Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Fact-checking: é falso que iniciar o banho pela cabeça aumenta as chances de ataque cardíaco

 

 

25 de setembro de 2020  

 

As fake news tomaram conta das redes sociais, especialmente durante a quarentena. Infelizmente, também aumentou a circulação de notícias falsas sobre a pandemia da COVID-19. Neste momento é importante que as pessoas saibam distinguir entre as informações comprovadas com evidências científicas, o que é meramente especulação e o que é comprovadamente falso.   

 

Uma página do Facebook, com mais 130.000 mil seguidores, chamada “ONG Anjos sem Asas” publicou a seguinte informação no dia 29 de agosto de 2020: 

 

 

 

Lê-se: “Por que ataques cardíacos ocorrem com mais frequência no banheiro? 

Isso foi escrito por um professor de medicina dos EUA na Malásia, que 

aconselha que as pessoas não comecem a molhar a cabeça e os cabelos ao 

tomar banho, porque essa é uma sequência inversa. Isso faz com que o corpo 

tente ajustar sua temperatura muito rapidamente devido à nossa condição de 

sangue quente. Ao fazer esta sequência incorreta, o sangue aumenta sua 

velocidade para alcançar a cabeça mais rapidamente (para compensar a 

diferença de temperatura), que pode eventualmente causar vasos quebrados, 

capilares, artérias e, portanto, um ataque cardíaco (ou quedas). A maneira 

correta de iniciar o banho é começar molhando os pés, as pernas gradualmente até os ombros e, finalmente, a cabeça. Siga estas instruções e, em seguida, complete o seu banho normalmente, isso é especialmente 

recomendado para quem é hipertenso, tem altos níveis de colesterol e até sofre 

de enxaqueca.” 

 

A página é conhecida por publicar vários casos de crianças com leucemia autorizados pelos pais, que realizaram o tratamento com quimioterapia e radioterapia e se curaram, ou casos em que ainda estão em tratamento, com o intuito de conectar as pessoas que vivem em situações semelhantes de qualquer estado do Brasil, porém nesse dia levou a público a informação acima.  

 

A postagem teve 337 reações, 145 comentários e 584 compartilhamentos causando um certo alvoroço na rede Facebook, com pessoas se sentindo preocupadas por seus hábitos como salientado na imagem abaixo:  

 

 

Contudo, após uma simples pesquisa em canais como: G1, Aos Fatos, Blog do Caca Barbosa, MSN, Checamos, Fonte 83, Estadão, Boatos, Folha e Uol, foi comprovado que a alegação de que iniciar o banho pela cabeça aumentaria as chances de um ataque cardíaco é falsa. As matérias ainda contam com depoimentos de cardiologistas renomados que corroboram que a informação consta como fake news.  

 

Segundo o site do Estadão, a imagem exibida em conjunto com o texto é na verdade uma foto de um coração de porco com cisticercose, a qual também foi divulgada na rede social Facebook sendo vinculada a outra postagem contendo boatos. 

 

Também não foi possível encontrar informações sobre o suposto professor de medicina estadunidense que estaria na Malásia e teria comprovado o conteúdo da mensagem. 

 

*Essa checagem foi realizada por Isabella Lima Máximo da Silva, Kelice Macedo Souza e Vitoria Karen Raimundo, alunas do curso de Especialização em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, na disciplina de Comunicação e Saúde. A edição foi realizada pela equipe do Núcleo de Comunicação Técnico-Científica do IS.  

 

REFERÊNCIAS 

 

ESTADÃO. Estadão verifica: checagem de fatos e desmonte de boatos. Coração de porco é apresentado como humano em postagem enganosa. Disponível em:

como-humano-em-postagem-enganosa/> Acesso em: 3 de set. de 2020. 

 

INAMASU, J.; MIYATAKE, S. Cardiac arrest in the toilet: clinical characteristics and resuscitation profiles. Environmental Health and Preventive Medicine, v. 18, n. 2, p. 130-135, 2012. 

 

INAMASU, J. et al. Clinical Characteristics of stroke occuring while bathing. Journal of Stroke & Cerebrovascular Diseases, v. 26, n. 7, p. 1462-1466, 2017. 

 

KIYOHARA, K. et al. Characteristics and outcomes of bath-related out-of-hospital cardiac arrest in Japan. Circulation Journal, v. 80, n. 7, p. 1564-1570, 2016. 

 

KIYOHARA, K. et al. Out-of-Hospital cardiac arrest at home in Japan. The American Journal of Cardiology, v. 123, n. 7, p. 1060-1068, 2019. 

 

LAUKKANEN, J. A; KUNUTSOR, S. K. Is sauna bathing protective of sudden cardiac death? A review of the evidence. Prog. Cardiovasc Diseases , v. 62, n. 3, p. 288-293, 2019. 

 

WINSLOW, E. H.; LANE, L. D.; GAFFNEY, F. A. Oxygen uptake and cardiovascular responses in control adults and acute myocardial infarction patients during bathing. Nursing Research , v. 34, n. 3, p. 164-169, 1985. 

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado