Instituto de Saúde

A A A Tamanho do texto

Especialização em Saúde Coletiva (antigo Aprimoramento Profissional)

O Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) do Instituto de Saúde (IS) criado no ano de 1979 pelo Decreto Estadual nº 13.919, destinado prioritariamente a recém-graduados de diferentes cursos superiores, exceto Medicina, com vistas a capacitar o aluno para o exercício profissional por meio do treinamento em serviço sob supervisão de profissional qualificado, em Instituições vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) inicialmente oferecia formação em Saúde Coletiva  com objetivo de formar profissionais para atuarem no SUS-SP, em equipes gestoras ou em serviços de saúde.

 

A partir de 2014 com as novas tecnologias na área de saúde para melhorar a qualidade de vida das pessoas, por meio de medicamentos, equipamentos, acessórios médico-farmacêuticos e procedimentos clínicos e cirúrgicos, modelos de organização e sistemas de apoio na atenção à saúde o Instituto de Saúde passou a oferecer o PAP na área de Avaliação de Tecnologias de Saúde (ATS) visando oferecer informações para a tomada de decisão quanto a incorporar no SUS apenas as tecnologias seguras e que oferecem benefícios para a população, formando profissionais de saúde para atuarem com ATS nos diferentes serviços e instâncias do SUS-SP.

 

No dia 23 de agosto de 2017, foi aprovado o credenciamento do Instituto de Saúde como representante da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo para oferecer cursos de Especialização em Saúde Coletiva.

 

O projeto elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde foi coordenado pelo Centro de Formação (CEFOR) e pelo Grupo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Coordenadoria de Recursos Humanos da SES (CRH/SES) que envolveu quatro institutos de pesquisa: Instituto de Saúde, Instituto Adolfo Lutz, Instituto Butantan e Instituto Pasteur e propôs que cada um dos quatro institutos ofereça cursos de especialização na sua área de atuação.

 

 

O que muda?

 

O principal benefício para os alunos é que o título de especialização em saúde coletiva tem reconhecimento em todo o território nacional, enquanto o Programa de Aprimoramento Profissional, como modalidade de formação própria da Secretaria do Estado de Saúde de São Paulo (SES-SP), é reconhecido apenas pelo Estado de São Paulo.

 

Para a Dra. Luiza Sterman Heimann, diretora do Instituto de Saúde, a aprovação foi uma conquista não só do Instituto, como também do movimento por parte dos aprimorandos que em conjunto com a coordenação central do programa lutaram pelo título de especialização. “Foi uma conquista ter participado desse processo e ter sido aprovado o programa, que é uma reivindicação muito antiga do Programa de Aprimoramento Profissional que surgiu como uma alternativa ao Programa de Residência Médica para profissionais não médicos que atuam na área da saúde. Se para os profissionais médicos o título da residência é considerado como um título de especialização, para os não médicos não existia esse tipo de reconhecimento. Dentro do Estado de São Paulo, o programa de aprimoramento era reconhecido como título de especialização para fins como concursos públicos, mas fora do Estado não havia esse reconhecimento. Pela demanda do mercado, que exige o título, diminuía o número de inscritos no programa, mas mesmo assim continuamos insistindo e isso foi fundamental para conseguir hoje esse título. É uma grande conquista, e mais do que isso, é a legitimação do nosso programa de aprimoramento, que já possui a natureza de formação em serviços correspondente ao que é exigido pela especialização”, afirma Dra. Luiza.

 

Assim como no Programa de Aprimoramento, os alunos continuam recebendo bolsas para cursar a especialização, uma vez que o curso tem período integral. Além disso, durante a formação os alunos desenvolvem um trabalho de campo por meio de parcerias com municípios paulistas, fazendo intervenções supervisionadas.

 

Leia mais sobre a Especialização aqui.

 

 

Produções do Programa de Aprimoramento Profissional

 

Sínteses de evidências

 

 

Relatórios

 

 

Pareceres Técnico-Científico

Comunicar Erro




Enviar por E-mail






Colabore


Obrigado