Humanização

1º Fórum Regional de Humanização do DRS XI

Nos dias 4, 5 e 6 de junho de 2014, o Núcleo Técnico de Humanização da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, participou de encontros na Região do Departamento Regional de Saúde (DRS) XI - Presidente Prudente, destacando-se o 1º Fórum Regional de Humanização do DRS XI. O DRS é composto por 45 municípios e dividido em 5 Regiões de Saúde: Região do Pontal do Paranapanema, Região Alta Sorocabana, Região do Extremo Oeste Paulista, Região do Alto do Capivari, Região Alta Paulista.

No dia 4 foi realizada uma reunião com a equipe de Humanização do Hospital Estadual de Presidente Prudente com o debate sobre o Plano Institucional de Humanização.

No dia 5 pela manhã foi realizado, no Hospital Regional de Presidente Prudente, o Fórum Regional com a apresentação de palestra sobre A importância da Humanização na construção de Redes proferida pela psicóloga da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Assis, Andreia Sanches, apresentação de 7 experiências de destaque das Regiões de Saúde, seguido do debate entre os participantes.

O objetivo do encontro, segundo a diretora de Humanização do DRS-XI, Cláudia Dionizio de Souza Ribeiro, é favorecer a troca de experiências e disseminar boas práticas entre as unidades de saúde da região. "É um espaço para dialogarmos e construirmos novos valores no campo da humanização. Também é uma oportunidade para que as unidades de saúde exponham os trabalhos positivos realizados nas suas regiões", declara.

Na tarde do dia 5, realizamos o encontro macrorregional com os DRS VI Bauru, DRS IX Marília e DRS XI Presidente Prudente para a continuidade do apoio aos Articuladores de Humanização e CDQ (Centro de Desenvolvimento e Qualificação para o SUS) dos DRS.

No dia 6, o encontro foi realizado com o CDQ do DRS XI e representantes das experiências apresentadas no Fórum para o debate sobre os desdobramentos para a região. Ainda no dia 6, realizamos a visita ao Hospital Regional de Presidente Prudente e apoio à representante do Centro Integrado de Humanização.

Ressaltamos que os encontros indicam os avanços da região na capilarização da Humanização e principalmente com foco no tema Redes como possibilidade de ampliação dos espaços de participação e construção coletiva a partir do trabalho vivo que se dá nos encontros de produção do cuidado.

O NTH agradece o acolhimento das equipes do CDQ do DRS XI, do Hospital Regional de Presidente Prudente e do Hospital Estadual de Presidente Prudente.

Também parabenizamos o trabalho de Humanização desenvolvido na região do DRS XI e as experiências em destaque que possibilitam a transformação das práticas de saúde.

Clique aqui para acessar a apresentação detalhada dos encontros.

Eliana Ribas (Coordenadora NTH)

Cleusa Abreu (NTH)

Cristiane Marchiori (NTH)

Diretor DRS XI Presidente Prudente: Paulo Roberto Mazaro