Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Fact-checking: medicamentos para hepatite estão em testes contra a COVID-19, mas eficácia ainda não foi comprovada

 

 

22 de setembro de 2020

 

As fake news tomaram conta das redes sociais, especialmente durante a quarentena. Infelizmente, também aumentou a circulação de notícias falsas sobre a pandemia da COVID-19. Neste momento é importante que as pessoas saibam distinguir entre as informações comprovadas com evidências científicas, o que é meramente especulação e o que é comprovadamente falso.   

 

Foi publicado no site zap.aeiou.pt, em 26 de agosto de 2020 uma matéria relatando que, segundo três artigos científicos, os medicamentos Sofosbuvir e Daclatasvir, originalmente usados no tratamento de hepatite, seriam também eficazes no tratamento para Covid-19.¿ 

 

Segundo a matéria, os três artigos foram publicados no Journal of Antimicrobial Chemotherapy por pesquisadores do Irã. É relatado que o país desenvolveu seu próprio medicamento contendo Sofosbuvir e Daclatasvir para ser testado num ensaio clínico no tratamento do novo coronavírus. 

 

Por meio dos ensaios clínicos, realizado em 66 pacientes, foi observado que o medicamento melhorou os resultados clínicos de pacientes com Covid-19 em estado grave ou moderado.¿ 

 

Em outro estudo, os pacientes foram divididos entre um grupo que recebeu o medicamento Ribavirini e outro que recebeu Sofosbuvir e Daclatasvir. Os resultados mostraram que a duração média do internamento para o grupo que recebeu sofosbuvir e daclatasvir foi de 5 dias, enquanto para os que tomaram ribavirina foi de 9 dias. Já em relação à mortalidade foi de 6% o grupo que recebeu sofosbuvir e daclatasvir, enquanto foi de 33% para o grupo que recebeu ribavirina. 

 

O assunto abordando a efetividade do uso de medicamentos, originalmente utilizados para hepatite, no tratamento para Covid-19 também foi noticiada em outros veículos de informação, como: 

 

- Correio Braziliense: “Remédio para hepatite C inibe replicação de covid-19, aponta Fiocruz” 

- FIOCRUZ: “Medicamentos contra hepatite C inibem replicação do novo coronavírus em laboratório” 

- REVISTA GALILEU: “Remédios para hepatite C podem reduzir mortalidade de Covid-19, diz estudo” 

 

Os artigos científicos citados na matéria estão disponíveis e as informações citadas conferem com as descritas na matéria. Todos os artigos relatam que os primeiros resultados são positivos e que, devido à falta de tratamento eficaz contra Covid-19, novos estudos com amostras maiores são necessários. 

 

Contudo, mesmo apresentando dados positivos, os estudos ainda são primários e necessitam de mais replicações, com uma maior amostragem, assim como citam os próprios pesquisadores, por isso é necessário cautela ao expor ao público falsas conclusões e esperanças em relação ao tratamento da COVID-19.  

 

*Essa checagem foi realizada por Emanuelly Camargo Tafarello, Júlia Oliveira Comonian e Letícia Tressino, alunas do curso de Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, na disciplina de Comunicação e Saúde. A edição foi realizada pela equipe do Núcleo de Comunicação Técnico-Científica do IS.  

 

Referências

 

FAKHERI, H. et al. Evaluation of the efficacy of sofosbuvir plus daclatasvir in combination with ribavirin for hospitalized COVID-19 patients with moderate disease compared with standard care: a single-centre, randomized controlled trial. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, 2020.

ISTO É Dinheiro. Coronavírus: remédio para hepatite é eficaz contra a covid-19,  diz estudo. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/coronavirus-remedio-para-hepatite-e-eficaz-contra-a-covid-19-diz-estudo/. Acesso em: 02 set. 2020. 

LIFESTYLE AO MINUTO. Fármacos para a Hepatite C podem reduzir mortalidade por Covid-19. Disponível em: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1573595/farmacos-para-a-hepatite-c-podem-reduzir-mortalidade-por-covid-19. Acesso em: 02 set. 2020. 

LIMA, B.; CARDIM, M. Remédio para hepatite C inibe replicação de covid-19, aponta Fiocruz. Correio Braziliense. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2020/06/25/interna-brasil,866966/remedio-para-hepatite-c-inibe-replicacao-de-covid-19-aponta-fiocruz.shtml. Acesso em: 02 set. 2020. 

MENEZES, M. Medicamentos contra hepatite C inibem replicação do novo coronavírus em laboratório. Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/medicamentos-contra-hepatite-c-inibem-replicacao-do-novo-coronavirus-em-laboratorio. Acesso em: 02 set. 2020. 

MERAT, S. et al. Sofosbuvir and daclatasvir compared with standard of care in the treatment of patients admitted to hospital with moderate or severe coronavirus infection (COVID-19): a randomized controlled trial. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, 2020. 

MOBARAK, S. et al. The impact of sofosbuvir/daclatasvir or ribavirin in patients with severe COVID-19. Journal of Antimicrobial Chemotherapy, 2020. 

NOTA INFORMATIVA Nº 17/2020- SE/GAB/SE/MS. Orientações do Ministério da Saúde para manuseio medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da covid-19. Ministério da Saúde. Disponível em: https://saude.gov.br/images/pdf/2020/August/12/COVID-11ago2020-17h16.pdf. Acesso em: 02 set. 2020. 

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. COVID 19 Tratamentos Experimentais. Disponível em: https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52153/OPASWBRACOVID1920061_por.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 02 set. 2020. 

REDAÇÃO GALILEU. Remédios para hepatite C podem reduzir mortalidade de Covid-19, diz estudo. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2020/08/remedios-para-hepatite-c-podem-reduzir-mortalidade-de-covid-19-diz-estudo.html. Acesso em: 02 set. 2020.  

ZAP.AEIOU. Medicamentos para a hepatite podem ser eficazes no tratamento da Covid-19. Disponível em: https://zap.aeiou.pt/medicamentos-hepatite-podem-eficazes-no-tratamento-da-covid-19-342607. Acesso em: 02 set. 2020. 

 

Núcleo de Comunicação Técnico-Científica

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado