Linha de Cuidado Diabetes do AME Bauru
LINHA DE CUIDADO DIABETES
Ambulatório Médico de Especialidades (AME) - Bauru
DRS VI - Bauru
Objetivo da experiência
Educação reflexiva em diabetes
Público alvo
Pacientes com diabetes de difícil controle
Equipe envolvida
Médico, farmacêutico, assistente social, enfermeiro, psicólogo e nutricionista
Recursos utilizados
Folder desenvolvido pela equipe; atendimento especializado multidisciplinar
Interface com outras áreas e/ou serviços
Outras especialidades médicas
Breve histórico da experiência
Define-se linha de cuidado como o conjunto de saberes, tecnologias e recursos necessários ao enfrentamento de determinado risco, agravos ou condições específicas do ciclo de vida, a ser ofertado de forma articulada por um dado sistema de saúde. Metodologia que tem como objetivo organizar fluxos e implantar um percurso assistencial para agravos definidos desde a saída do paciente da UBS até seu encaminhamento ao centro de referência ou reencaminhamento para UBS após avaliação do especialista. Em funcionamento desde fevereiro/2011 e se tornou um diferencial em 2014.
Desenvolvimento da ação
No primeiro dia de consulta no AME o paciente é atendido pela Assistente Social, Médica Endocrinologista, Farmacêutica e Enfermeira e posteriormente passará com nutricionista e psicologa. O que cada especialidade faz:
- Assistente Social realizará o acolhimento, orientando e preparando para o processo de tratamento proposto pela equipe. Buscará ainda, ampliar o conhecimento sobre a doença estimulando a reflexão crítica da situação vivenciada, a sensibilização para a participação efetiva no processo de tratamento, o auto cuidado e mudanças de comportamento visando prevenir as complicações relacionadas a doença, além da orientação social objetivando a ampliação do acesso aos direitos.
- Médica Endocrinologista realizará o atendimento individual aos pacientes e acompanhantes e verificar a necessidade de encaminhamento para outras especialidades médicas como Oftalmologista, Cadiologista, Neurologista, Vascular, Urologista e Nefrologista relacionadas à doença e não médicas como Nutrição e Psicologia.
- Farmacêutica avalia a medicação prescrita para orientações e esclarecimento de dúvidas e elabora um plano de adesão ao tratamento medicamentoso.
- Enfermagem identifica possíveis fatores de risco para as complicações crônicas da doença, orienta e realiza curativo e desbridamento.
- Nutricionista avalia, formula e orienta dieta especifica para o diabetes.
- Psicologa avalia os aspectos emocionais, identifica os processos de negação e aceitação da patologia, orienta sobre aquisição de comportamentos saudáveis.
Resultados alcançados
Melhor adesão ao tratamento com melhora dos índices glicêmicos.
Há fragilidades, vulnerabilidades ou problemas específicos da experiência?
Sim. Absenteísmo em torno de 20%.
Qual é o diferencial da experiência? Por que é uma experiência inovadora?
Amplia o conhecimento do paciente sobre a doença tornando-o responsável pelo se tratamento. É inovadora porque amplia o acesso do paciente a especialidades não médicas.
A experiência tem ou pode ter algum desdobramento?
Sim. Introdução neste modelo de outras linhas de cuidado. Como, por exemplo, hipertensão.
Contato
jcruz.amebauru@famesp.org.br