Núcleo de Inovação Tecnológica
Os Núcleos de Inovação Tecnológica - NITs foram criados no âmbito das Instituições Científicas e Tecnológicas do Estado de São Paulo - ICTESPs, das Secretarias de Estado em dezembro de 2010, por meio do Decreto nº 56.569 com o objetivo de gerir a política de inovação de cada Instituição.
Em consonância com a missão do INSTITUTO DE SAÚDE, o NIT foi criado formalmente por meio da Portaria IS nº 01 em março de 2014 e tem como atribuições promover a inovação e a incorporação de tecnologias, que contribuam para o aperfeiçoamento da política de saúde no Estado do São Paulo e para a garantia do acesso da população ao melhor nível possível de saúde. O NIT tem por objetivo desenvolver estratégias que subsidiem a aproximação entre a pesquisa e as demandas encontradas junto aos serviços de saúde. Partindo do pressuposto de que esta relação possui diversas facetas, o NIT busca facilitar a interação entre pesquisadores e gestores da saúde para a criação de uma agenda temática e para a incorporação de processos inovadores nas práticas do cuidado e gestão da atenção à saúde.
Responsável Técnico
Doutoranda na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Engenharia Clínica pela Universidade de Brasília e em Avaliação em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Graduada em Tecnologia em Saúde pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba. Pesquisadora científica no Instituto de Saúde (IS/SES-SP), atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação e Incorporação de Tecnologias no SUS, estudos setoriais em todo ciclo de vida tecnológico e de cadeia de valor de dispositivos médicos. Membro titular no Comitê de produtos e procedimentos da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). Convidada especialista na Câmara Técnica de Tecnovigilância da Anvisa. Membro especialista na Subcomissão de produtos e procedimentos do Ministério da Saúde.
E-mail: fotini.toscas@isaude.sp.gov.br
Tel.: (11) 3116-8612
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7159843552929467