Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Semanário COVID-19 - 28 de agosto

 

28 de agosto de 2020 

 

 

O Instituto de Saúde divulga semanalmente nesta página os principais avanços da ciência e das políticas públicas mundiais para o conhecimento sobre o novo coronavírus SARS-CoV-2 e para o atendimento de saúde da população atingida pela COVID-19. 
 
Clique nos títulos para ler os conteúdos: 

 

Doria diz que vacina chinesa pode estar disponível no SUS em dezembro 

A vacina chinesa CoronaVac poderá estar disponível no Sistema Único de Saúde a partir de dezembro. No entanto, nem toda a população brasileira poderia ser vacinada em dezembro, já que a produção ainda seria insuficiente. A expectativa é que inicialmente sejam disponibilizadas 45 milhões de doses, enviadas pela China. 

 

Revista Estudos Avançados do IEA/USP 

O número 99 de Estudos Avançados não poderia permanecer alheio a um dos mais extremos eventos que tomaram conta de nossa contemporaneidade em sua perspectiva global. Trata-se da pandemia da Covid-19, cujas velocidade e extensão tomaram de assombro governos, cidadãos, opinião pública, círculos científicos, formuladores de políticas públicas sociais, em especial as sanitárias. A complexidade da pandemia é o objeto deste dossiê. 

 

Estudo relaciona vírus da covid-19 no coração a síndrome rara que afeta crianças 

Estudo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP relatou, pela primeira vez, a presença de partículas do vírus da doença em células musculares cardíacas, determinando uma relação causal entre a COVID-19 e a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, um processo inflamatório grave que pode afetar diversos órgãos, inclusive o coração. 

 

“Bolhas” de proteção local podem ter freado COVID-19 em São Paulo, aponta pesquisa 

Pesquisa com participação do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo e da Faculdade de Medicina da USP usou um modelo que simula a disseminação da doença a partir dos números oficiais de distanciamento social. O estudo concluiu que a diminuição pode ser causada pela formação de bolhas de proteção local, onde os infectados estão rodeados de pessoas imunes, ao mesmo tempo em que se esgotam as redes de contágio. 

 

Unicef diz que pandemia afeta mais famílias com criança e adolescente 

Dados de uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que, desde a confirmação da chegada do novo coronavírus ao Brasil, no fim de fevereiro, as famílias com crianças ou adolescentes vêm sendo mais afetadas pela redução de rendimentos e outros aspectos negativos da pandemia.Inserindo imagem...Inserindo imagem... 

 

Projetando a dinâmica de transmissão do SARS-CoV-2 durante o período pós-pandêmico 

A dinâmica do SARS-CoV-2 a longo prazo depende fortemente das respostas imunes e reações imunológicas cruzadas entre os coronavírus, bem como do período de introdução do novo vírus numa dada população. Um dos cenários consiste na possibilidade de ressurgência do SARS-CoV-2 num prazo estimado até 2025. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica com Biblioteca do Instituto de Saúde 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado