernardo do Campo, considerando fatores que dificultam ou facilitam o exercício de suas atribuições no âmbito local no SUS.

 

Fábio fez uma análise de conteúdo das atividades dos coordenadores que atuaram nas UBS no período de 2009 a 2016 por meio de um estudo qualitativo, através de questionários e entrevistas, considerando as dimensões gerenciais, organizacionais e técnico-assistenciais.

 

Os resultados desta discussão já foram observados pelo aluno; os profissionais se sentiram fortalecidos e reconheceram a importância dos espaços de gestão compartilhada e estratégias de educação permanente para suas atribuições, principalmente no que diz respeito ao conhecimento sobre os protocolos e funcionamento da rede. De acordo com Fábio, destacam-se o uso da discussão de caso, matriciamento e os encontros em que as necessidades do coordenador e do usuário foram o centro do diálogo entre os serviços.

 

O maior desafio enfrentado foi o acúmulo de atividades que impossibilitou a maior participação dos coordenadores. A continuidade e realização dessas e outras ações para qualificação profissional em serviço podem ter contribuições importantes ao desenvolvimento do SUS.

 

“O uso de recursos como o Plano Regional e Municipal de Educação Permanente utilizando recursos metodológicos que propiciem a troca entre as equipes e profissionais, que valorizem seu saber e suas necessidades pode favorecer a mudança do processo de trabalho individual e coletivo neste e em outros lugares”, afirma o aluno.

 

A defesa será na sala de aula no 5º andar do Instituto de Saúde.

 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado