Núcleo de Evidências (NEv-IS)
Núcleo de Evidências (NEv-IS)
Visite nossa página também no site da EVIPNet Brasil http://brasil.evipnet.org/nucleo-de-evidencias-ses-sp/
A Rede para Políticas Informadas por Evidências (Evidence-Informed Policy Network - EVIPNet - http://brasil.evipnet.org/) promove o uso apropriado de evidências científicas no desenvolvimento e implementação das políticas para a saúde, por meio do intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
No Brasil, a rede é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.
A EVIPNet Brasil vem implementando e capacitando Núcleos de Evidências (NEv) para contribuir com o uso das melhores evidências científicas na elaboração, implantação e monitoramento de políticas nos diferentes níveis da organização pública.
Nesse contexto, o NEv-IS foi criado formalmente por meio da Portaria IS - 3, de 9-6-2015, após capacitação de vários profissionais da instituição, em uma Oficina da EVIPNet realizada em agosto de 2014. Com esta iniciativa o Instituto de Saúde visa proporcionar o intercâmbio entre gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil, facilitando formulação e a implantação de políticas e a gestão dos serviços e sistemas de saúde no âmbito do SUS-SP.
Componentes:
- Anna Volochko, médica sanitarista, do Núcleo de Sistemas e Serviços de Saúde;
- Ligia Schiavon Duarte, economist, do Núcleo de Sistemas e Serviços de Saúde;
- Ligia Rivero Pupo, psicóloga, pesquisadora científica IV, do Núcleo de Práticas em Saúde;
- Luis Eduardo Batista, sociólogo, pesquisador científico V, do Núcleo de Sistemas e Serviços de Saúde;
- Maria de Lima Salum e Morais, psicóloga, pesquisadora científica VI, do Núcleo de Práticas em Saúde;
- Maritsa Carla de Bortoli (coordenadora do NEv-IS - aguardando publicação), nutricionista, diretora do Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde;
- Sonia Isoyama Venancio, médica, pesquisadora científica VI, diretora substituta do IS;
- Suzana Kalckmann, bióloga, pesquisadora científica VI, do Núcleo de Práticas em Saúde;
- Tereza Setsuko Toma, médica, pesquisadora científica VI, diretora do Centro de Tecnologias de Saúde para o SUS-SP.
Projetos em andamento:
- Projeto para elaboração de síntese de evidências para informar políticas de saúde: redução das taxas de cesárea no BRASIL (Coordenação: Tereza Toma; Financiamento DECIT/OPAS).
- Políticas de saúde informadas por evidências: prevenção de complicações da doença falciforme (Coordenação: Luis Eduardo Batista; Financiamento DECIT/OPAS).
- Políticas de saúde informadas por evidências: atuando na prevenção e controle da resistência a antimicrobianos (Coordenação: Tereza Toma; Financiamento DECIT/OPAS).
Projetos concluídos:
- Síntese de evidências sobre diabetes mellitus tipo 2 (Coordenação: Tereza
Toma e Maritsa Bortoli; Projeto com alunos do Programa de Aprimoramento
Profissional em Saúde Coletiva e município de Franco da Rocha). Relatório do Diálogo Deliberativo. - Síntese de evidências sobre mortalidade materna (Coordenação: Sonia Venancio; Projeto com alunos do Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva e município de Franco da Rocha).
- Síntese de evidências sobre saúde mental (Coordenação: Maria Salum e Lígia Pupo; Projeto com alunos do Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde Coletiva e município de Franco da Rocha).
- Síntese de evidências sobre mortalidade neonatal (Projeto desenvolvido no
município de Porto Feliz, por Emiliana Gaiotto, aluna do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, sob orientação de Sonia Venancio). - Síntese de evidências para políticas de saúde "Promovendo o desenvolvimento na primeira infância" (Coordenação: Sonia Isoyama Venancio e Maritsa Carla de Bortoli; Financiamento DECIT/OPAS).
- Síntese de evidências para políticas de saúde "Melhorando o cuidado de adolescentes com doença falciforme" (Coordenação: Tereza Toma; Financiamento DECIT/OPAS).
- BIS Políticas de Saúde Informadas por Evidências