Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS)

A A A Tamanho do texto

O Programa

O que é?

 

O PPSUS, Programa de Pesquisa para o SUS, é um programa de fomento descentralizado à pesquisa em saúde criado em 2004 pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

 

Desenvolve-se em um modelo de gestão descentralizada e participativa que envolve a atuação de diversos atores, como pesquisadores, gestores e profissionais de saúde entre outros.

 

Como é federal, o programa visa contribuir para o incremento científico e tecnológico em saúde no país e para a redução das desigualdades regionais nesse campo. Abrange, portanto, as 27 unidades da federação, desenvolvendo atividades de fomento à pesquisa.

 

 

Metas e Objetivos

 

Os objetivos do programa são: (1) financiar pesquisas em temas prioritários para a saúde da população brasileira, (2) contribuir com o aprimoramento do Sistema Único de Saúde - SUS, e (3) promover o desenvolvimento científico e tecnológico em saúde em todos os estados da federação.

 

Além desses objetivos o programa colabora para o fortalecimento dos sistemas estaduais de ciência e tecnologia em saúde, favorece a formação de recursos humanos para pesquisa e contribui para a inserção da pesquisa nas agendas das secretarias estaduais de saúde.

 

Administração

 

Sendo uma forma descentralizada e participativa de fomentar a pesquisa nos diversos estados brasileiros, o PPSUS envolve parcerias nos âmbitos federal e estaduais. No nível federal, participam o Ministério da Saúde, por meio do Decit, como coordenador nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação, o CNPq, que tem a responsabilidade pelo gerenciamento administrativo do PPSUS. Na esfera estadual, estão envolvidas as Fundações de Amparo à Pesquisa -FAPs, como executores administrativos que atuam em parceria com as Secretarias de Estado da Saúde.

 

 

Histórico

 

No Estado de São Paulo já houve cinco edições do programa, sendo que os projetos dos dois últimos editais estão em fase de execução.

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado