Visita Ampliada na Maternidade Santa Isabel
VISITA AMPLIADA
Maternidade Santa Isabel
DRS VI - Bauru
Objetivo da experiência
Ampliar participação e o contato familiar no período pré, parto e pós parto imediato e também nos tratamentos clínicos nas unidades neonatais e alojamento conjunto e também nos pós cirúrgicos.
Público alvo
Parturientes em período pré parto e parto, Puérperas, RN´s internados no Alojamento Conjunto, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários, Pacientes em tratamento clínico ou pré / pós cirúrgico eletivo.
Equipe envolvida
Porteiros, Recepcionistas, Enfermeiros, Médicos e Técnicos de Enfermagem
Recursos utilizados
Readequação dos recursos de recepção / enfermagem já existentes.
Breve histórico da experiência
A Maternidade Santa Isabel trabalhava desde 2012 (inicio gestão Famesp) com períodos fracionados para entrada de visitantes em suas unidades. Estes períodos foram aumentando gradativamente, até alcançar a visita ampliada, que após fevereiro de 2015 passou a ter 14 horas ininterruptas (das 08:00 as 22:00, diariamente).
Desenvolvimento da ação
O horário de visitas no alojamento conjunto foi ampliado de 5h30min em intervalos pré estabelecidos para 14h ininterruptas de atendimento a visitantes na instituição. A UTI Neonatal e UCI ainda foram implementados os horários de visitas para avós e familiares (20 minutos as quartas e sábados) já que os pais tem acesso livre a unidade.
Resultados alcançados
Melhora na qualidade da assistência de uma forma global. Ampliação do relacionamento paciente x instituição. Melhor interação das orientações recebidas. Diminuição visível no número de manifestações com esse tema no serviço de atendimento ao usuário da instituição.
Qual é o diferencial da experiência? Por que é uma experiência inovadora?
Primeiramente, a ação ampliou o contato de familiares com seus entes internados na instituição. Inevitavelmente, a ação impactou na diminuição de manifestações de usuários que queixavam da não flexibilidade de horário por conta de suas rotinas. Algo importante a ser ressaltado é que, paralelamente a ampliação do horário, foi eliminado também o limite diário de número de visitantes por paciente.
A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?
Sim. Existe a pretensão de que estes horários sejam ampliados em sua totalidade, atingindo 24 horas diárias.
Contato
acarvalho.msi@famesp.org.br